Editorial

CONTINUAR<br>A LUTA

Esta semana o Avante! sai à quarta-feira por uma razão que é motivo de grande regozijo: a reposição do...
Opinião
A talhe de foice

Tá bem, abelha

O ensino público universal e gratuito em todos os seus graus é um imperativo constitucional fundador, enformando um dos...
Crónica Internacional

Venezuela

Todas as grandes operações de desestabilização realizadas pelo imperialismo foram antecipadas e acompanhadas por...
Actual

Causa ou ataque ao PCP?

No dia 13 de Maio a Assembleia da República aprovou o projecto de lei do BE que regula o acesso à gestação de...
Actual

Manipulação

Os povos da América Latina estão a ser alvo de uma agressão económica, política e mediática do...
Actual

Perspectiva

Era um debate sobre «Privatizações e Precariedade». O diagnóstico, esmagador: dezenas de milhares de postos...
PCP

O assalto do céu

A Comuna de Paris ocupa um lugar de primeiro plano na história do movimento operário e comunista internacional, pois se trata da primeira vez que o proletariado se lançou à conquista do poder e o exerceu, embora por um curto período de tempo, de 18 de de Março a 28 de Maio de 1871.

Em Foco

Exaltar a militância<br>num chão que é já nosso

Jerónimo de Sousa esteve na passada quinta-feira, 19, no terreno da Festa do Avante! a assinalar o grande êxito político que constituiu a campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril». Como o Avante! anunciou em primeira mão nesse mesmo dia, as contribuições recolhidas ultrapassaram um milhão e duzentos mil euros, que não só dão para cumprir os compromissos assumidos com a compra da Quinta do Cabo como constituem um importante contributo para as necessárias obras visando a integração plena do novo espaço já na próxima edição da Festa. O colectivo partidário, grande responsável pelo êxito desta campanha, tem já perante si uma nova e exaltante tarefa: construir a 40.ª Festa do Avante!, que será maior e terá que ser ainda melhor. As jornadas de trabalho começam no próximo dia 4.

Com dedicação e empenho,<br>não há impossíveis

A visita do Secretário-geral do Partido ao terreno da Festa do Avante!, e particularmente à Quinta do Cabo, teve um carácter simbólico ao realizar-se no dia em que foi anunciada a dimensão do êxito da campanha nacional de fundos. Uma vez saldados os compromissos financeiros inerentes à sua aquisição, o novo terreno pertence já plenamente à Festa do Avante!. Assim, foi um «chão nosso» que Jerónimo de Sousa percorreu no passado dia 19, acompanhado por muitos daqueles que diariamente ali trabalham para que as duas quintas estejam prontas a receber os visitantes da Festa do Avante! a partir de 2 de Setembro.

Novos caminhos<br>de uma Festa melhor

Acompanhando as profundas alterações verificadas na edição deste ano da Festa do Avante! também há novidades ao nível dos acessos, transportes, parques de estacionamento e acampamento. Tudo para que a Festa seja cada vez melhor.

PCP

PCP responde<br>a nova realidade revolucionária

O primeiro congresso do PCP em liberdade após quase meio século de ditadura fascista, em Outubro de 1974, ficou marcado pelas alterações ao Programa e Estatutos tornadas indispensáveis pelas novas condições em que o PCP passara a intervir. Já o VIII Congresso, realizado dois anos depois, aprova o relatório, da autoria de Álvaro Cunhal, intitulado A Revolução Portuguesa, o Passado e o Futuro, e as Teses, que foram amplamente debatidas em todo o Partido.

Continuar o combate<br>de Catarina Eufémia

A melhor homenagem que podemos prestar hoje a Catarina Eufémia é a de continuarmos o combate pelos objectivos por que deu a vida. O Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, reafirmou no domingo, 22, em Baleizão, que «não desistiremos da luta e do papel que nos cabe na defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País».

Derrotar a precariedade

O Secretário-geral do PCP participou na sexta-feira, 20, num comício em Ovar inserido na campanha nacional «Mais Direitos, Mais Futuro – Não à Precariedade».

Confiança e futuro

Recusar fatalismos e intervir para transformar a realidade foram decisões reafirmadas na X Assembleia da Organização Regional de Castelo Branco, na qual o Secretário-geral do PCP proferiu o discurso de encerramento dos trabalhos.

Garantir o acesso universal<br>ao ensino

Segundo a Constituição, o Estado deve garantir o acesso à educação e o instrumento para o fazer é a «escola pública universal, de qualidade e gratuita em todo o ensino obrigatório», recordou o PCP na segunda-feira, 23.

Feriado de novo

O feriado móvel religioso (Corpo de Deus) de amanhã, dia 26, não existiu nos últimos...

Manipulação e distorção

O Gabinete de Imprensa do PCP emitiu uma nota no dia 19, intitulada «PCP rejeita manipulação e distorção a...

