O Campeonato do Mundo em força!

Estamos em pleno Campeonato do Mundo de Futebol, patrocinado pela FIFA, pelo que não há dia, esta semana, que não apresente um jogo de futebol de alto nível – e geralmente mais do que um – estando a RTP-1 na vanguarda das transmissões em directo ou em diferido, embora todos os outros canais de sinal aberto, e ainda o canal por cabo chamado Sport TV, também dêem o seu farto contributo.

Assim, hoje mesmo, quinta-feira, o espectáculo futebolístico começa na RTP-1 com o jogo entre as selecções da França e do México, pelas 19.20, prosseguindo de madrugada onde, pelas 01.30, surgirá o Argentina – Coreia do Sul, em diferido e na SIC.

Já que estamos com a mão na massa, refiramos para amanhã, sexta-feira, o Alemanha – Sérvia, cujo resumo será apresentado pela Sport TV pelas duas da madrugada (é um dia em que não há transmissões por um canal de sinal aberto), enquanto no sábado será a SIC a transmitir em diferido, pela uma e meia da madrugada, o embate entre as selecções da Holanda e do Japão. No domingo são-nos prometidos dois jogos: a RTP-1 transmitirá em directo, pelas 19.20, o Brasil – Costa do Marfim (duas selecções do Grupo de Portugal) e a Sport TV apresenta pela meia-noite e meia o jogo diferido entre a Itália e a Nova Zelândia.

 

Portugal – Coreia do Norte... e outros

 

Passamos para o outro lado de um subtítulo o anúncio do segundo jogo de Portugal neste «Mundial». Falamos do Portugal – Coreia do Norte, que será transmitido em directo pela RTP-1 na próxima segunda-feira, pelo meio-dia e 20 minutos. Como é hábito, o canal público repetirá a transmissão deste jogo já na madrugada de segunda-feira, concretamente à uma e um quarto.

Como também há outros jogos no resto desta semana (que, no nosso calendário, termina na quarta-feira), aqui vão eles.

Na terça-feira, dia 22, a RTP-1 apresenta-nos a emissão directa do jogo México – Uruguai, que irá para o ar pelas 14.50, enquanto a Sport TV apresentará o resumo do Grécia – Argentina pela uma e um quarto da madrugada.

Finalmente, na quarta-feira há duas transmissões directas da RTP-1: pelas 14.50 surge o jogo EUA – Argélia e pelas 19.20 será a vez do Gana – Alemanha.. De madrugada, pelas 01.45, a Sport TV surgirá com o resumo do Eslovénia – Inglaterra.

 

Uma tourada e uma estreia

 

Hoje mesmo, quinta-feira, a RTP-1 transmite mais uma tourada, a segunda «da época». Será pelas 22.15 e a partir da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, onde actuarão dois cavaleiros portugueses, António Telles e Manuel Lupi, e dois «matadores» espanhóis, Rivera Ordoñez e Antonio Ferrera. As «pegas» estarão a cargo dos Forcados Amadores de Coruche.

Portugueses Pelo Mundo é uma série documental com a chancela da RTP e que se estreará no próximo sábado, pelas 21.15. Trata-se de «uma mistura de um programa documental com um programa de viagens» e em cada um dos episódios da série veremos «entre cinco a sete histórias de portugueses que residem algures no planeta», as histórias «irão entrelaçar-se umas nas outras» e, diferentes entre si, serão «baseadas nas características individuais dos entrevistados, nas suas famílias, nos seus amigos, nos seus colegas de trabalho». Nesta série mostrar-se-á «a realidade daqueles que, pese embora a passagem dos anos e a distância que os separa da pátria, continuam a manter alguns costumes portugueses, a comer os mesmos pratos e a dançar as mesmas danças». Ao mesmo tempo «haverá lugar para que os entrevistados mostrem, na primeira pessoa, os costumes do lugar visitado, em muitos casos curiosos ou ousados, alguns inimagináveis para a mente ocidental ou, simplesmente, portuguesa».

Como se depreende, trata-se de mais um programa sobre a diáspora mas, aparentemente, com promissora originalidade.



Mais artigos de: Argumentos

A bola e os resto

Nunca como nestes dias, decerto, a atenção de quase todos os portugueses esteve voltada para a África do Sul, nem mesmo nos dias tumultuosos e dramáticos da descolonização, quando milhares de portugueses ali se acolheram a buscar refúgio contra medos vários e, em...

O «apagão»

Em menos de um mês, o Ministério da Justiça fez desaparecer da sua base de dados oficial 14 721 crimes cometidos com recurso a armas de fogo. «O número que constava em Maio era de 28 192», informa o Diário de Notícias em primeira página, «e agora...

O associativismo e as necessidades humanizadoras

O ataque constante que certos autores, representantes fiéis da visão neoconservadora, desferem contra o associativismo popular encontra um obstáculo sólido e dificilmente transponível: é que o enriquecimento e o fortalecimento da rede associativa está directamente...

Ambições da Santa Casa...

Se há actualmente evidência que não se possa negar, ela é que as políticas sectoriais do poder (tudo incluído: Governo, maiorias parlamentares, muita magistratura, hierarquia da Igreja, Presidência da República, comunicação social, etc.) traduzem a...