120 milhões de pobres na UE

Os ministros dos Assuntos Sociais da UE admitiram que o número de pessoas em situação de exclusão ou de pobreza possa ser cifrado em 120 milhões. Na reunião de dia 7 no Luxemburgo, os governantes adoptaram para além do critério clássico, que considera em «risco de pobreza» qualquer pessoa que aufere menos de 60 por cento do rendimento médio nacional, outros dois indicadores que, juntos ao primeiro, elevam o número de pobres para 120 milhões.

Assim, caso os governos entendam usá-los, são igualmente critérios de pobreza a situação de «carência material» e «o facto de viver em famílias sem emprego». Apesar de reconhecerem que mais de um quinto da população da UE vive com grandes dificuldades, os ministros estabeleceram como objectivo até 2020 conseguir tirar da pobreza apenas 20 milhões de cidadãos, ou seja, um em cada seis pobres de facto.

Mesmo assim, muitos são os governos que qualificam o objectivo de «ambicioso» e duvidam do seu realismo. Nomeadamente, alegam que «é difícil de avaliar antecipadamente os impactos da crise», como notou o representante da República Checa. Para 2015 ficou marcada uma reunião para analisar resultados intercalares.



Mais artigos de: Europa

Polónia proíbe símbolos comunistas

O Partido Comunista da Polónia organizou, dia 8, um protesto contra a entrada em vigor da nova lei, que proíbe a utilização de «símbolos comunistas», no qual participaram representantes de outros partidos comunistas e progressistas, designadamente do PCP.

Ricos mais ricos

Um relatório anual sobre a riqueza privada no mundo vem mais uma vez demonstrar que a crise não toca a todos. Bem pelo contrário, até tem ajudado a aumentar as grandes fortunas.

Greve com forte adesão

Dos cerca de 2,5 milhões de funcionários públicos abrangidos pela convocatória de greve, no dia 8, cerca de 75 por cento aderiram ao protesto – o primeiro desde há 14 anos na administração pública de Espanha. Nas várias regiões do país...

Romenos não se calam

Os protestos contra os drásticos cortes nos salariais e pensões prosseguiram na última semana em toda a Roménia, em particular frente ao parlamento de Bucareste, onde os deputados aprovaram, dia 8, o pacote de austeridade. Nesse dia, milhares de trabalhadores e pensionistas formaram um...

A encruzilhada da luta

As celebrações oficiais dos 25 anos da assinatura do tratado de adesão de Portugal à então CEE, apesar da tentativa de pompa que os governantes actuais e antigos fizeram, passou ao lado da generalidade da população, dadas as circunstâncias em Portugal e noutros...