PCP
Um direito de todos
Não é novo o ataque ao sistema público de Segurança Social enquanto direito fundamental à protecção social de todos os portugueses face à falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho. Um sistema que só foi possível edificar com a Revolução de Abril e que se traduziu no alargamento do seu âmbito de cobertura e, consequentemente, do universo de trabalhadores e população abrangida, e no seu carácter universal e solidário.
Actual
Cegueira ensaiada
Actual
Aquilo de que o País precisa
Actual
Macarthismo
Crónica Internacional
O caminho da luta
A talhe de foice
De Talma
Pública, universal e solidária
O PCP rejeita as manobras do Governo para atacar reformas e prestações sociais e destruir o sistema de Segurança Social, reafirmando a sua defesa de um sistema público, universal e solidário que garanta a protecção social de todos os portugueses.
Nunca mais!
A 1 de Setembro de 1939, as tropas nazis invadiram a Polónia. Dois dias depois, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha, dando início à Segunda Guerra Mundial. Quando, em Maio de 1945, se dá a capitulação alemã às mãos do Exército Vermelho (a capitulação japonesa ocorre em Agosto do mesmo ano), terminou aquele que foi o mais brutal conflito militar que a humanidade já conheceu: 50 milhões de mortos, um incontável número de feridos, estropiados e traumatizados, milhares de vilas e cidades arrasadas, destruições incalculáveis na economia e nas riquezas naturais de numerosos países – tal foi o preço que custou a derrota do nazifascismo. A União Soviética pagou a maior parte.
A dívida em dossier
No novo dossier, divulgado na semana passada pelo PCP, mostra-se como é a usura financeira que hoje faz aumentar a dívida e como o actual Governo não estancou a sangria, mesmo declarando preocupação com o nível do escândalo.
Acabar com a política da mentira
O PCP vai propor que se crie uma Comissão de Inquérito Parlamentar para que o Governo e o Banco de Portugal esclareçam as muitas questões e responsabilidades por apurar no âmbito do caso BES/GES.
Há alternativa a este rumo
Jerónimo de Sousa afirmou este fim-de-semana, em almoços-convívio nos concelhos de Avis e Vila Franca de Xira, que o PCP está em condições de assumir todas as responsabilidades, incluindo as governativas.
Mitos e responsáveis na STCP
Situação agrava-se
Nova edição de O Militante
Hotelaria pode pagar
Os sindicatos da Fesaht/CGTP-IN na hotelaria e restauração realizaram várias acções públicas de protesto junto a estabelecimentos do sector, exigindo aumentos salariais que as associações patronais recusam negociar.
Mobilizados pela saúde
A luta pela contratação de mais enfermeiros e por melhores condições para o Serviço Nacional de Saúde alargou-se a outros profissionais e teve ampla solidariedade em Lisboa, no Montijo, no Barreiro, no Algarve e em Santarém.
Carteiros exigem condições
Vitória na Carris
Fenprof critica vinculação
Pressa ilegal
A luta será a resposta <br>dos estudantes
Intensificando o ataque às conquistas de Abril, o Governo quer cortar 14 milhões de euros nas verbas atribuídas ao Ensino Superior no Orçamento do Estado do próximo ano.
Gestão CDU pede meças
Numa carta aberta, Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, critica a Federação Distrital de Setúbal do PS que «melhor faria em olhar para a própria casa» do que acusar, descaradamente e sem razão, as autarquias geridas pela CDU.
O 25 de Abril e o Poder Local Democrático
Queixas aumentam
Inverter o rumo de declínio
Travessia para a morte
Mais de 250 pessoas morreram, dia 22, junto à costa da Líbia na sequência do naufrágio da embarcação em madeira que se dirigia para Itália.
Hollande fragilizado
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, apresentou, na segunda-feira, 25, a demissão do seu governo. O presidente Hollande encarregou-o de formar outro.
Merkel apupada na Galiza
A PAC e o fim das quotas leiteiras
Acção global
O Conselho Mundial da Paz (CMP) convocou, para o próximo sábado, 30, um protesto global em defesa da paz e pelo dissolução do bloco militar imperialista. Em Portugal, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) realiza, amanhã, um acto público.
EUA preparam bombardeamentos
O governo norte-americano admite a realização de ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) na Síria ao arrepio das autoridades do país, confirmando que o avanço dos jihadistas serviu os interesses imperialistas na região.
Liquidação total
Israel reitera que os bombardeamentos contra a Faixa de Gaza vão continuar, confirmando que o propósito da ofensiva, retomada em força há cerca de uma semana, é a liquidação e expulsão dos palestinianos do território.
Conflito internacionalizado
Concretizar a paz
Como a sombra do punhal
Um Livro por Mês
Uma Experiência de Vida<br> e Resistência
Sociedade
A estátua de Carmona <br>e as saudades do antigamente
TVisto
A velha arma
Mostra da luta <br>dos trabalhadores e dos povos contra a exploração
No Espaço Internacional estarão representados partidos comunistas e as forças progressistas que, um pouco por todo o mundo, com os trabalhadores e os seus povos, resistem e lutam pelos seus direitos, contra a agressão externa, pela soberania, a liberdade e a democracia, pela melhoria das suas condições de vida, por transformações antimonopolistas e anticapitalistas, por processos de construção de sociedades sem exploração e opressão, por sociedades socialistas.