Turismo precário

O PCP realizou no dia 12 uma jornada de contacto com os trabalhadores do sector da hotelaria nos concelhos de Albufeira, Faro, Lagoa,...
Trabalhadores

Reposição das 35 horas para todos

No último dia da semana nacional de acção e luta, promovida pela CGTP-IN entre 16 e 20 de Maio, trabalhadores da Função Pública de todo o País manifestaram-se do Camões até junto da Assembleia da República, reclamando a reposição das 35 horas semanais a 1 de Julho, sem excepções.

Patrões confrontados <br>nas empresas

Junto a importantes unidades industriais, sedes patronais e estabelecimentos comerciais, a semana nacional de acção e luta serviu para mostrar como os trabalhadores estão dispostos a defender os seus direitos e interesses.

Governo tem de agir no <i>handling</i>

O sector da assistência em escala nos aeroportos está em risco de desaparecer, num cenário de precariedade total, e o Governo tem de agir agora, exortou o Sitava, congratulando-se pelas acções realizadas dia 19.

Diálogo não basta em Lisboa

Representantes dos trabalhadores da Carris, Carristur, Carrisbus, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa realizaram no dia 18,...

Com a luta na Triumph

Um espectáculo de solidariedade para com a luta dos trabalhadores da fábrica da Triumph, pela defesa...
Assembleia da República

Apoio aos cuidadores informais

O Parlamento aprovou, dia 13, um projecto de resolução do PCP onde a AR recomenda ao Governo a adopção de diversas medidas no sentido do reforço dos apoios aos cuidadores informais.

Pelo uso sustentável<br>dos pesticidas

O PCP entregou no Parlamento um projecto de resolução recomendando ao Governo a adopção de medidas para melhorar o controlo dos fitofármacos e sua aplicação sustentável.

Tem de ser avanço<br>e não pesadelo

O PCP quer ver garantida a universalidade do acesso à Televisão Digital Terrestre (TDT) e alargada a oferta televisiva a todos os canais do serviço público.

Programa Nacional de Vacinação

A Assembleia da República aprovou, em quatro dos seus seis pontos, o projecto de resolução apresentado pelo PCP onde se...
Nacional

Garantia de progresso<br>em Loures

Com a participação de 120 eleitos e activistas e 23 intervenções, o Encontro da CDU de Loures, que se realizou no dia 14 de Maio, no Centro Escolar das Mós, em Camarate, fez um balanço do trabalho realizado e perspectivou os projectos e intervenções futuras.

Câmara reduz dívida

Desde o início deste mandato, em Outubro de 2013, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC) já abateu cerca de 7,5 milhões de euros à sua dívida total.

Europa

Luta firme dá resultados

A imposição do «pacote laboral» provocou uma escalada dos protestos em França, com greves permanentes e bloqueios estratégicos que paralisam a economia.

Defender o horário

As três principais centrais belgas e outras organizações convocaram para ontem, 24, em Bruxelas, uma manifestação em defesa da semana de 38 horas.

Pobreza alastra na Europa

Um número crescente de pessoas em países europeus vive hoje em situação de «pobreza relativa», segundo...
Internacional

Bolivarianos resistem

A defesa da soberania e do progresso da Venezuela recrudesce em resposta à crescente ofensiva das forças golpistas internas e externas num país em estado de excepção.

Oposição turca

A alteração constitucional foi votada favoravelmente na sexta-feira, 20, por mais de dois terços dos deputados da...

Milhares contestam Monsanto

A iniciativa global contra os transgénicos e agrotóxicos realizou-se, sábado, 21, em cerca de 400 cidades de 40...
Temas

Rendimentos do trabalho<br>representam apenas<br>33,7 % do PIB

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou já este ano as Contas Nacionais Anuais de 2015. Estas contêm dados importantes sobre a evolução da situação do País, nomeadamente sobre os efeitos das políticas que têm sido seguidas nas diversas áreas, que merecem reflexão. A linguagem fria e objetiva dos dados oficiais sobrepõe-se aos comentários e afirmações daqueles que, por terem acesso fácil aos media, pensam que podem reconstruir a «realidade» de acordo com os seus desejos e sem qualquer objetividade.

Argumentos
TVisto

A anestesia

Era em Portugal o dia em que no Jamor se disputaria a final da Taça de Portugal. Ao fim da tarde haveria de saber-se que o vencedor...
Memória
Aconteceu

Insolvências aumentam 18%

Perto de 2900 empresas entraram em insolvência nos primeiros quatro meses deste ano, segundo dados apurados pela Ignios, que indica um...

Benfica junta Taça ao Tri

O Sport Lisboa e Benfica venceu, dia 20, a Taça da Liga, goleando o Marítimo por 6-2. A conquista do troféu ocorreu cindo...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“No Brasil, ser de esquerda ficou meio criminoso.” (Gregório...