Orizicultores preocupados

Uma delegação da Associação Portuguesa dos Orizicultores (APOR) foi recebida, no dia 19, na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia da República. Na audiência, os orizicultores entregaram aos deputados dos diversos partidos um documento reclamando a «urgente» conclusão das obras de emparcelamento agrícola no Vale do Pranto, Arunca e Ega, que serve dois mil produtores, numa área de quatro mil hectares.

Aos deputados foi dado a conhecer que o Ministério da Agricultura «empurrou» para a Associação de Beneficiários da Obra-Agrícola «as responsabilidades que eram suas, sem dar as devidas contrapartidas financeiras». Simultaneamente, «a Associação assumiu responsabilidades que nunca devia ter assumido sem exigir as ditas contrapartidas financeiras para finalizar a obra». «A finalização do emparcelamento agrícola está seriamente comprometida», alerta a APOR.

À Comissão de Agricultura foi ainda dado o alerta relativamente ao facto de o Baixo Mondego, incluindo os concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure, assim como parte da Figueira da Foz, estar fora das candidaturas a fundos comunitários para intervenções a nível de desobstrução e regularização fluvial e controlo de inundações.

Por último, a APOR denunciou o facto de os preços pagos na colheira de 2016 pela indústria do arroz aos produtores serem inferiores aos custos de produção da cultura.




Mais artigos de: Nacional

Defender a coesão regional

Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento dos Açores, visitou, entre 26 e 28 de Julho, as Flores, ilha abandonada pelas políticas de coesão do Governo Regional do PS.

Marcha lenta de tractores

Os produtores de leite e carne vão realizar no dia 23 de Agosto uma marcha lenta, em tractores, entre Ovar e Estarreja, contra a crise no sector.

20 mil pipas <br>para repor a justiça

O «Interprofissional» do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) tornou público, na passada semana, o aumento em apenas 3900 pipas o quantitativo do benefício (vinho generoso) para esta campanha, passando para um total de 114 900 pipas. Para a Associação dos...

PS soma a mentira descarada<br>à farsa da negociação

«O PS decididamente optou por bloquear o normal funcionamento da autarquia, procurando desta forma obter uma justificação para a incompetência da sua gestão e assim enganar os mais incautos», salienta, em nota de imprensa, a Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP....

Justa reivindicação <br>da população

No dia 27, Évora passou a dispor de um Complexo Desportivo que inclui relvado sintético, pista de atletismo, equipamento para disciplinas de salto e lançamento, circuito de manutenção e instalações de apoio, nomeadamente balneários, salas técnicas e...