Editorial
Opinião
Crónica Internacional

Apologistas do terror

«Está pessoalmente preparada para lançar um ataque nuclear que mate cem mil homens, mulheres e crianças...
A talhe de foice

Aleppo

A cidade síria de Aleppo é uma jóia histórica com milénios. Foi tomada pelo que a CIA chama de...
PCP

Avante por um mundo de Paz

Estamos precisamente a 29 dias da abertura das portas da Festa do Avante!. Como em todos os anos e apesar do esforço militante que tem caracterizado as jornadas de trabalho na Festa e as centenas de horas que milhares de militantes já deram à sua construção, afirmação, projecção e divulgação, ainda há muito por fazer.

Actual

3 por cento porque sim

Muito se tem dito e escrito sobre as sanções com que a União Europeia vem ameaçando Portugal alegando...
Actual

Má figura

O que fazem dois secretários de Estado a distribuir sacos de um banco privado numa fronteira de Portugal? Ainda que se saiba que...
Actual

Velhas modernices – I

Com excepção da fase presidencial de Cavaco Silva, onde o efeito pretendido e alcançado era o efeito múmia de...
Em Foco
PCP

Romper com a submissão

Independentemente da suspensão da «multa» a Portugal por parte da UE, mantém-se o processo de pressão e chantagem sobre o País, com o qual é preciso romper.

Desenvolver o distrito<br>de Coimbra

A valorização do porto da Figueira da Foz, a salvaguarda dos baldios e a conclusão das obras agrícolas do Baixo Mondego são, para o PCP, questões essenciais para o desenvolvimento do distrito de Coimbra.

«Mulheres em luta»<br>em distribuição

Está em distribuição em diversas empresas do distrito de Lisboa com grande concentração de mão-de-obra feminina o folheto «Mulheres em Luta», editado pela Comissão de Mulheres da Organização Regional do Partido.

Almoço em Arganil

Mais de 80 militantes e amigos do Partido participaram em mais um almoço-convívio da Comissão Concelhia de Arganil. As...

Conquistar direitos na EDP

Em dois comunicados, um dirigido aos trabalhadores da EDP e o outro exclusivo para os centros de contacto, o PCP denuncia a escandalosa...

Alerta na Scotturb

Num folheto distribuído em Julho aos trabalhadores da Scotturb, o Sector dos Transportes da...
Trabalhadores

Alerta de luta na Saúde

As greves de enfermeiros, assistentes operacionais, técnicos de diagnóstico e terapêutica, radiologistas e outros trabalhadores da Saúde sublinharam a urgência de as suas reivindicações terem resposta positiva.

Alta também para os salários

Na hotelaria e na grande distribuição comercial, os bons resultados das empresas têm de reflectir-se no aumento dos salários, reclamam os sindicatos da CGTP-IN, que estão a orientar a informação também para os clientes.

Congelamento inaceitável

Qualquer tentativa de congelamento de salários ou de carreiras profissionais na Administração Pública e no sector empresarial do Estado tem a oposição da CGTP-IN, declarou a central no dia 29.

Reuniões com o Governo

Uma delegação da Federação Nacional dos Professores reuniu-se no dia 29 de Julho com a equipa do...

Ferroviários mobilizados

O aumento intercalar dos salários deverá ser o tema da primeira reunião, após férias, dia 8 de Setembro,...

Soares da Costa em Lisboa

Em luta pelo pagamento dos salários em atraso, os trabalhadores da Soares da Costa voltam hoje a Lisboa, concentrando-se na...
Assembleia da República

Papel chave em prol<br>dos trabalhadores, do povo<br>e do País

Apesar do carácter «limitado ou insuficiente» de algumas das medidas aprovadas pela AR, importa valorizar o sentido positivo que delas emerge, sem ignorar porém que a resposta à crise e aos problemas que persistem exige ir muito para além do que foi possível concretizar.

Contributo para o esclarecimento<br>e reflexão

A comissão parlamentar de inquérito ao processo que conduziu à venda e resolução do Banif, presidida pelo deputado comunista António Filipe, aprovou, dia 28, o relatório final após mais de 100 horas de audições.

Nacional

Defender a coesão regional

Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento dos Açores, visitou, entre 26 e 28 de Julho, as Flores, ilha abandonada pelas políticas de coesão do Governo Regional do PS.

Marcha lenta de tractores

Os produtores de leite e carne vão realizar no dia 23 de Agosto uma marcha lenta, em tractores, entre Ovar e Estarreja, contra a crise no sector.

Orizicultores preocupados

Uma delegação da Associação Portuguesa dos Orizicultores (APOR) foi recebida, no dia 19, na Comissão de...
Europa

Catástrofe anunciada

A Autoridade Bancária Europeia (ABE) revelou, dia 29, os resultados dos «testes de stress» a 51 bancos, que representam 70 por cento dos activos bancários da UE.

