Colectivo preparado
Mais de 50 militantes e convidados participaram, dia 6, em Nanterre (92), nos arredores de Paris, na 1ª. Assembleia da Organização em França do PCP. Rosa Rabiais, do Comité Central, participou na reunião magna.
Durante os trabalhos, fez-se o balanço da intervenção dos comunistas nos últimos 3 anos, debateu-se a situação social e política em França, em Portugal e na Europa, definiram-se objectivos de reforço da organização partidária através da dinamização das células existentes, da criação de novos organismos e do aumento da sua actividade e ligação aos problemas e anseios da Comunidade Portuguesa. Foi ainda eleito o Organismo de Direcção Nacional (ODN), o qual assume a responsabilidade de direcção do Partido e da sua intervenção.
Como se afirma na Resolução Política aprovada, esta reestruturação «constituirá um passo em frente no reforço orgânico do PCP, na sua maior ligação às massas, no aumento do seu prestígio e influência junto da diáspora».
No encerramento da iniciativa, Rosa Rabiais lembrou que é em torno «dos problemas concretos e mais sentidos pelos portugueses em França que os comunistas têm que intervir, para ajudar a resolvê-los, para elevar a consciência das pessoas e incentivar à sua participação política, social, cultural e associativa, para afirmar o PCP e ganhá-las para as posições do Partido. É aqui que vivemos, é aqui que lutamos!».