Editorial

A LUTA ORGANIZADA DAS MASSAS

A realidade do nosso País mostra-nos, todos os dias, que o desenvolvimento e intensificação da luta organizada das massas...
Opinião
A talhe de foice

O choque

Já conhecíamos muitos choques, desde o choque térmico ao choque de gerações, sem esquecer os carrinhos de...
PCP

Partido patriótico e internacionalista

O 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários realiza-se de 8 a 10 de Novembro, em Portugal. O PCP tem participado e dado particular atenção a este processo multilateral de cooperação que reúne regularmente um conjunto de partidos comunistas e operários oriundos dos cinco continentes e que tem possibilitado, independentemente de insuficiências e dificuldades, um melhor conhecimento mútuo e uma ampla troca de opiniões sobre aspectos da situação internacional.


Actual

A linha vermelha

Quando Paulo Portas se demitiu irrevogavelmente do Governo, os cortes nas reformas e nas pensões eram a «linha vermelha»...
Actual

Todos às pontes!

Estávamos a escrever umas linhas sobre as insultuosas declarações de Durão Barroso durante um encontro de...
Actual

Sem surpresas!

Eles mentem. Eles roubam. Eles violam a lei. Eles matam. E não temos porque ficar surpreendidos, quanto muito indignados, uma e outra...
Crónica Internacional

Giap<br>- memória do Vietname

Faleceu Vo Nguyen Giap, o célebre General vietnamita, grande estratega da guerra popular de libertação. O seu nome...
Em Foco

Temos Partido para a luta<br>e saída para a crise

Na primeira iniciativa pública após as eleições autárquicas, no Seixal, Jerónimo de Sousa partiu dos resultados alcançados pela CDU, a «força que alimentou a esperança» numa «batalha contra a corrente», para realçar as reais potencialidades de reforço do Partido e de conquista de amplas massas populares para a construção da alternativa capaz de concretizar uma política patriótica e de esquerda.

Marcha nas pontes por Abril

Para sábado, 19 de Outubro, a CGTP-IN convocou uma grande acção de luta, de âmbito nacional, «pelo emprego com direitos e o aumento dos salários, pela defesa das funções sociais do Estado e a melhoria dos serviços públicos, pelo aumento da produção e criação de riqueza, pela demissão do Governo e convocação de eleições antecipadas, devolvendo ao povo o poder de decidir sobre o seu presente e futuro, viabilizando uma política alternativa que valorize o trabalho e dignifique os trabalhadores, uma política de esquerda e soberana, rumo a um Portugal solidário e de progresso».

PCP

Vitória da coerência e da verdade

Na sequência da expressiva vitória eleitoral do passado dia 29, as organizações do PCP aos mais diversos níveis estão a analisar os resultados alcançados pela CDU.

Direito à propaganda é inviolável

O Tribunal Constitucional declarou inconstitucional a proibição da livre colocação de propaganda política em vigor na cidade do Porto. Trata-se, para o PCP, de uma vitória de todos os democratas.

Ganha o capital, perde o País

O PCP não está surpreendido com a fusão da PT com a OI. Num comunicado do seu Gabinete de Imprensa, emitido no dia 2, o...
Trabalhadores

Revolta no 5 de Outubro

Com recurso à greve ou em iniciativas públicas, a CGTP-IN e os trabalhadores fizeram do segundo feriado roubado, este ano, uma jornada de forte luta contra a política que tira do trabalho para dar ao capital.

Nada melhora com 40 horas

Sindicatos e trabalhadores fazem-se ouvir contra o aumento do horário de trabalho na Administração Pública, medida que não beneficia o pessoal nem os utentes.

Sindicatos e trabalhadores fazem-se ouvir contra o aumento do horário de trabalho na Administração Pública, medida que não beneficia o pessoal nem os utentes.

A destruição de emprego<br>da construção civil<br>às forças armadas

A campanha em torno do aumento conjuntural de 1,1% da economia no decurso do 2.º trimestre de 2013, comparativamente ao trimestre anterior, serviu de biombo para esconder a tragédia social do último ano, designadamente quanto à questão da destruição de emprego e às suas gravosas consequências.

Festa dos 43 anos em luta

A celebração do 43.º aniversário da CGTP-IN, no dia 1 de Outubro, inseriu-se no intenso quadro de...

Enfermeiros em greve

Os sindicatos dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN) e da Região Autónoma da Madeira (SERAM) anunciaram que, de 15 a 22 de...
Assembleia da República

Só a Banca tem motivo para sorrir

Passos Coelho foi sexta-feira passada à AR regozijar-se com os resultados das mais recentes avaliações da troika. «Bem sucedidas», assim as avaliou. Para Jerónimo de Sousa, tudo não passou de uma tentativa de «esconder a verdade aos portugueses».

Vitória da confiança sobre o conformismo

Mais votos, mais maiorias e mais mandatos em câmaras municipais, assembleias municipais e assembleias de freguesia, assim se contabiliza a «inegável, expressiva e encorajadora vitória eleitoral» da CDU.

Vender ilusões

«Crescimento do desemprego, empobrecimento acelerado, mais austeridade». Eis, em síntese, o que os portugueses podem...

