os católicos e a Igreja»
Convergência e unidade
A Direcção da Organização Regional de Coimbra e a Comissão Concelhia de Penacova do PCP promoveram, no dia 7, um debate sob o tema «O PCP, os católicos e a Igreja». A sessão, muito participada, teve lugar na Biblioteca de Penacova e reuniu como oradores Carlos Gonçalves, da Comissão Política do Comité Central do PCP; Deolinda Machado, activista da Liga Operária Católica (LOC) e dirigente da CGTP-IN; Edgar Silva, ex-padre e membro do Comité Central do PCP; Ricardo Coelho, dirigente da LOC; e Sérgio Dias Branco, leigo dominicano e membro da Direcção do Sector Intelectual de Coimbra do PCP. A moderação esteve a cargo de Isabel Bem-Haja, eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Lorvão e dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Durante três horas de intervenções, vindas da mesa e da assistência, sobressaiu a proximidade entre católicos e comunistas na luta comum contra a exploração, o empobrecimento e o declínio nacional, partilhando a preocupação com os graves problemas sociais do País assim como o diagnóstico em relação à sua raiz económica de classe.
Sem abdicarem de uma postura crítica face às posições políticas e ideológicas de alguns responsáveis da Igreja Católica, muitos dos presentes contribuíram para a necessária convergência entre os comunistas e as massas católicas na acção concreta da luta pela ruptura com a política de direita e pela construção de uma verdadeira alternativa, no movimento sindical unitário e outras organizações representativas dos trabalhadores e em diferentes associações e grupos de defesa das populações.