A talhe de foice
Tá bem, abelha
Crónica Internacional
Venezuela
Actual
Causa ou ataque ao PCP?
Actual
Manipulação
Actual
Perspectiva
PCP
O assalto do céu
A Comuna de Paris ocupa um lugar de primeiro plano na história do movimento operário e comunista internacional, pois se trata da primeira vez que o proletariado se lançou à conquista do poder e o exerceu, embora por um curto período de tempo, de 18 de de Março a 28 de Maio de 1871.
Exaltar a militância<br>num chão que é já nosso
Jerónimo de Sousa esteve na passada quinta-feira, 19, no terreno da Festa do Avante! a assinalar o grande êxito político que constituiu a campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril». Como o Avante! anunciou em primeira mão nesse mesmo dia, as contribuições recolhidas ultrapassaram um milhão e duzentos mil euros, que não só dão para cumprir os compromissos assumidos com a compra da Quinta do Cabo como constituem um importante contributo para as necessárias obras visando a integração plena do novo espaço já na próxima edição da Festa. O colectivo partidário, grande responsável pelo êxito desta campanha, tem já perante si uma nova e exaltante tarefa: construir a 40.ª Festa do Avante!, que será maior e terá que ser ainda melhor. As jornadas de trabalho começam no próximo dia 4.
Com dedicação e empenho,<br>não há impossíveis
A visita do Secretário-geral do Partido ao terreno da Festa do Avante!, e particularmente à Quinta do Cabo, teve um carácter simbólico ao realizar-se no dia em que foi anunciada a dimensão do êxito da campanha nacional de fundos. Uma vez saldados os compromissos financeiros inerentes à sua aquisição, o novo terreno pertence já plenamente à Festa do Avante!. Assim, foi um «chão nosso» que Jerónimo de Sousa percorreu no passado dia 19, acompanhado por muitos daqueles que diariamente ali trabalham para que as duas quintas estejam prontas a receber os visitantes da Festa do Avante! a partir de 2 de Setembro.
Novos caminhos<br>de uma Festa melhor
Acompanhando as profundas alterações verificadas na edição deste ano da Festa do Avante! também há novidades ao nível dos acessos, transportes, parques de estacionamento e acampamento. Tudo para que a Festa seja cada vez melhor.
PCP responde<br>a nova realidade revolucionária
O primeiro congresso do PCP em liberdade após quase meio século de ditadura fascista, em Outubro de 1974, ficou marcado pelas alterações ao Programa e Estatutos tornadas indispensáveis pelas novas condições em que o PCP passara a intervir. Já o VIII Congresso, realizado dois anos depois, aprova o relatório, da autoria de Álvaro Cunhal, intitulado A Revolução Portuguesa, o Passado e o Futuro, e as Teses, que foram amplamente debatidas em todo o Partido.
Continuar o combate<br>de Catarina Eufémia
A melhor homenagem que podemos prestar hoje a Catarina Eufémia é a de continuarmos o combate pelos objectivos por que deu a vida. O Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, reafirmou no domingo, 22, em Baleizão, que «não desistiremos da luta e do papel que nos cabe na defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País».
Derrotar a precariedade
O Secretário-geral do PCP participou na sexta-feira, 20, num comício em Ovar inserido na campanha nacional «Mais Direitos, Mais Futuro – Não à Precariedade».
Garantir o acesso universal<br>ao ensino
Segundo a Constituição, o Estado deve garantir o acesso à educação e o instrumento para o fazer é a «escola pública universal, de qualidade e gratuita em todo o ensino obrigatório», recordou o PCP na segunda-feira, 23.
Confiança e futuro
Recusar fatalismos e intervir para transformar a realidade foram decisões reafirmadas na X Assembleia da Organização Regional de Castelo Branco, na qual o Secretário-geral do PCP proferiu o discurso de encerramento dos trabalhos.
Feriado de novo
Manipulação e distorção
PCP rejeita pressões externas
Turismo precário
Rumo à independência financeira
Folheto
Reposição das 35 horas para todos
No último dia da semana nacional de acção e luta, promovida pela CGTP-IN entre 16 e 20 de Maio, trabalhadores da Função Pública de todo o País manifestaram-se do Camões até junto da Assembleia da República, reclamando a reposição das 35 horas semanais a 1 de Julho, sem excepções.
Patrões confrontados <br>nas empresas
Junto a importantes unidades industriais, sedes patronais e estabelecimentos comerciais, a semana nacional de acção e luta serviu para mostrar como os trabalhadores estão dispostos a defender os seus direitos e interesses.
Governo tem de agir no <i>handling</i>
O sector da assistência em escala nos aeroportos está em risco de desaparecer, num cenário de precariedade total, e o Governo tem de agir agora, exortou o Sitava, congratulando-se pelas acções realizadas dia 19.
Estranho silêncio da Defesa
Ganhos e perdas <br>nos CTT privados
Diálogo não basta em Lisboa
Com a luta na Triumph
Apoio aos cuidadores informais
O Parlamento aprovou, dia 13, um projecto de resolução do PCP onde a AR recomenda ao Governo a adopção de diversas medidas no sentido do reforço dos apoios aos cuidadores informais.
Pelo uso sustentável<br>dos pesticidas
O PCP entregou no Parlamento um projecto de resolução recomendando ao Governo a adopção de medidas para melhorar o controlo dos fitofármacos e sua aplicação sustentável.
Tem de ser avanço<br>e não pesadelo
O PCP quer ver garantida a universalidade do acesso à Televisão Digital Terrestre (TDT) e alargada a oferta televisiva a todos os canais do serviço público.
Dizer não às ingerências
Programa Nacional de Vacinação
Iniciativa legislativa<br>de cidadãos
Garantia de progresso<br>em Loures
Com a participação de 120 eleitos e activistas e 23 intervenções, o Encontro da CDU de Loures, que se realizou no dia 14 de Maio, no Centro Escolar das Mós, em Camarate, fez um balanço do trabalho realizado e perspectivou os projectos e intervenções futuras.
Câmara reduz dívida
Desde o início deste mandato, em Outubro de 2013, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC) já abateu cerca de 7,5 milhões de euros à sua dívida total.
Inadmissível apoio<br>à repressão israelita
Pelo cumprimento<br>da Constituição
Luta firme dá resultados
A imposição do «pacote laboral» provocou uma escalada dos protestos em França, com greves permanentes e bloqueios estratégicos que paralisam a economia.
Defender o horário
As três principais centrais belgas e outras organizações convocaram para ontem, 24, em Bruxelas, uma manifestação em defesa da semana de 38 horas.
Apoio à soberania e à luta dos povos
Pobreza alastra na Europa
As recomendações por países...
Bolivarianos resistem
A defesa da soberania e do progresso da Venezuela recrudesce em resposta à crescente ofensiva das forças golpistas internas e externas num país em estado de excepção.
Oposição turca
Pela democracia sem Temer
Obama não se desculpa <br>e japoneses protestam
Milhares contestam Monsanto
Diálogo para a paz em Moçambique
Rendimentos do trabalho<br>representam apenas<br>33,7 % do PIB
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou já este ano as Contas Nacionais Anuais de 2015. Estas contêm dados importantes sobre a evolução da situação do País, nomeadamente sobre os efeitos das políticas que têm sido seguidas nas diversas áreas, que merecem reflexão. A linguagem fria e objetiva dos dados oficiais sobrepõe-se aos comentários e afirmações daqueles que, por terem acesso fácil aos media, pensam que podem reconstruir a «realidade» de acordo com os seus desejos e sem qualquer objetividade.