Festa dos 43 anos em luta
A celebração do 43.º aniversário da CGTP-IN, no dia 1 de Outubro, inseriu-se no intenso quadro de mobilização e luta em que está empenhado o movimento sindical unitário, com destaque para as «Pontes por Abril», a 19 de Outubro, e foi positivamente marcada pelos resultados das eleições de 29 de Setembro. Neste «dia de esclarecimento e mobilização nos locais de trabalho», a Intersindical lançou uma brochura, reproduzindo a intervenção de Álvaro Cunhal no 25.º aniversário da central, iniciativa editorial inserida nas comemorações do centenário do dirigente comunista.
A União dos Sindicatos de Lisboa realizou, no dia 1, na Casa do Alentejo, um jantar comemorativo, que contou com a participação de mais de 250 pessoas. Antes de aqui intervir, o Secretário-geral, Arménio Carlos, tinha estado já em contactos e plenários com trabalhadores da Carris, na Pontinha, e da EMEF, no Entroncamento. A CGTP-IN destacou ainda, das várias acções agendadas, plenários distritais em Viana do Castelo e em Castelo Branco, e um jantar em Faro.
No dia 3, a União dos Sindicatos de Setúbal realizou um almoço comemorativo, na Baixa da Banheira, durante o qual Arménio Carlos notou que a luta dos trabalhadores e das populações teve um significado especial nos resultados das eleições autárquicas, que constituíram uma estrondosa derrota do Governo PSD/CDS, salientando que também os resultados eleitorais deram mais força e mais confiança à luta dos trabalhadores.
Em Coimbra, no dia 4, o aniversário foi assinalado com uma «Conferência contra o Empobrecimento» do distrito. A iniciativa decorreu durante a tarde, na Casa Municipal da Cultura, com intervenções de Tiago Cunha e Eugénio Rosa, economistas do Gabinete de Estudos da CGTP-IN. O Secretário-geral encerrou os trabalhos. Seguiu-se um jantar de confraternização, com exibição do filme alusivo à história da central.