Actual
Ziguezague, zague, zague
Actual
Paris, cidade das trevas?
Actual
Sionismo senil?
A talhe de foice
O espírito
PCP
Momentos de clarificação<br>na Europa
Amanhã termina o prazo do ultimato do Eurogrupo à Grécia. Um ultimato que, tirando partido da terra queimada por anos de políticas ditas de austeridade, usa a destruição, dependência e fragilidade da economia grega para chantagear e atacar todo um povo.
Crónica Internacional
Ucrânia - Raízes da guerra
Artigo de acesso livre
Que se mantenha viva esta chama
Assinalando o 70.º aniversário da derrota do nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, que se comemora este ano, Portugal recebeu a «Tocha da Liberdade e da Paz», uma iniciativa promovida pela Federação Internacional de Resistentes (FIR) a que a URAP se associou. Em dezenas de acções realizadas entre 29 de Janeiro e 12 de Fevereiro, reafirmou-se o apego aos valores da paz, da liberdade e do progresso social e a determinação em impedir o regresso do fascismo e da guerra.
Ouvir, esclarecer e lutar
A sessão pública «Não ao declínio nacional – soluções para o País», realizada pela Organização Regional do Porto no sábado, 14, em Vila Nova de Gaia, demonstrou a importância de saber ouvir e esclarecer.
Instrumento de esclarecimento<br>reforço, unidade e luta
As comemorações dos 84 anos Avante! estão a motivar a realização de diversas iniciativas em todo o País, tendo em vista o alargamento da difusão e da leitura.
O mundo gira e o Partido avança
Compromissos triplicam<br>meta inicial
Resgatar a soberania
O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, reafirmou em Aveiro a necessidade de resgatar a soberania do País também no que respeita à política de pescas.
Encontro Nacional do PCP
Está marcado para o dia 28, às 10h30, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o Encontro Nacional do PCP «Não ao declínio nacional. Soluções para o País».
PIB com crescimento «rastejante»
Convergência e unidade
Resistir na Tranquilidade
Assembleia no Tortosendo
Pedro Soares evocado em Beja
Luta justa enfrenta chantagem
O STAL acusa o Governo de chantagear e imiscuir-se na autonomia do Poder Local para impor as 40 horas de trabalho semanal. A luta pelas 35 horas prossegue e é uma das reivindicações centrais da manifestação da Administração Pública do próximo dia 13.
Não-docentes cumprem greve
Trabalhadores não-docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública paralisam, amanhã, apesar da tentativa do Governo para os desmobilizar.
Forte resposta dos técnicos<br> de diagnóstico
Dois dias de greve e uma manifestação frente ao Ministério da Saúde foi a forma encontrada pelos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica para reivindicarem a defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e direitos laborais, alvos da ofensiva do Governo.
Travar a privatização
Aumentos na Efacec<br>têm de ser para todos
Trabalhadores exigem<br>diálogo na <i>Scotturb</i>
Demissão no Amadora-Sintra
Militares indignados
Paralisação nos TST
Exige-se respostas concretas
Acordo de resistência nos CTT
Respirar para crescer
O PCP defende a realização de uma conferência intergovernamental para tratar da resolução dos problemas da dívida e dos constrangimentos impostos pelo Tratado Orçamental.
Os responsáveis pela dívida
Quem perde e quem ganha
Criminalizar enriquecimento injustificado
O Grupo Parlamentar do PCP entregou anteontem na AR um projecto de lei de criminalização do enriquecimento injustificado. Esta é, em oito anos, a sua quinta tentativa de ver tipificado no quadro legal este crime.
Realidade que dói e envergonha
O número de pobres não pára de aumentar e atinge hoje dois milhões e setecentos mil portugueses. Um número que é o maior libelo acusatório à política de direita e seus executores, ontem pela mão do PS hoje pela mão do PSD/CDS-PP, considera o PCP.
País injusto e desigual
Despedir quem faz falta
«Nem a mobilidade do PS nem a requalificação do PSD/CDS-PP». Esse era o sentido do projecto de lei com o qual o PCP pretendia pôr termo ao que apelida de «mecanismos» para o despedimento, iniciativa chumbada sexta-feira, 13, pelos votos contra daqueles três partidos.
O que estão a fazer é um crime
A maioria PSD/CDS-PP e o PS opuseram-se à proposta do PCP de extinguir o Arsenal do Alfeite como «sociedade anónima» e sua consequente reintegração na orgânica da Marinha portuguesa.
Estaleiros de Viana do Castelo
Da lei à prática vai um mundo...
Expediente de exclusão
Conclua-se o que falta!
Construção da barragem do Tua
Continua o rumo <br>de destruição
No início do 2.º período agravaram-se «os problemas dos estudantes» e acelerou-se o «rumo de destruição da Escola Pública, fruto de políticas nocivas que este Governo PSD/CDS tem vindo a praticar com a conivência do PS». A denúncia é feita pela Comissão Regional de Setúbal da JCP.
Abandono, degradação <br>e desânimo!
Dando continuidade à Rota das Desigualdades, as vereadoras da CDU na Câmara de Odivelas, Maria da Luz Nogueira e Natália Santos, estiveram, no dia 11, no Bairro do Menino de Deus e na Quinta das Lágrimas, na Pontinha.
Questionar problemas
João Ferreira e Inês Zuber, deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), estiveram nos dias 13 e 14 de Fevereiro na Região Autónoma da Madeira.
Trabalhar <br>para os madeirenses
«Justiça e direito do trabalho» em debate
Exigir do Governo
Autarcas exigem acessibilidades
O ultimato do Eurogrupo
A reunião de segunda-feira, 16, dos ministros das Finanças da zona euro terminou, como era previsível, sem acordo. O governo grego reiterou a sua rejeição da política de austeridade.
Emergência social
Quase um terço (27,3 por cento) da população espanhola, mais de 12,8 milhões de pessoas, estão em risco de pobreza ou exclusão social, segundo dados relativos a 2013.
Sobre o Conselho Europeu informal
Respeitar a igualdade
Médicos contra patente
Claudicar ou romper
Paz armadilhada
Artigo de acesso livre
As armas ainda não se calaram na Ucrânia e a implementação das medidas acordadas no dia 12, em Minsk, pode estar comprometida, mas para já nenhuma das partes declarou o fracasso das negociações de paz.
Tentativa de golpe abortada
As autoridades venezuelanas fizeram abortar uma tentativa de golpe de Estado, dirigida a partir dos EUA, que estava a ser preparado pela reacção interna.
17.º EIPCO terá lugar na Turquia
Nicarágua e Rússia<br>estreitam relações
Os silêncios vis
A luta dos mineiros do Pejão
No dia 26 de Janeiro do ano em curso fez 20 anos que terminou o processo de luta dos mineiros do Pejão, Castelo de Paiva, contra o encerramento das minas, luta que pela sua originalidade merece ficar gravada com letras de ouro, quer na história de luta do sector, quer do movimento operário e sindical português.
O processo do encerramento das minas começou em Outubro de 1990, com a deliberação do Governo do PSD/Cavaco Silva, de 4 de Outubro, de encerrá-las em Junho de 1994, (data entretanto adiada porque nesse mesmo mês realizaram-se eleições para o Parlamento Europeu).