Editorial

SOLUÇÕES PARA O PAÍS

Apesar do esforço que o Governo vai fazendo para mostrar uma alegada viragem na vida do País, novos desenvolvimentos da...
Opinião
Actual

Ziguezague, zague, zague

O ziguezague é um ideia frequente sobre o PS e a sua intervenção nas questões mais essenciais do quadro...
Actual

Paris, cidade das trevas?

A história chega de Paris mas nada tem a ver com as cegonhas que no século passado traziam os bebés para as...
Actual

Sionismo senil?

Realizam-se em Março eleições gerais em Israel. O partido de Netanyahu, o Likud, publicou já dois vídeos de...
A talhe de foice

O espírito

O rancor pelos resultados eleitorais na Grécia, e ademais o topete de o novo governo helénico andar por aí confrontando...
PCP

Momentos de clarificação<br>na Europa

Amanhã termina o prazo do ultimato do Eurogrupo à Grécia. Um ultimato que, tirando partido da terra queimada por anos de políticas ditas de austeridade, usa a destruição, dependência e fragilidade da economia grega para chantagear e atacar todo um povo.

Crónica Internacional

Ucrânia - Raízes da guerra

Artigo de acesso livre

A escalada de confrontação dos EUA-UE-NATO com a Rússia encerra enormes perigos para a paz na Europa e no mundo. As frenéticas movimentações...
Em Foco

Que se mantenha viva esta chama

Assinalando o 70.º aniversário da derrota do nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, que se comemora este ano, Portugal recebeu a «Tocha da Liberdade e da Paz», uma iniciativa promovida pela Federação Internacional de Resistentes (FIR) a que a URAP se associou. Em dezenas de acções realizadas entre 29 de Janeiro e 12 de Fevereiro, reafirmou-se o apego aos valores da paz, da liberdade e do progresso social e a determinação em impedir o regresso do fascismo e da guerra.

PCP

Ouvir, esclarecer e lutar

A sessão pública «Não ao declínio nacional – soluções para o País», realizada pela Organização Regional do Porto no sábado, 14, em Vila Nova de Gaia, demonstrou a importância de saber ouvir e esclarecer.

Resgatar a soberania

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, reafirmou em Aveiro a necessidade de resgatar a soberania do País também no que respeita à política de pescas.

Encontro Nacional do PCP

Está marcado para o dia 28, às 10h30, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o Encontro Nacional do PCP «Não ao declínio nacional. Soluções para o País».

Convergência e unidade

A Direcção da Organização Regional de Coimbra e a Comissão Concelhia de Penacova do PCP promoveram, no dia...

Resistir na Tranquilidade

O Sector dos Seguros da Organização Regional de Lisboa do PCP está a distribuir um comunicado aos trabalhadores da...

Assembleia no Tortosendo

Teve lugar no sábado, 14, a 10.ª Assembleia da Organização de Freguesia do Tortosendo do PCP, na qual participaram...
Trabalhadores

Luta justa enfrenta chantagem

O STAL acusa o Governo de chantagear e imiscuir-se na autonomia do Poder Local para impor as 40 horas de trabalho semanal. A luta pelas 35 horas prossegue e é uma das reivindicações centrais da manifestação da Administração Pública do próximo dia 13.

Não-docentes cumprem greve

Trabalhadores não-docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública paralisam, amanhã, apesar da tentativa do Governo para os desmobilizar.

Forte resposta dos técnicos<br> de diagnóstico

Dois dias de greve e uma manifestação frente ao Ministério da Saúde foi a forma encontrada pelos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica para reivindicarem a defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e direitos laborais, alvos da ofensiva do Governo.

Travar a privatização

«2015 tem de ser um ano de viragem», da «derrota do processo de privatização e da adopção pelo...

Demissão no Amadora-Sintra

Anteontem, 28 dos 33 directores de serviço do Hospital Amadora-Sintra apresentaram a sua demissão, numa carta enviada à...

Militares indignados

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) pediu uma audiência com carácter de urgência ao ministro da Defesa...

Paralisação nos TST

Os trabalhadores da Transportes Sul do Tejo (TST) cumpriram, dia 12, uma greve de 24 horas e reuniram em plenário nas...

Exige-se respostas concretas

A Federação Nacional de Professores pretende reunir com o ministro da Educação para debater e apresentar...

Acordo de resistência nos CTT

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) considera o novo Acordo de Empresa (AE) subscrito...
Assembleia da República

Respirar para crescer

O PCP defende a realização de uma conferência intergovernamental para tratar da resolução dos problemas da dívida e dos constrangimentos impostos pelo Tratado Orçamental.

Quem perde e quem ganha

A renegociação da dívida, nos moldes propostos pelo PCP (prazos, juros, montantes), é uma necessidade e um...

Criminalizar enriquecimento injustificado

O Grupo Parlamentar do PCP entregou anteontem na AR um projecto de lei de criminalização do enriquecimento injustificado. Esta é, em oito anos, a sua quinta tentativa de ver tipificado no quadro legal este crime.

Realidade que dói e envergonha

O número de pobres não pára de aumentar e atinge hoje dois milhões e setecentos mil portugueses. Um número que é o maior libelo acusatório à política de direita e seus executores, ontem pela mão do PS hoje pela mão do PSD/CDS-PP, considera o PCP.

