Editorial
Opinião
A talhe de foice

Os pêpês

Embora, actualmente, a política em Portugal ocorra a alta velocidade, tornou-se evidente há meses que «Portas e os seus...
Actual

Boas notícias

Enquanto se aguarda o desfecho das eleições no Brasil, de extrema importância para esse país, a América...
Actual

A descrença

É próprio das coisas terem dentro de si a sua própria negação. Não porque cada coisa tenha o seu...
PCP

A luta por eleições antecipadas<br>e o «calendário» do PS

Desde há muito que o PCP coloca o objectivo de demissão do Governo, dissolução da Assembleia da República e convocação de eleições antecipadas, com vista à interrupção da política de direita e de desastre nacional e à afirmação de uma política e de uma alternativa patrióticas e de esquerda.
Crónica Internacional

Pirómanos

Há quase um mês, Obama anunciou ataques aéreos no Iraque e Síria, alegadamente para «atacar alvos do...
Em Foco

PCP é a alternativa <br>à política de desastre

Para o PCP, a defesa da produção nacional, nos seus grandes ramos de actividade – agricultura e floresta, pescas, indústrias transformadoras e extractiva – sempre constituiu uma «bandeira política», uma vez que não há pátria soberana e independente sem produção material.

Em 1977, nas conclusões da Conferência Nacional do PCP «A saída da crise» pode ler-se: «O aumento de produção com a máxima utilização dos recursos nacionais é uma exigência imperativa e primeira condição para o equilíbrio da balança de pagamentos e a recuperação económica do País».

Com a política de direita prosseguida por PS, PSD e CDS, a produção nacional esteve sempre condicionada, submetida e guiada pelos interesses do grande capital nacional e estrangeiro e dos grandes grupos monopolistas, o que levou ao catastrófico endividamento externo.

Rejeitando este caminho de recuperação do capital monopolista, dos interesses dos grandes proprietários fundiários e do imperialismo, o Partido combateu e denunciou a política do PS, PSD e CDS contra a produção nacional, apresentando uma política alternativa à política de desastre total que está em curso.

Entretanto, até Dezembro deste ano, o Partido lançou a campanha nacional «A força do povo, por um Portugal com futuro», com o objectivo de debater de forma integrada os eixos nucleares da política patriótica e de esquerda que o Partido apresenta ao povo português.

Até ao próximo domingo (19 de Outubro), estará em discussão a diversificação e o aumento da produção nacional, a recuperação para o Estado do sector financeiro e de outras empresas e sectores estratégicos indispensáveis ao apoio à economia, o aumento do investimento público e o fomento da procura interna.


Comboio do grande capital europeu em andamento

Karl Marx e Friedrich Engels assinalavam no Manifesto Comunista, publicado pela primeira vez em 1848, a dinâmica expansionista e centralizadora do capital através da acção da sua classe, a burguesia. De como esse movimento criava o estado-nação de que o capital e a burguesia necessitavam.

«Cada vez mais a burguesia suprime a dispersão dos meios de produção, dos haveres e da população. Aglomerou a população, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos. A consequência necessária deste processo foi a centralização política. Províncias independentes ou precariamente unidas, com interesses, leis, governos, e direitos alfandegários diversos, foram espartilhadas (ou reunidas) numa nação, num governo, numa lei, no interesse nacional de uma classe, num sistema aduaneiro», escreveram.


Assegurar a soberania

No quadro da concretização das conclusões do XIX Congresso do PCP e da resolução saída da reunião do Comité Central do PCP de 15 e 16 de Dezembro de 2013, a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP promoveu, no passado dia 16 de Julho, o debate «Controlo público dos sectores estratégicos da economia. Condição para o desenvolvimento e soberania do País».


Produção nacional

Rompendo com uma política vinculada aos interesses dos grupos económicos e financeiros, o PCP entende que a política...

«Portugal a Produzir»

Em 2010, o PCP lançou na Festa do Avante! a campanha «Portugal a Produzir», destinada a afirmar o valor...

Travar a destruição

Afirmando querer «reindustrializar» Portugal, o Governo PSD/CDS, o ministro da Economia, porta-voz desse objectivo...

Outra Europa é possível

Os interesses e aspirações do povo português e dos povos da Europa encontram nas propostas do PCP o mais sólido...
PCP

O que é estratégico<br>deve ser público

O PCP promoveu anteontem, no âmbito da acção nacional «A Força do Povo, por um Portugal com Futuro – uma Política Patriótica e de Esquerda», um debate sobre o controlo público do sector financeiro e de empresas estratégicas.

