Actual
Terceira vaga
Actual
«Insustentável»
Actual
Os festejos
A talhe de foice
Sem cessar
PCP
A Festa vem aí!
A Festa do Avante de 2010 tem data marcada – 3, 4 e 5 de Setembro. Será a 34.ª edição daquela que se afirmou e confirmou como a maior iniciativa político-cultural que se realiza no nosso País. O ponto de encontro está marcado mais uma vez para a Quinta da Atalaia, com a sua bela vista sobre a baía do Seixal e Lisboa como pano de fundo.
Crónica Internacional
A crise política na Alemanha
O Partido com Paredes de Vidro
O Partido e o ideal comunista
Reflectir hoje e projectar no futuro
O Partido e a ligação às massas
A prática e os valores
<i>Cadernos da Prisão</i> de Álvaro Cunhal
PCP dá força à luta
Hoje, amanhã e sábado, os comunistas saem à rua, exigindo uma política que garanta emprego, produção e justiça. Com os desfiles em Lisboa, em Évora e no Porto, em que intervém o secretário-geral do Partido, o PCP dá força à luta dos trabalhadores e do povo e sai reforçado para os próximos combates.
País mais injusto, desigual e dependente
Travar as portagens nas SCUT
O Governo quer introduzir, a partir de 1 de Julho, portagens nas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata. O PCP entregou, anteontem, na Assembleia da República, uma apreciação parlamentar para travar esta medida gravosa para os trabalhadores e para as populações dos distritos do Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo.
Um ataque à escola pública
O PCP considera que a decisão do Governo PS de encerrar mais 900 escolas e a imposição de um processo de «reestruturação» da rede escolar é meramente administrativa e economicista visando embaratecer o sistema.
Colectivo preparado
Desfile do PCP em Lordelo
Reforçar o Partido no Porto
Contra privatização do sector ferroviário
Vamos construir a Festa
Confraternização
Há que derrotar o PEC
O Conselho Nacional da CGTP-IN agendou, para 8 de Julho, um «dia nacional de protesto e de luta», com manifestações e greves por todo o País e avisou que recorrerá «a todas as formas de luta constitucionalmente consagradas» para travar o PEC.
Militares pela saúde
Confrontadas com o encerramento os hospitais militares da Marinha, da Força Aérea e o Hospital de Belém, as associações profissionais de militares promoveram, dia 9, uma «jornada nacional de reflexão».
Inferno n' <i>A Brasileira</i>
Nunca houve n' A Brasileira do Chiado tantos processos e despedimentos como no último ano e meio. O mau ambiente criado pelos patrões gera preocupações também quanto ao futuro.
Enfermeiros lutam amanhã
Concentrações de ferroviários
Protesto nas Alfândegas
<i>Prosegur</i> não cumpre
Os sagrados interesses do capital
A semana passada ficou marcada pela rejeição de propostas do PCP para uma maior equidade fiscal e, em simultâneo, pela aprovação de severas medidas de austeridade do Governo que agravarão ainda mais a já difícil vida das classes trabalhadoras e do povo.
Persistir num erro fatal
PS e PSD têm em marcha um plano visando conter e reduzir os salários, alerta o PCP, que acusa os seus autores de agirem em obediência à «burocracia europeia e à voz da senhora Merkel».
Propostas do PCP no relatório final
Defensor dos ideais de Abril
Os cinco anos da morte do general e primeiro-ministro de quatro governos provisórios Vasco Gonçalves, figura maior da Revolução de Abril, cuja memória ficará para sempre nos corações dos trabalhadores e do povo português, foram assinalados, sexta-feira, com uma romagem à sua campa, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa. Esta iniciativa, momento de grande confiança e combatividade, onde estiveram cerca de três centenas de pessoas, contou com as intervenções, que transcrevemos na íntegra, de José Casanova, director do Avante!, do Coronel Nuno Pinto Soares e de Maria João Gonçalves, filha do Companheiro Vasco.
«40 anos a cantar o povo e a liberdade»
Luísa Basto está a comemorar 40 anos de carreira, tendo editado, recentemente, um CD que dá nome ao espectáculo que no dia 21 de Junho vai estar no Teatro Politeama, em Lisboa. Uma oportunidade única de ver e ouvir uma cantora excepcional, com uma das melhores vozes da música portuguesa.
Vitória das crianças e dos utentes
Depois da luta persistente das populações, a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo voltou a trás na sua pretensão e anunciou, segunda-feira, momentos antes da realização de duas manifestações, que as urgências pediátricas do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e do Centro Hospitalar de Setúbal vão voltar a estar asseguradas 24 horas por dia.
«Apitão Nacional»
Transpor barreiras no Parlamento Europeu
Polónia proíbe símbolos comunistas
O Partido Comunista da Polónia organizou, dia 8, um protesto contra a entrada em vigor da nova lei, que proíbe a utilização de «símbolos comunistas», no qual participaram representantes de outros partidos comunistas e progressistas, designadamente do PCP.
Ricos mais ricos
Um relatório anual sobre a riqueza privada no mundo vem mais uma vez demonstrar que a crise não toca a todos. Bem pelo contrário, até tem ajudado a aumentar as grandes fortunas.
120 milhões de pobres na UE
Greve com forte adesão
Romenos não se calam
A encruzilhada da luta
Resultados da propriedade estatal
A nacionalização de 200 empresas ligadas ao sector petrolífero permitiu à Venezuela incrementar a produção de hidrocarbonetos, criar postos de trabalho e aumentar os dividendos arrecadados pelo Estado.
<i>Jackpot</i> no subsolo
Os EUA confirmaram a existência de reservas minerais milionárias no Afeganistão e preparam o saque daqueles recursos naturais.
UE e EUA protegem Israel
Irão denuncia política de dois pesos
Cortes históricos na Alemanha
Pólo não apoia Mockus
Trabalho infantil
Vasco Gonçalves, o general do povo
Vasco Gonçalves faleceu a 11 de Junho de 2005. A direita portuguesa – incluindo a direcção do Partido Socialista – esforçou-se nos cinco anos transcorridos desde o seu desaparecimento físico por lhe apagar o nome da História.
Porquê? Precisamente porque o general Vasco Gonçalves deixou marcas profundas na Revolução de Abril, sabotada e destruída pelas forças da reacção, com a cumplicidade activa do Partido Socialista.