Privacidade vigiada

O Grupo de Trabalho para a Protecção de Dados do Artigo 29.º pronunciou-se criticamente em relação ao novo acordo de transferência de dados, designado «Privacy Shield».

Venezuela: ofensiva e resistência

Desde 1999, momento de viragem política e social na Venezuela com a chegada ao poder de Hugo Chávez, que se consolidam os apoios...
Internacional

EUA espiam China e Rússia

A China pediu aos Estados Unidos e à República da Coreia que suspendam a instalação de um sistema antimísseis em território sul-coreano. A medida quebraria o equilíbrio estratégico na região.

Brasileiros nas ruas<br>sem trégua olímpica

O povo do Brasil volta a manifestar-se contra o governo interino golpista de Michel Temer, em defesa da presidente Dilma Roussef, suspensa do cargo, e por soluções democráticas para o país.

Os apoios de Hillary Clinton

A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, foi executiva de uma empresa que financiou o denominado...

Ataques em Moçambique

Registaram-se mais acções armadas em diferentes zonas do Centro e Norte de Moçambique. Atribuídos a bandos da...
Temas

União das Mulheres<br>na Comuna de Paris<br> - A organização das mulheres<br>na primeira revolução proletária da História

Elas estão em todo o lado na defesa da Comuna e da revolução – nas oficinas, nas ambulâncias e cantinas, nos hospitais, clubes e associações, na redacção de jornais e comités, nas escolas e nas barricadas – Chignon, Collin, Diblanc, Dmitrieff, Jaclard, Jacquier, Lachaise, Leloup, Le Mel, Marcand, Marchais, Michel, Perrier, Reclus, Suétens, Verdure, são alguns apelidos das centenas que participaram activamente na primeira revolução proletária. Lavadeiras, costureiras, escoveiras, encadernadoras, cantineiras, sapateiras, combatentes e artilheiras, socorristas e enfermeiras, operárias, mestres, intelectuais e até aristocratas, sem excepção, foram condenadas, fuziladas, deportadas, exiladas, caluniadas.

Argumentos
TVisto

O mês das férias

Cá está Agosto, o mês das férias. Um pouco por toda a parte ouve-se repetir que «está tudo em...
Músicas

<i>Ay Carmela!</i>

No velho Centro de Trabalho de Coimbra do Partido, na muito mais velha Rua da Sofia, o Joaquim Pires Jorge contava...
Memória
Festa do Avante!

Garantir o êxito da Festa

A menos de um mês da abertura da Festa do Avante!, a construção avança a bom ritmo na Quinta da Atalaia e na Quinta do Cabo. Mas há ainda muito trabalho para fazer.

Olimpíadas da camaradagem

Image 20952

Nos 40 anos da Festa do Avante! e com a aquisição da Quinta do Cabo, também o Desporto ganha mais espaço, com uma programação especial e diversificada, como já nos habituaram, que vai proporcionar momentos de grande emoção, mas também de convívio e amizade.

Aqui não existem segredos, mas sim uma parceria que, de ano para ano, cresce e se fortalece mais e mais, tornando-se inquebrável e um exemplo do que de melhor e mais bonito se faz no País e no mundo. Nela estão envolvidas mais de 300 colectividades e associações desportivas que trabalham, lado a lado, com a Comissão Nacional de Desporto da Festa.

Este ano são esperados mais de 15 mil atletas, que vão participar em 32 provas desportivas e exibições. Ao mesmo tempo, são cada vez mais os visitantes que não se limitam apenas a assistir, aceitando o convite que lhes é dirigido para participar nas várias modalidades presentes, como acontece nos desportos radicais, com o slide e a parede de escalar, mas também, entre muitas outras, no boxe, nos matraquilhos, nos saraus de ginástica e de artes marciais, nos jogos tradicionais, nas danças de salão.

No domingo, têm lugar a Corrida e a Caminhada da Festa, provas que tem registado, todos os anos, milhares de inscrições, ultrapassando todas as expectativas. Este é, portanto, mais um «palco» do Avante!, que acolherá grandes espectáculos, para todos os gostos, onde a competição não tem lugar, antes a alegria e a camaradagem.


Afirmar o Desporto <br>e os seus valores

Milhares de atletas, praticantes de mais de 30 modalidades – umas de raiz popular, outras de alta competição – vão marcar presença na 40.ª edição da Festa do Avante!.

Aconteceu

Desemprego recua,<br>mas pouco

A taxa de desemprego fixou-se em Junho nos 11,2 por cento, recuando 0,9 pontos percentuais relativamente ao mesmo mês de 2015.De acordo...

Faleceu Fernando Costa

Fernando Costa, figura destacada do cinema português, faleceu, dia 28, aos 79 anos.Recentemente distinguido pela Academia Portuguesa de...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Domingo – 14 13h00 –...

A semana em resumo

Frases

“O essencial continua lá [no relatório do FMI]. Quem, de facto, manda na...