PCP
É da vida de quem trabalha que estamos a tratar
Um trabalhador que esteja pelo terceiro mês consecutivo em lay-off já perdeu um mês de salário com os cortes salariais de um terço que lhe são aplicados.
Actual
«Teorias da Conspiração»
Actual
O futuro da TAP
Actual
Migrantes fora cá dentro
A talhe de foice
O velho e o novo
Crónica Internacional
Solidariedade com o povo brasileiro
Partido dos trabalhadores com 100 anos e para o futuro
RAÍZES O tema «O PCP, a organização, a unidade e a luta dos trabalhadores» foi escolhido para inaugurar no sábado, dia 20, um ciclo de 16 debates centrais no âmbito das comemorações do centenário do Partido.
Não há Festa como esta! 30 hectares, um espaço magnífico entre o verde e o rio
CRIATIVIDADE Sim, é possível continuar a viver (e lutar) e salvaguardar a saúde pública. Isso mesmo demonstrará a edição deste ano de 2020, com mais área e esplanadas mais amplas, espectáculos respeitando normas de segurança e serviços adaptados às circunstâncias.
Defender e lutar pelo Ensino Superior Público
VALORIZAR No dia 16, o PCP dinamizou nas suas plataformas digitais uma audição pública subordinada ao tema «A situação do Ensino Superior Público – questões actuais». Em foco estiveram os problemas do sector, das questões antigas e estruturais aos novos elementos introduzidos pelo surto de COVID-19.
Vitória sobre o nazi-fascismo provou que é sempre possível resistir e vencer
VERDADE «Por muito que o sistema dominante tente promover perigosas campanhas de branqueamento do fascismo, os comunistas estiveram na vanguarda da resistência antifascista», reafirma o PCP.
Jerónimo de Sousa reitera em Portel a necessidade de quebrar o silêncio
INICIATIVAO PCP não desiste de denunciar a operação em curso visando transformar as relações laborais numa «lei da selva», reiterou Jerónimo de Sousa numa sessão pública, dia 21, na vila de Portel, sob o lema «Nem um direito a menos. Confiança e luta para uma vida melhor».
Comunistas sublinham razão e unidade dos trabalhadores
EMPRESAS A defesa dos postos de trabalho, de direitos e de rendimentos estão na base de justas reivindicações dos trabalhadores na Lauak e no Grupo Navigator, que o PCP saúda.
Comemorar 100 anos do Partido assegurando a sua independência financeira
Incêndio no Algarve alerta para outra política
Luta vai continuar no Litoral Alentejano
PS e agrários «douram pílula» das superintensivas
Uma semana de luta para exigir saúde, salários, direitos e alternativa
MOBILIZAÇÃO O balanço do surto epidémico e das medidas do Governo revelou graves efeitos nos trabalhadores, na população e no País, confirmando as razões para a «semana nacional de luta» da CGTP-IN.
Luta na EGF pela melhoria das condições de trabalho
REIVINDICAÇÃO Sindicalistas e trabalhadores do grupo EGF concentraram-se anteontem, 23, junto das instalações da empresa, em Linda-a-Velha, Oeiras, pelo aumento dos salários e a melhoria das condições de trabalho.
União dos Sindicatos de Setúbal decidiu marcha para dia 3
LUTA O plenário de sindicatos da estrutura distrital da CGTP-IN reforçou o empenho na realização de acções esta semana, marcou uma marcha para 3 de Julho e convocou o Congresso para Outubro.
Teletrabalho nos seguros
Enfermeiros exigem medidas
Orçamento Suplementar está longe da resposta exigível aos problemas económicos e sociais
DEBATE Uma proposta «restritiva», aquém do que é preciso para fazer face aos problemas gerados pelo surto epidémico e pelos abusos cometidos à boleia dele por sectores patronais, assim avalia o PCP o Orçamento Suplementar para 2020.
Propostas para suprir insuficiências e orientações negativas do orçamento
AVANÇAR Contrariar e se possível «inverter muitas das orientações e medidas» que constam da proposta de Orçamento Suplementar apresentada pelo Governo, assim se posiciona o PCP na fase em curso de debate do documento na especialidade.
PCP exige mais acção do Governo que trave abusos patronais e proteja os trabalhadores
ATAQUE À boleia da pandemia os direitos dos trabalhadores estão a ser alvo de feroz ataque. Despedimentos, cortes salariais, horários desregulados são ilustrativos da dramática realidade actual. É a «lei da selva», acusa o PCP.
Mais propostas para o Orçamento Suplementar
Defender direitos, salários e rendimentos garantir a protecção social dos trabalhadores
PROPOSTA O Parlamento aprovou na generalidade, tendo baixado à comissão de Orçamento e Finanças, o projecto de lei do PCP que visa melhorar as condições de acesso ao subsídio social de desemprego.
PCP quer regime excepcional a abranger diabéticos e hipertensos
Acção em Lisboa por mais habitação
DIREITOS Com o apoio da Associação dos Inquilinos Lisbonenses e do Movimento Morar em Lisboa, a Associação do Património e da População de Alfama realizou, quinta-feira, 18, a acção «Mais habitação, mais população».
CDU denuncia crime ambiental cometido pela EEM
MADEIRA No dia 16 de Junho foi descoberto um «poço» de resíduos de combustíveis abandonado na Ribeira dos Socorridos. A CDU alertou em 1999 e 2000 para o crime ambiental cometido pela Empresa de Electicidade da Madeira (EEM).
Tenacidade e inventiva no 37.º Festival de Almada
Porto manifesta solidariedade com a Palestina
Comissão para a Defesa da Linha do Oeste reclama intervenção urgente do Governo
Fundo de Recuperação a troco de «reformas» preconizadas pela UE
DECLARAÇÃO O Conselho Europeu de 19 de Junho não tomou decisões relativamente ao Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, nem ao denominado Fundo de Recuperação, propostos pela Comissão Europeia. O deputado João Ferreira, do PCP, fez uma declaração sobre o assunto.
«Solidariedade» e «inimigo externo»
Solidariedade com os jovens e o povo dos Estados Unidos
JUVENTUDE Cerca de meia centena de organizações de todo o mundo, entre as quais a JCP, aprovaram um Anúncio Comum reafirmando a sua solidariedade com a juventude, os trabalhadores e o povo dos EUA e particularmente com os jovens comunistas norte-americanos.
Brasil democrático e popular defende processo de destituição de Bolsonaro
BRASIL PCdoB, PT e o seu fundador, Lula da Silva, intensificam a luta para derrotar o desastroso governo Bolsonaro, salvar vidas ameaçadas pela pandemia, salvaguardar a democracia e levantar a economia nacional.
Egipto ameaça intervir na Líbia
Irão envia para a Venezuela alimentos e bens de consumo
A Carta das Nações Unidas faz 75 anos e os seus princípios são mais do que actuais
EFEMÉRIDE A Carta das Nações Unidas foi assinada a 26 de Junho de 1945, faz amanhã 75 anos. Hoje, perante uma situação internacional tensa e explosiva em consequência da agressividade do imperialismo, particularmente dos EUA, a necessidade da plena concretização dos seus princípios ganha novamente uma flagrante actualidade. E urgência.