Rumo à independência financeira
A Organização Regional de Setúbal do PCP promoveu no sábado, 12, um plenário de militantes sobre a independência financeira do Partido, integrado na primeira fase de preparação do XX Congresso. Realizado no Centro de Trabalho do Pinhal Novo, no concelho de Palmela, o plenário contou com a participação de 90 militantes, ficando a intervenção de encerramento a cargo de José Capucho, do Secretariado do Comité Central.
Nas várias intervenções foram abordadas diferentes questões relacionadas com o necessário reforço da capacidade financeira do Partido, a sua ligação com o reforço orgânico e com a acção de contactos iniciada em 2014. A campanha nacional de fundos, o aumento da venda das EP e dos locais de venda e a avaliação das experiências de iniciativas de recolha de fundos realizadas na organização regional foram também aspectos abordados.
A rentabilização dos centros de trabalho, o impacto da nova lei do arrendamento na despesa associada a centros de trabalho em locais arrendados e o esforço para a redução de despesas com energia e telecomunicações são também preocupações dos organismos do Partido, expressas em diversas intervenções.
A quotização como primeira e mais importante fonte de receita do Partido foi a questão mais sublinhada nas diferentes intervenções, tanto na perspectiva do aumento do valor das quotas como do alargamento do número de militantes a pagar regularmente a sua quotização. O aumento do número de cobradores de quotas, a adequação das formas de recebimento e as medidas para o seu controlo foram aspectos em destaque.