Punks já se vêem poucos. Têm em comum a aparência e sem ela não chocam, não confrontam. Alguns dos que restam aderiram mais tarde porque a idade não lhes permitiu chegar a tempo.
A prostituição é uma escolha livre? Será a legalização uma solução para as mulheres que se prostituem? O que está a ser feito para impedir o recurso cada vez maior das mulheres a esta forma de vida que alguns apelidam de «fácil»? A estas e outras perguntas respondeu-nos Inês Fontinha Directora da associação «O Ninho», fundada em Portugal há 36 anos, seguindo o modelo congénere francês, fundado em 1936.
As causas e os princípios de Bento Gonçalves são referências para a luta dos comunistas na actualidade, afirmou Carlos Carvalhas no passado sábado, em Almada.
Aos diversos níveis, as estruturas sindicais avançam no esclarecimento e na mobilização dos trabalhadores, para a participação no dia nacional de luta, que terá manifestações em cinco capitais de distrito.
O Governo pretende entregar o património e o capital dos CTT ao sector privado, prejudicando as populações e pondo em risco centenas de postos de trabalho.
Os trabalhadores não docentes do Ministério da Educação realizaram sexta-feira um protesto nacional contra a intenção do Governo de extinguir e desvalorizar as suas carreiras.
Os quase 30 hectares da área da Docapesca e do porto de pesca de Lisboa foram sacrificados «aos conhecidos interesses de grupos imobiliários», protesta a Federação de Sindicatos do Sector da Pesca.
Dia 21, o ensino superior vai parar. Os estudantes cumprem uma greve nacional contra o aumento das propinas e outras medidas introduzidas pelo Governo. Até lá, os protestos não param.
O escândalo dos favores ilegais que envolveram os Ministros da Ciência e dos Negócios Estrangeiros está longe de ser um assunto encerrado. Durão Barroso deve explicações ao País, considera o PCP, que lembra que é a própria credibilidade do Estado de direito que está em causa.
A abertura das águas portuguesas à poderosa frota espanhola delapidará o que resta dos recursos pesqueiros nacionais e condenará este sector ao desaparecimento.
Por iniciativa do PCP, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que reconhece os prejuízos causados pela vaga de incêndios aos apicultores portugueses e solicita medidas comunitárias de apoio.
Após um fim-de-semana sangrento que provocou mais de 20 mortos e 90 feridos, o governo suspendeu a exportação de gás e aceita dialogar com parceiros sociais.
Quando assistimos agora à retórica oficial sobre «reforma do ensino» é útil entender o que está por baixo e atrás. As reestruturações do ensino secundário e do ensino superior, num quadro apresentado como sendo de «contenção orçamental», procuram acelerar os processos de privatização do ensino e de bipolarização das qualificações escolares e das categorias laborais.
Numa produção quase irrepreensível da BBC, a RTP 2 transmitiu há meses em Portugal a série, famosa na Grã-Bretanha, que descreve o trabalho perigoso e a vida espantosa daqueles que ficariam conhecidos como traidores e espiões. Estas designações são susceptíveis de debate. Não correspondem, inteiramente, à opinião geral dos que viram o mundo a partir dos anos trinta e acompanharam o desenvolvimento dos conflitos entre os povos até aos nossos dias. E porque estamos já a 20 anos da morte do último dos chamados ‘espiões de Cambridge’, Anthony Blunt, vale a pena observar o que, na verdade, aconteceu.