Assegurar tratamento da Hepatite C

Médicos contra patente

A organização francesa «Médicos do Mundo» requereu, dia 10, ao Instituto Europeu de Patentes, a anulação da patente do fármaco Sofosbuvir, utilizado para o tratamento da Hepatite C.

Os requerentes argumentam que os laboratórios Gilead abusam da patente para impor um preço exorbitante ao medicamento comercializado sob o nome de Sovaldi.

Caso a patente fosse abolida, outros fabricantes poderiam colocar no mercado o mesmo produto a preços muito inferiores.

A organização refere que 12 semanas de tratamento custam hoje mais de 40 mil euros em França, valor que cairia para menos de 100 euros com versões genéricas.

Defendendo a universalidade do acesso ao tratamento, os Médicos do Mundo consideram que nada justifica que uma empresa farmacêutica possa utilizar o monopólio de um fármaco para exigir preços insustentáveis para os sistemas de saúde, mesmo de países ricos.

Por outro lado, reconhecendo que a utilização do Sofosbuvir no tratamento da Hepatite C é um avanço terapêutico de grande importância, a molécula em si, fruto do trabalho de muitos investigadores públicos e privados, não é suficientemente inovadora do ponto de vista químico para merecer uma patente.

A organização lembra que vários países, caso da Índia e do Brasil, já contestaram anteriormente várias patentes, o que permitiu disponibilizar versões genéricas de medicamentos cruciais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem entre 130 e 150 milhões de indivíduos infectados com Hepatite C, dos quais entre 7,3 e 8,8 milhões nos países da União Europeia.

 



Mais artigos de: Europa

O ultimato do Eurogrupo

A reunião de segunda-feira, 16, dos ministros das Finanças da zona euro terminou, como era previsível, sem acordo. O governo grego reiterou a sua rejeição da política de austeridade.

Emergência social

Quase um terço (27,3 por cento) da população espanhola, mais de 12,8 milhões de pessoas, estão em risco de pobreza ou exclusão social, segundo dados relativos a 2013.

Sobre o Conselho Europeu informal

Na sequência da realização do Conselho Europeu informal de 12 de Fevereiro: O PCP considera que as declarações proferidas pelo primeiro-ministro, após a reunião do Conselho Europeu, constituem um inaceitável acto de submissão aos interesses do grande...

Respeitar a igualdade

O Conselho da Europa apelou, dia 12, aos estados-membros para que garantam «um maior respeito pelas normas» da igualdade entre mulheres e homens. No relatório anual a propósito dos progressos da Estratégia para a Igualdade entre Mulheres e Homens (2014-2017), a...

Claudicar ou romper

1. No momento em que estas linhas são escritas não é conhecido ainda o resultado da reunião do Eurogrupo, a segunda no espaço de uma semana e após um Conselho Europeu informal, para discutir a dívida grega e o tipo de «saída»...