Actual
A ausência em Caracas
Actual
Ideologia ambiente
Actual
Contra factos, não valem promessas
A talhe de foice
Coincidências
PCP
«Fake News», velhas e novas perversidades
Anda meio mundo a falar de «fake news» como grande novidade, mas são velhas e revelhas as notícias falsas significativas, as que integram campanhas ideológicas para dividir trabalhadores e democratas, mistificar e ocultar a realidade e abrir espaço a projectos reaccionários, anticomunistas, antidemocráticos, populistas e protofascistas.
Crónica Internacional
Em memória de dois heróis comunistas
PCP insiste em mais investimento em toda a ferrovia
FERROVIA Sendo positivo o anúncio de aquisição de material circulante para o serviço regional, o Partido lamenta que o Governo não reforce igualmente o urbano e de longo curso. Semelhantes críticas são feitas pelos trabalhadores.
Libertar o País da submissão ao euro
PROPOSTA Duas décadas de moeda única sujeitaram Portugal ao atraso económico e social e expuseram-no a processos de extorsão como o que se viveu entre 2011 e 2015, sublinha o PCP, para quem as possibilidades de desenvolvimento soberano do País passam pela libertação da submissão ao euro.
A Natureza e a ofensiva ideológica
REFLEXÃO A mercantilização da natureza e a tentativa de penalizar os comportamentos individuais, incidindo sobretudo nas camadas populares, tem sido a estratégia dos centros do capital a propósito de problemas ambientais. Esta estratégia tem como objectivos desresponsabilizar o modo de produção capitalista dos problemas ambientais e criar novas estratégias para a acumulação capitalista, aprofundando injustiças.
Exigentes batalhas convocam todos ao combate pela política alternativa
VIDIGUEIRA Aliar a luta nas ruas e nas instituições às batalhas eleitorais, afirmando a necessidade da verdadeira alternativa, é o desafio que está colocado aos comunistas e aos seus aliados, frisou Jerónimo de Sousa este fim-de-semana.
Aeroporto no Montijo é uma «solução sem futuro»
TRANSPORTES O Governo assinou anteontem um protocolo com a ANA – Aeroportos de Portugal para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa. Construir um «apeadeiro» no Montijo não é solução, afirma o PCP.
Falta menos de um mês para o Encontro Nacional do PCP
Hospital de Braga no Estado é o que nos defende a todos
SAÚDE O PCP contesta o prolongamento da gestão privada do Hospital de Braga e alerta que tal «não defende os interesses dos utentes e dos profissionais de saúde, nem o erário público».
Fascismo promovido e mediatizado
Protestos em lojas Continente contra repressão e por salários
LUTA Em Avintes e no GaiaShopping, o CESP/CGTP-IN levou a cabo iniciativas públicas de protesto contra comportamentos abusivos dos directores das lojas Continente e por melhores salários.
Matutano parou para contestar laboração contínua
GREVE Os trabalhadores da Matutano, no Carregado, pararam a fábrica no dia 3, porque não aceitam a imposição de um regime horário que é mais penoso e reduz o valor do trabalho.
Despedimento anulado no Casino da Póvoa
Precariedade derrotada na Brisa
Governo pode evitar greve dos enfermeiros
Diploma do PCP reforça papel do Estado para garantir o direito à habitação
DIREITOS O projecto do PCP para a criação de uma Lei de Bases da Habitação baixou, sem votação, por 90 dias, à comissão parlamentar, para apreciação na especialidade.
PS teima na transferência de competências para as autarquias sem estarem reunidas condições
PROPOSTA O Parlamento rejeitou, dia 4, onze projectos de resolução do PCP para fazer cessar a vigência de outros tantos diplomas sectoriais do Governo que transferem competências para as autarquias.
Aprovado diploma do PCP que melhora regras para decisores sobre crianças e jovens em risco
PROTECÇÃO O Parlamento aprovou dia 4, na generalidade, o projecto de lei do PCP que clarifica papéis de quem decide nos processos de institucionalização de crianças e jovens em risco.
Concerto no Porto em defesa da paz
CULTURA No dia 5, sábado, 700 pessoas assistiram a um magnífico «Concerto pela Paz», no Teatro Rivoli. Público e artistas disseram «não» às agressões e violências que põem em causa o direito dos povos à felicidade e à paz.
Negociata com o estacionamento de Santa Maria da Feira
SUSPEITAS A CDU acusa a Câmara Municipal (CM) de Santa Maria da Feira de «falta de capacidade de gestão» do executivo PSD no que diz respeito ao estacionamento na cidade.
Montemor-o-Novo reforça orçamento a pensar no futuro
DINÂMICA O orçamento da Câmara de Montemor-o-Novo é superior a 26 milhões de euros. O prosseguimento e relançamento das dinâmicas de investimento produtivo são «desafios» para este ano.
URAP apresenta queixa contra a TVI
52 produções no Teatro Municipal Joaquim Benite
CDU responde com verdade às confabulações de Inês de Medeiros
Resgate dá razão à CDU em Valongo
Novos parcómetros na Maia
Governo francês ameaça mais força contra protestos
VIOLÊNCIA Ameaçando utilizar mais força, o governo francês acusou os manifestantes que há semanas protestam contra as políticas do presidente Macron, do uso de "extrema violência contra a República».
Decénio da Agricultura Familiar contra fome, pobreza e desigualdades
Londres planeia abrir novas bases militares no estrangeiro
PLANOS O ministro da Defesa britânico, o conservador Gavin Williamson, quer abrir uma base militar nas Caraíbas e outra na Ásia, após a saída do Reino Unido da União Europeia.
Câmara dos Comuns vai votar dia 15 acordo de saída da União Europeia
«Mecanismo Interligar Europa» rejeita interesses nacionais
PCP saúda Revolução Cubana por ocasião dos seus 60 anos
CUBA A Revolução Cubana e o seu exemplo de firmeza, dignidade e abnegação são um elemento de esperança e confiança no futuro, um estímulo para a luta libertadora dos trabalhadores e dos povos.
Nicolas Maduro toma posse entre ameaças e ingerências
SOBERANIA O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolas Maduro, toma hoje posse para um novo mandato, que, garante, marcará uma nova etapa na «construção do socialismo» no país.
EUA ameaçam intervir no Congo
Bolsonaro no Planalto, Brasil na tormenta
INTERNACIONAL Já começou a contar o tempo do poder do governo de extrema-direita no Brasil, saído das eleições presidenciais de Outubro, em que Lula foi impedido de participar. Bolsonaro tomou posse dia 1 de Janeiro e é o dono que se segue do Palácio do Planalto da capital brasileira, projectado por Oscar Niemeyer.
Das contradições do capitalismo à crise na comunicação social
ANÁLISE A crise do capitalismo reflecte-se na comunicação social, também no nosso país, por várias contradições de fundo, nomeadamente o aprofundamento da contradição entre, por um lado, o poder social dos media, acentuado pelo desenvolvimento das novas tecnologias, e, por outro, o seu uso privado quer com fins mercantilistas quer com objectivos de exercício do poder ou de influência no poder.