País injusto e desigual

A taxa de risco da pobreza não tem parado de subir e atingiu em 2013 os 19,5 por cento, indicam os dados do INE relativos ao...

Despedir quem faz falta

«Nem a mobilidade do PS nem a requalificação do PSD/CDS-PP». Esse era o sentido do projecto de lei com o qual o PCP pretendia pôr termo ao que apelida de «mecanismos» para o despedimento, iniciativa chumbada sexta-feira, 13, pelos votos contra daqueles três partidos.

 

O que estão a fazer é um crime

A maioria PSD/CDS-PP e o PS opuseram-se à proposta do PCP de extinguir o Arsenal do Alfeite como «sociedade anónima» e sua consequente reintegração na orgânica da Marinha portuguesa.

 

Estaleiros de Viana do Castelo

Uma recomendação ao Governo da iniciativa do PCP no sentido da reversão do processo de subconcessão dos Estaleiros...

Expediente de exclusão

Propostas do PCP e do PEV visando a revogação da chamada «prova de avaliação de conhecimentos e...

Conclua-se o que falta!

PSD e CDS-PP inviabilizaram o projecto de resolução do PCP que instava o Governo a concluir a segunda fase de...
Nacional

Continua o rumo <br>de destruição

No início do 2.º período agravaram-se «os problemas dos estudantes» e acelerou-se o «rumo de destruição da Escola Pública, fruto de políticas nocivas que este Governo PSD/CDS tem vindo a praticar com a conivência do PS». A denúncia é feita pela Comissão Regional de Setúbal da JCP.

Abandono, degradação <br>e desânimo!

Dando continuidade à Rota das Desigualdades, as vereadoras da CDU na Câmara de Odivelas, Maria da Luz Nogueira e Natália Santos, estiveram, no dia 11, no Bairro do Menino de Deus e na Quinta das Lágrimas, na Pontinha.

Questionar problemas

João Ferreira e Inês Zuber, deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), estiveram nos dias 13 e 14 de Fevereiro na Região Autónoma da Madeira.

Exigir do Governo

Após uma visita ao Centro de Saúde de São João da Talha, Bernardino Soares, presidente da Câmara de...

Autarcas exigem acessibilidades

Os presidentes dos municípios do Alentejo Litoral foram recebidos no dia 6 pelo ministro da Economia, Pires de Lima, e pelo...
Europa

O ultimato do Eurogrupo

A reunião de segunda-feira, 16, dos ministros das Finanças da zona euro terminou, como era previsível, sem acordo. O governo grego reiterou a sua rejeição da política de austeridade.

Emergência social

Quase um terço (27,3 por cento) da população espanhola, mais de 12,8 milhões de pessoas, estão em risco de pobreza ou exclusão social, segundo dados relativos a 2013.

Respeitar a igualdade

O Conselho da Europa apelou, dia 12, aos estados-membros para que garantam «um maior respeito pelas normas» da igualdade entre...

Médicos contra patente

A organização francesa «Médicos do Mundo» requereu, dia 10, ao Instituto Europeu de Patentes, a...

Claudicar ou romper

1. No momento em que estas linhas são escritas não é conhecido ainda o resultado da...
Internacional

Paz armadilhada

Artigo de acesso livre

As armas ainda não se calaram na Ucrânia e a implementação das medidas acordadas no dia 12, em Minsk, pode estar comprometida, mas para já nenhuma das partes declarou o fracasso das negociações de paz.

Tentativa de golpe abortada

As autoridades venezuelanas fizeram abortar uma tentativa de golpe de Estado, dirigida a partir dos EUA, que estava a ser preparado pela reacção interna.

17.º EIPCO terá lugar na Turquia

O Grupo de Trabalho do processo dos Encontros Internacionais dos Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), reunido em Istambul nos dias...

Os silêncios vis

Sob a calada da noite, um camião fretado por uma empresa de segurança privada entra pelas traseiras...
Temas

A luta dos mineiros do Pejão

No dia 26 de Janeiro do ano em curso fez 20 anos que terminou o processo de luta dos mineiros do Pejão, Castelo de Paiva, contra o encerramento das minas, luta que pela sua originalidade merece ficar gravada com letras de ouro, quer na história de luta do sector, quer do movimento operário e sindical português.
O processo do encerramento das minas começou em Outubro de 1990, com a deliberação do Governo do PSD/Cavaco Silva, de 4 de Outubro, de encerrá-las em Junho de 1994, (data entretanto adiada porque nesse mesmo mês realizaram-se eleições para o Parlamento Europeu).

Argumentos
TVisto

Irá chover em Caracas?

Como com maior ou menor rigor se vai sabendo, isto de poder usar um televisor que permite o acesso a muitas dezenas de canais, dificilmente se...
Aconteceu

EUA lideram despesas militares

Os Estados Unidos continuam a liderar as despesas militares com um investimento de 581 mil milhões de dólares (511 mil...

Morreu Daniel Ricardo

O jornalista Daniel Ricardo, de 73 anos, editor executivo da «Visão», faleceu na madrugada do passado dia 13, no Hospital...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 21...

A semana em resumo

Frases

“A Grécia não chantageia nem será chantageada.” (Alexis...