URAP apresenta queixa contra a TVI

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) apresentou uma queixa contra a TVI, junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), pela difusão de «concepções fascizantes contrárias ao texto da Constituição da República Portuguesa».

A posição surge na sequência da participação do líder do movimento de extrema-direita Nova Ordem Social, Mário Machado, no dia 3 de Janeiro, no programa «Você na TV», na TVI, e no programa «SOS 24», na TVI24.

«A presença de Mário Machado, um indivíduo com um percurso associado à extrema-direita e a actos criminosos e de ódio racial e intolerância, bem como a rubrica na qual se perguntava se “precisamos de um novo Salazar”, constitui uma ofensa aos valores democráticos e a todos quantos se opuseram ao fascismo em Portugal», refere a URAP, em comunicado.

Audição urgente
O PCP pediu entretanto uma «audição urgente», no Parlamento, da ERC sobre o caso. «Enquanto órgão de soberania representativo da democracia portuguesa», a Assembleia da República «não deve permanecer indiferente perante atentados aos valores democráticos e humanistas», lê-se no requerimento, com data de 4 de Janeiro e assinado pela deputada comunista Diana Ferreira.

Desta forma, o Partido quer que se analise, com a ERC, «a questão da apologia ao fascismo, do racismo, e de práticas criminosas que lhe estão associadas» e qual a «resposta a dar pelas instituições democráticas ao fenómeno».

A presença de Mário Machado nos programas da TVI levou a que diversas associações e instituições exigissem às autoridades responsáveis pela supervisão da comunicação social, bem como à tutela, medidas em defesa da democracia.

 



Mais artigos de: Nacional

Concerto no Porto em defesa da paz

CULTURA No dia 5, sábado, 700 pessoas assistiram a um magnífico «Concerto pela Paz», no Teatro Rivoli. Público e artistas disseram «não» às agressões e violências que põem em causa o direito dos povos à felicidade e à paz.

52 produções no Teatro Municipal Joaquim Benite

O Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, acolhe, este ano, 52 produções, de teatro, dança, música e oficinas para a infância, num total de 197 sessões. Sexta-feira, 4, perante uma plateia de várias centenas de pessoas, Rodrigo Francisco, director do TMJB, revelou que a programação...

CDU responde com verdade às confabulações de Inês de Medeiros

Reagindo às confabulações emitidas pela presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, a órgãos de comunicação social sobre o passado recente da vida do município, a CDU esclarece que não é verdade que hoje existam mais barracas no município do que nos anos 90 do século passado. Os números são bem...

Resgate dá razão à CDU em Valongo

A Câmara Municipal de Valongo (CMV) aprovou, por unanimidade, o resgate da concessão do estacionamento pago à empresa privada Parques VE, decisão que vem dar razão à CDU, que sempre foi contra qualquer decisão de privatização de serviços públicos. A Coligação PCP-PEV – em nota de imprensa de 5 de Janeiro – sublinha que...

Novos parcómetros na Maia

Na Maia, a CDU tomou conhecimento de que a Empresa Municipal de Estacionamento (EMEM) iniciou a instalação de novos parcómetros na cidade, nomeadamente na Avenida António Santos Leite e noutros arruamentos, à revelia de uma deliberação da Assembleia Municipal (AM) que criou uma Comissão de...