PCP
Uma grande jornada pela paz
Artigo de acesso livre
O PCP realizou no passado dia 6 de Março uma grandiosa iniciativa, plena de confiança, determinação e convicção. Mas não só. Em tempos sombrios de guerra, o Comício do PCP do Campo Pequeno foi uma impressionante demonstração de esperança e confiança no futuro e a maior iniciativa realizada em Portugal em defesa da paz.
Actual
A arruaça mediática
Artigo de acesso livre
Actual
«Guerra híbrida»
Artigo de acesso livre
Actual
«Um novo Macartismo»
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Arthur, Jean e a paz
Crónica Internacional
Travar a catástrofe
Artigo de acesso livre
Porto acolhe manifestação de mulheres que avança sábado para Lisboa
Mais de mil mulheres da região do Norte participaram na Manifestação Nacional de Mulheres, que arrancou, sábado, no Porto, sob o lema «Exigir igualdade na vida – os direitos das mulheres não podem esperar!».
Grandioso comício do PCP pela paz, a liberdade, a democracia e o socialismo
Artigo de acesso livre
O comício do PCP no domingo, 6, onde a defesa da paz e a rejeição da guerra adquiriram justa e adequada proeminência, foi um acontecimento maior que culminou, com grandeza consentânea com sua riquíssima e inigualável história, o programa de comemorações do seu Centenário, assinalou o seu 101.º aniversário e constituiu uma grande acção de massas.
Cá estamos, prontos para travar os combates do presente e do futuro»
Artigo de acesso livre
Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP
Olhos postos no futuro
Artigo de acesso livre
A força organizada dos trabalhadores é capaz de tudo
Artigo de acesso livre
Cada jovem comunista é voz activa que alerta e agita para a luta
Artigo de acesso livre
Juventude organizada por um futuro melhor
Artigo de acesso livre
A Cultura como direito e ferramenta
Artigo de acesso livre
Solidariedade internacionalista
Artigo de acesso livre
PCP assinala 8 de Março em luta por direitos a cumprir
«O PCP reafirma que cumprir os direitos das mulheres significa continuar o combate contra as discriminações entre mulheres e homens e pela igualdade no progresso e não no retrocesso social», sublinhou Jerónimo de Sousa, anteontem, em Lisboa.
Privatização da EFACEC é prejuízo para o País
«O Estado português não pode ser chamado a intervir em empresas privadas,quando estas se revelam incapazes de honrar os seus compromissos, injectar significativos recursos públicos, para depois serem entregues novamente à lógica dos interesses do grande capital».
Segurança Social não pode esperar
O PCP alerta que o Governo tem de assegurar a a transferência para a Segurança Social de 624 milhões de euros, devidos a título de encargos extraordinários com as medidas de apoio no âmbito do surto epidémico.
Mulheres no trabalho abrem caminho para o Partido
O PCP, os católicos e a igreja em debate
Vítimas, censuras e mentiras
Igualdade entre mulheres e homens exigida nas empresas e nas ruas
No âmbito da «semana da igualdade», que prossegue até amanhã, a CGTP-IN registou a realização de plenários de trabalhadores e acções públicas em mais de um milhar de empresas e serviços.
Decidido na Amarsul elevar a luta pelos salários
No dia 28, começa na Amarsul uma semana de greves, de duas horas por turno – decidiram os trabalhadores, durante uma jornada de luta nas ruas de Setúbal, criticando a recusa patronal de negociações.
Pela valorização nas misericórdias
Jovens mobilizam-se
Pela operacionalidade da frota mercante
Parar a guerra! Dar uma oportunidade à Paz – actos públicos hoje em vários pontos do País
Depois de, na semana passada, ter promovido dois debates sobre «A Situação Internacional e a Defesa da Paz», o CPPC realiza hoje em vários pontos do País diversos actos públicos sob o lema «Parar a Guerra! Dar uma oportunidade à paz!».
Situação de seca reclama medidas imediatas e estruturais
EUA e UE: da unidade aparente ao agudizar de contradições
Artigo de acesso livre
Contrariando a posição de Washington, a Alemanha considera vital para a Europa comprar gás, petróleo e carvão da Rússia. No mesmo sentido, a UE anunciou que não tenciona parar, pelo menos para já, as importações energéticas oriundas da Rússia. Os EUA insistem na agudização do conflito, mas do lado de cá do Atlântico nem todos alinham da mesma maneira.
Entre a escalada e as negociações
Artigo de acesso livre
Duas semanas após o começo da intervenção militar da Rússia na Ucrânia, a guerra continua em diversas frentes. Hoje têm lugar na Turquia conversações de alto nível entre os dois países.
Venezuela enfrenta sanções impostas pelos EUA e pela UE
A Venezuela enfrenta hoje os efeitos de mais de 500 medidas coercivas unilaterais impostas como parte da estratégia dos EUA para uma operação de «mudança de regime» no país sul-americano.
Pacto Histórico lidera intenções de voto nas eleições legislativas na Colômbia
Cinema
Requiem para o Cinema?
Desporto
Que desporto temos? Que desporto queremos?
TVisto
No aniversário
1894 – Nasce o escritor Aldous Huxley
Sugestões da semana
Infância
As árvores não têm pernas para andar, concerto infantil, por Joana Gama, que conta histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores com a ajuda de um pequeno grande instrumento: o toy piano.
Domingo, 13, 10h00, no Centro de Memória de Vila do Conde, Largo de S. Sebastião, Vila do Conde.
Teatro
Vozes de Mulheres na Obra de Saramago, leitura encenada criada e interpretada por Joana Manuel, a partir de excertos de livros do prémio Nobel da Literatura.
Hoje, 10, 21h30, na Casa da Cultura, Setúbal.
Espectáculo de marionetas, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora «Corações Rasgados», com direcção artística e texto de Clara Ribeiro, que também interpreta com Ana Maria Pinto.
Dias 11 e 12, 21h30, na Casa Branca de Gramido, Valbom, Gondomar.
Música
Concerto comemorativo do Dia Internacional da Mulher, Celina da Piedade (voz e acordeão), sobe ao palco acompanhada de Filipa Ribeiro (percussão e voz), e Ana Santos(violino).
Sexta-feira, 11, 31h30, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.
Exposição
Para um manual de acção política, projecto de arte e intervenção política da autoria e coordenação de Pedro Penilo, com livro e exposição, patente até 27 de Março.
Sexta-feira, 11, 19h00, no Salão de Ensaios do Clube Estefânia, Lisboa.
Cinema
MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa, na sua 21.ª edição, estarão representados 46 países, com mais de 400 filmes do melhor da animação mundial. Programação completa no site www.monstrafestival.com
De 16 a 27 de Março, no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, Cinemateca Júnior e Cinema City Alvalade, Lisboa.