Só ter olhos para os grandes

A maioria PSD/CDS-PP chumbou cinco iniciativas legislativas do PCP contendo medidas concretas de apoio às micro, pequenas e...
Nacional

O roubo continua

O Governo anunciou mais um corte nos rendimentos dos reformados, que incidirá sobre as pensões de sobrevivência, tanto da Caixa Geral de Aposentações como da Segurança Social, reduzindo os magros rendimentos dos viúvos, filhos menores e outros.

Política de segregação

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD), a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) e a Federação Nacional dos Professores estão a preparar uma queixa conjunta, a apresentar à UNESCO e à OIT, no início do 2.º período lectivo, caso não haja alteração da grave situação que se vive actualmente na Educação Especial.

Só pública a água é de todos!

No Dia Nacional da Água, que se assinalou a 1 de Outubro, a Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal (AIA) e os municípios que a integram alertaram para o facto de, no último ano, o Governo ter adensado o seu ataque ao Poder Local democrático e aos serviços públicos, com vista à privatização da água e do saneamento.

Abril é o futuro

Mais de 500 pessoas participaram, sábado, num espectáculo de homenagem a José Carlos Ary dos Santos, que teve lugar na «A Voz do Operário», em Lisboa.

Bravos sargentos de 1910

Os «nove bravos sargentos da Rotunda» – como lhes chamou o líder da revolta militar, António Machado dos...
Europa

Combater a barbárie

Milhares de trabalhadores, jovens, desempregados e pensionistas participaram, no sábado, 5, nas manifestações promovidas pela PAME em Atenas e várias outras cidades da Grécia.

Maré de indignação

Seis dias após a investida policial contra a associação Herrira, uma maré azul inundou as ruas de Bilbau, no sábado, 5, reclamando uma solução democrática para o conflito.

Hungria persegue os sem abrigo

A maioria de direita que controla o parlamento húngaro aprovou recentemente uma lei, proposta pelo governo de Viktor Orban, que permite...

Maioria rejeita cortes

Mais de 60 por cento dos inquiridos nos diferentes países da União Europeia discordam das políticas de austeridade como...
Internacional

Exemplo que perdura

Um «patriota» e um «comunista ardente» cujo contributo e exemplo revolucionários perdurarão na memória dos povos, destacou o Secretariado do CC do PCP nas condolências enviadas ao Comité Central do Partido Comunista do Vietname a propósito da morte de Vo Nguyen Giap, no passado dia 4.

Luta prossegue no têxtil

Milhares de operários foram obrigados a regressar ao trabalho após cinco dias de greve e manifestações no Bangladeche, entre 20 e 25 de Setembro, em defesa de um aumento salarial para 74 euros.

PCP presente

O PCP participou no Encontro de Partidos Comunistas da Europa, promovido pelo Partido Comunista da Grécia, no passado dia 30 de...

Manobras imperialistas

A presença de um porta-aviões nuclear norte-americano nos exercícios militares conjuntos que EUA, Japão e Coreia...
Temas

Da revolução à guerra civil, da guerra civil à NEP (1)

A NEP (Nova Política Económica – em russo, ‘Novaia Ekonomitcheskaia Politika’, 1921-1928) foi a resposta de Lénine às condições atrozes em que a Rússia soviética emergiu da guerra civil. Para revitalizar a vida económica, em ruínas, o dirigente supremo da nova Rússia restabeleceu a liberdade do comércio interno e a livre circulação dos diversos produtos. A moeda russa foi estabilizada. E entrou-se no difícil mas fundamental campo da industrialização e da electrificação. A NEP, contudo, tinha inimigos. Alguns, seguindo a linha política de Lev Trotsky, partiam do princípio de que se abandonava a estrada do socialismo. Outros, como Staline, trabalhavam para que fosse levada à prática uma política mais revolucionária, a dos planos quinquenais e da colectivização avançando-se, decisivamente, para o socialismo real.

Operação de engano e manipulação<br> da opinião pública

A conferência de imprensa realizada por Paulo Portas e pela ministra das Finanças Maria Luísa Albuquerque, em 3-10-2013, após a 8.ª e 9.ª avaliações da troika, foi uma autêntica repetição da conferência dada por Sócrates e Teixeira dos Santos quando, em 11 de Maio de 2011, assinaram o «Memorando de entendimento» também com a troika: – falaram daquilo que não tinham negociado com a troika, e esconderam aos portugueses tudo aquilo que tinham aceite.

Argumentos
TVisto

A reportagem desaparecida

Como é habitual, espreitei com a antecedência adequada a programação da RTP1 para domingo, dia 6: lá estava...
Aconteceu

O euro, a crise e a dívida

Entre 1999 e 2012, a dívida pública portuguesa aumentou 72 pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que o maior...

Emigrantes no desemprego

Vinte mil portugueses estavam desempregados em Espanha no final do primeiro semestre do ano, o que representa cerca de 28,8 por cento da...

CT Vitória abriu ao público

No passado fim-de-semana, o Centro de Trabalho Vitória recebeu váriascentenas de visitas que procuraram conhecer um dos...

Falece ex-Pantera Negra

Herman Wallace, um ex-Pantera Negra que passou 40 anos na prisão, por um crime que sempre negou ter cometido, faleceu na sexta-feira,...

Duplo CD de Lopes-Graça

O duplo CD, «Canto de Amor e Morte», que reúne a música integral de Lopes-Graça para quarteto de cordas e...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 13  ...

A semana em resumo

Frases

“Continuação da crise europeia pode levar ao declínio dos...