Colocar a PT ao serviço do País

O PCP quer a Portugal Telecom sob controlo público. Esta é a forma de impedir a liquidação da empresa e de colocar o sector das telecomunicações ao serviço do povo e do País.

Debater, decidir, concretizar

As assembleias das organizações do PCP, elementos centrais para o reforço do Partido, continuam a ter lugar em todo o País: no último fim-de-semana foi a vez da organização concelhia do Seixal e dos sectores dos bancários do Porto e dos Seguros de Lisboa as realizarem.

Continua o saque

Reagindo à apresentação, pelo Governo, das linhas gerais do Orçamento do Estado para 2015, o PCP denunciou o que considera ser «um Orçamento da troika sem a troika».

PCP denúncia casos de exploração

O Grupo Parlamentar do PCP, dando expressão institucional à actividade de massas do Partido, assume-se como o porta-voz das aspirações dos trabalhadores e do povo.

Diálogo e acção

Estão a realizar-se, um pouco por todo o País, iniciativas de debate sobre o conteúdo da política alternativa que...

Campanha avança

A campanha nacional de fundos para o alargamento da Festa do Avante! foi lançada na semana passada, na freguesia do Couço, com...
Trabalhadores

Não privatizem o lixo

Na próxima quinta-feira, os sindicatos da CGTP-IN e os trabalhadores dos sistemas multimunicipais onde a Empresa Geral do Fomento tem participação maioritária realizam uma manifestação em Lisboa, que terminará à porta do edifício onde se reúne o Conselho de Ministros, para exigirem que não seja entregue a um grupo privado o domínio de dois terços do tratamento dos resíduos sólidos urbanos do País.

Fazer convergir o protesto

As lutas em curso contribuem para fazer do Dia Nacional de Indignação, Acção e Luta do próximo dia 13 de Novembro uma grande jornada e, simultaneamente, ponto de passagem na mobilização para a marcha a realizar aquando da discussão do Orçamento do Estado (OE) para 2015.

Reafirmação da unidade <br> para a acção

Cerca de 170 trabalhadores em representação de 60 Comissões e Sub-comissões de Trabalhadores (CT) reiteraram, dia 10, no 18.º Encontro Nacional, a disponibilidade daquelas estruturas representativas para a luta, a promoção da unidade e da convergência com o movimento sindical unitário.

Transportes da luta

Os motoristas da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) iniciaram, segunda-feira, 13, uma greve ao trabalho...

Pau que nasce torto...

A Fenprof considera que os dados divulgados, dia 10, pelo Ministério da Educação e Ciência relativos à...

Roubo dos feriados

A União de Sindicatos de Braga (USB) promoveu, dia 5 de Outubro, uma acção de contacto junto...

Defender direitos

Os sindicatos dos Trabalhadores da Actividade Financeira (SINTAF) e dos Profissionais de Seguros e Afins (SINAPSA) agendaram para o final da...

Greve na POSTEJO

Os trabalhadores da POSTEJO Pré-fabricados de cimentos, SA, cumpriram, ontem, o primeiro de três dias de...

Luta no sector da aviação

Hoje, quinta-feira, os trabalhadores da aviação e aeroportos vão concentrar-se em Lisboa, junto às chegadas do...
Assembleia da República

Política de desastre e abdicação

Os processos relativos à PT e à colocação de professores no arranque do ano lectivo estiveram no centro do debate quinzenal de sexta-feira passada. Realidades indesejáveis que são sinónimo de «negócio ruinoso» e de «ofensa à comunidade educativa», considera o PCP.

Corrija-se a injustiça!

Para primeiro plano do debate, pela voz do líder comunista, foi levada ainda a questão dos complementos de reforma aos...

Desprezo pela vida das pessoas

O PCP acusou o ministro Crato de ter mentido no inenarrável processo da colocação de professores, defendendo que a situação criada é o «exemplo acabado da degradação política a que este Governo chegou».

A política fiscal alternativa

Assegurar as funções do Estado e o investimento público, aliviar a carga sobre os trabalhadores e as micro e pequenas empresas, rompendo simultaneamente com o favorecimento à banca, aos grupos económicos e à especulação financeira, eis, em síntese, as traves mestras da política fiscal alternativa preconizada pelo PCP.

