52 produções no Teatro Municipal Joaquim Benite

O Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, acolhe, este ano, 52 produções, de teatro, dança, música e oficinas para a infância, num total de 197 sessões.

Sexta-feira, 4, perante uma plateia de várias centenas de pessoas, Rodrigo Francisco, director do TMJB, revelou que a programação inclui quatro novas criações da Companhia de Teatro de Almada: Fenda; Reinar depois de morrer; Se isto é um homem; Händel.

Em cena entre 15 de Março e 7 de Abril, «Fenda», com encenação de Rodrigo Francisco, trata-se de «um texto contemporâneo sobre a informação televisiva, que conta o drama de uma jornalista a braços com o remorso de ter cortado com o seu passado familiar».

Inserido na Mostra Espanha 2019, de 25 de Outubro a 17 de Novembro, subirá ao palco «Reinar depois de morrer», com encenação de Ignacio García, «um texto do Siglo de Oro espanhol, em estreia absoluta em Portugal», que «interpela o amor de D. Pedro e D. Inês de Castro por meio da tensão existente entre a razão individual e a razão de Estado».

«Se isto não é um homem», uma encenação de Rogério de Carvalho, a partir de um texto de Primo Levi, «levado à cena pela primeira vez [em Portugal], justamente no ano em que se assinala o centenário do nascimento de Primo Levi», é apresentado entre 29 de Novembro e 15 de Dezembro. A peça «constitui um contributo para que as novas gerações conheçam o Holocausto, numa época em que vai sendo tão urgente relembrar os horrores do totalitarismo», salientou Rodrigo Francisco.

Por seu lado, «Händel: espectáculo de água e reais fogos de artifício», com encenação de Teresa Gafeira e que poderá ser visto de 30 de Novembro a 15 de Dezembro, «celebra a música de Georg Friedrich Händel (1685-1759)», criando «um universo musicalmente lúdico para as crianças, entusiasmando-as para descobrir o insuperável virtuosismo do mestre do Barroco musical».

Programação plural
A programação de 2019 arrancou no sábado, 5, com um Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Sinfónica Portuguesa. Entre os outros nomes que vão passar por Almada está a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional São João («Uma noite com futuro») ou os Artistas Unidos («Do alto da ponte»).

Da programação fazem também parte projectos da Companhia de Teatro de Braga («A antiga mulher»), do Teatro do Noroeste («O autómato»), do Teatro de Marionetas do Porto («Pelos cabelos») e do Teatro do Bairro («Como saber o que não dizer»).

De fora de Portugal, chegam produções da companhia alemã Familie Flöz («Infinita») e da coreógrafa francesa Maguy Marin («Ligne de Crête»).

A programação do TMJB para 2019 inclui também concertos de Aline Frazão (19 de Janeiro), Manel Cruz (13 de Abril), Fernando Tordo (11 de Maio) e David Fonseca (28 de Setembro).

 



Mais artigos de: Nacional

Concerto no Porto em defesa da paz

CULTURA No dia 5, sábado, 700 pessoas assistiram a um magnífico «Concerto pela Paz», no Teatro Rivoli. Público e artistas disseram «não» às agressões e violências que põem em causa o direito dos povos à felicidade e à paz.

URAP apresenta queixa contra a TVI

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) apresentou uma queixa contra a TVI, junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), pela difusão de «concepções fascizantes contrárias ao texto da Constituição da República Portuguesa». A posição surge na sequência da participação do líder do movimento de...

CDU responde com verdade às confabulações de Inês de Medeiros

Reagindo às confabulações emitidas pela presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, a órgãos de comunicação social sobre o passado recente da vida do município, a CDU esclarece que não é verdade que hoje existam mais barracas no município do que nos anos 90 do século passado. Os números são bem...

Resgate dá razão à CDU em Valongo

A Câmara Municipal de Valongo (CMV) aprovou, por unanimidade, o resgate da concessão do estacionamento pago à empresa privada Parques VE, decisão que vem dar razão à CDU, que sempre foi contra qualquer decisão de privatização de serviços públicos. A Coligação PCP-PEV – em nota de imprensa de 5 de Janeiro – sublinha que...

Novos parcómetros na Maia

Na Maia, a CDU tomou conhecimento de que a Empresa Municipal de Estacionamento (EMEM) iniciou a instalação de novos parcómetros na cidade, nomeadamente na Avenida António Santos Leite e noutros arruamentos, à revelia de uma deliberação da Assembleia Municipal (AM) que criou uma Comissão de...