CIMAC organiza Conferência em Évora

O 25 de Abril e o Poder Local Democrático

No dia 10 de Outubro realiza-se em Évora, no Palácio D. Manuel, a Conferência «O 25 de Abril e o Poder Local Democrático», de âmbito nacional, organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
Em declarações à Lusa, Hortênsia Menino, presidente da CIMAC, explicou que o encontro está integrado num conjunto de iniciativas que a Comunidade Intermunicipal vai promover, ainda este ano, para assinalar os 40 anos da Revolução dos Cravos.
«O objectivo da Conferência é valorizar aquilo que tem sido o trabalho desenvolvido pelo Poder Local no Alentejo Central, através da apresentação das memórias que marcaram a vida das populações», esclareceu.
O debate pretende também «reconhecer publicamente o valor que a intervenção autárquica tem tido no distrito e a profunda transformação que teve lugar», muito graças «ao contributo enorme» do Poder Local. «Vamos reflectir sobre questões que têm a ver com as áreas de intervenção das autarquias e avaliar o que são os desafios, as dificuldades e os constrangimentos de que o Poder Local está a ser alvo, neste momento», afirmou a também presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, sublinhando o facto de ao longo dos últimos 40 anos a intervenção dos municípios ter representado «um tempo de avanços e de progresso» para a maioria dos concelhos do distrito de Évora, visível «na criação de infra-estruturas e de equipamentos e no apoio ao momento associativo».

Ataque ao Poder Local

Hortência Menino alertou, de igual forma, para a «tentativa deliberada e assumida de alterar profundamente o Poder Local democrático». «Todas as medidas e legislações têm sido no sentido da retirada de autonomia, do estrangulamento financeiro, dos entraves burocráticos e administrativos à gestão corrente» das autarquias, o que está «a condicionar muito a capacidade de resposta e de resolução dos problemas da população», argumentou.
Estes são assuntos em foco na conferência nacional, aberta a todos os interessados mediante inscrição prévia, através da página da Internet www.cimac.pt/convida.
Pela natureza do tema em discussão, o encontro está vocacionado para eleitos do Poder Local, nomeadamente de câmaras e assembleias municipais, juntas e assembleias de freguesia, associações de municípios e comunidades intermunicipais.
Técnicos da administração pública, estudantes, professores, dirigentes e outros profissionais da área também estão entre o público-alvo.
Além da conferência, a CIMAC, que integra os 14 municípios do distrito de Évora, pretende promover uma exposição, a edição de um livro e um concurso de serigrafia, ainda sem datas marcadas, sobre os 40 anos do 25 de Abril.




Mais artigos de: Nacional

A luta será a resposta <br>dos estudantes

Intensificando o ataque às conquistas de Abril, o Governo quer cortar 14 milhões de euros nas verbas atribuídas ao Ensino Superior no Orçamento do Estado do próximo ano.

Gestão CDU pede meças

Numa carta aberta, Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, critica a Federação Distrital de Setúbal do PS que «melhor faria em olhar para a própria casa» do que acusar, descaradamente e sem razão, as autarquias geridas pela CDU.

Queixas aumentam

A limpeza das vias e espaços públicos nas diferentes freguesias do concelho de Valongo têm sido alvo de bastantes reparos e críticas por parte das populações, com mais intensidade nos últimos meses. Esta questão tem suscitado diversas intervenções,...

Inverter o rumo de declínio

A CDU entregou no dia 18, no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, a sua lista de candidatos concorrentes às eleições intercalares na União de Freguesias de Loboão, Gião, Louredo e Guisande, que se realizam a 28 de Setembro.Fiel ao compromisso de sempre, em defesa das...