Saúde de mal a pior

O PCP voltou a denunciar o ataque brutal do Governo contra o SNS, advertindo que essa ofensiva tem repercussões terríveis sobre a vida das pessoas, que vêem de forma crescente ser posto em causa o seu direito à saúde.

Pela Escola Pública

Foi recentemente chumbado pela maioria PSD/CDS-PP um projecto de resolução do PCP pugnando pelo cumprimento da Lei de Bases do...

Apure-se tudo!

No próprio dia em que foi empossada a comissão parlamentar de inquérito à...

Injustiças permanecem

Foram aprovados na generalidade, baixando à comissão, três diplomas do Governo visando, um, a revisão do regime...

Mantêm-se dúvidas e suspeições

O PCP continua a considerar insuficientes os esclarecimentos do primeiro-ministro sobre os rendimentos que auferiu no período em que...

Pesar pela morte de Elwali

A Assembleia da República aprovou na sexta-feira, 10, um voto de pesar proposto pelo PCP pela morte, no passado dia 28 de Setembro, do...

Regime laboral das amas

A maioria PSD/CDS-PP aprovou uma autorização legislativa para que o Governo defina os termos e as condições do...
Nacional

Prejuízo para alunos e pais

Os vereadores da CDU na Câmara de Odivelas identificaram um conjunto de problemas relacionados com a abertura do ano lectivo, que contraria o discurso «cor-de-rosa» da presidente da autarquia.

Em defesa da Ciência

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) lançou uma campanha «Em defesa...

Dia Mundial do Idoso

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI assinalou a comemoração do Dia...

9.º Congresso do MDM

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai realizar no dia 25 de Outubro, no Fórum Lisboa, a partir das 9 horas, o seu...
Europa

A gota de água

Um protesto massivo contra a austeridade teve lugar, dia 11, em Dublin, capital da Irlanda. A polícia contou 30 mil manifestantes, os organizadores falam em cem mil.

Parar o genocídio

Dezenas de milhares de curdos manifestaram-se, dia 11, em França e na Alemanha contra a agressão das hordas terroristas à região de Koboné, na Síria.

Protesto contra o TTIP

Milhares de pessoas participaram, dia 11, um pouco por toda a Europa, na jornada de acção contra o acordo de livre...
Internacional

Evo Morales reeleito na Bolívia

Evo Morales foi reeleito este domingo, 12, presidente da Bolívia e o Movimento para o Socialismo (MAS) venceu as legislativas conquistando a maioria dos lugares no Parlamento nacional.

Vitória da soberania

O tribunal Internacional de Arbitragem decretou que a Venezuela pague à Exxon Mobil 1591 milhões de dólares de indemnização pela nacionalização dos seus activos. A multinacional reclamava 20 mil milhões de dólares.

Russos contra a impunidade

A descoberta, o mês passado, de uma série de valas comuns clandestinas na periferia de Donetsk, com dezenas de corpos de pessoas...

25 minutos escravo

O centro de distribuição da Amazon no Nevada onde Jesse Busk e Laurie Castro trabalham tem o tamanho de 28 estádios de...

Negociações prosseguem

O embaixador permanente do Irão junto do Organismo Internacional da Energia Atómica (OIEA) reiterou no final da semana passada o...
Temas

Combater a pobreza

Comemora-se amanhã, 17 de Outubro, mais um dia internacional pela erradicação da pobreza, num quadro em que a situação no nosso País, nos países da União Europeia e genericamente em todo o Mundo, o flagelo das desigualdades sociais, da pobreza, e da exclusão social atingem proporções indignas e aviltantes, tocando irremediavelmente na dignidade humana, carecendo urgentemente dum firme combate e uma efetiva erradicação.

Argumentos
TVisto

Chamaram-lhe terramoto

Ao escândalo Espírito Santo, essa gigantesca operação de pilhagem que ameaça deixar a mítica aventura...
Aconteceu

BES aumenta dívida pública

A Comissão Europeia reviu em alta a estimativa de dívida pública portuguesa para este ano para os 131,3 por cento do...

Campeões no hóquei

A selecção portuguesa conquistou, dia 11, o campeonato europeu de hóquei em patins de sub-20, ao derrotar a...

NYT pede fim do bloqueio a Cuba

O jornal norte-americano The New York Times pediu ao presidente Barack Obama que «reflicta seriamente» sobre Cuba para...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira,...

A semana em resumo

Frases

“A história da PT há de ser devidamente contada, mas não é por...