A actualidade do pensamento e acção de Álvaro Cunhal
Integrado nas comemorações do centenário de Álvaro Cunhal, realiza-se, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos próximos dias 26 e 27 de Outubro, o Congresso «Álvaro Cunhal, o Projecto Comunista, Portugal e o Mundo de Hoje».
Os objectivos
O Congresso será consagrado ao estudo do pensamento e acção de Álvaro Cunhal, importante legado que marcou o projecto comunista e as formas concretas que veio a assumir em Portugal, que influenciou decisivamente a sociedade portuguesa, teve significativo impacto internacional e assume uma grande importância na resposta às exigentes questões da actualidade.
Os destinatários
São naturais destinatários deste Congresso todos aqueles que, com a obra de Álvaro Cunhal, entendem poder aprofundar a reflexão sobre a história contemporânea de Portugal, sobre o PCP e os comunistas portugueses; os militantes que vêm falar da própria experiência, do que aprenderam e descobriram ao ler Álvaro Cunhal, e nos dirão também em que é que é a sua experiência de vida, de trabalho e de luta é iluminada pela experiência deste estudo; e ainda todos aqueles que, preocupados com Portugal e o mundo de hoje, querem abrir os caminhos do futuro.
Os temas
Em cada um dos dois dias serão desenvolvidos, sob diferentes ângulos e perspectivas, dois grandes eixos temáticos. Assim, no sábado, dia 26 de Outubro, serão tratados os temas:
1. O homem, o Comunista, o Intelectual e o Artista
A relação dialéctica entre Álvaro Cunhal e o Partido Comunista Português; a natureza da opção e da causa a que entregou a sua vida; uma concepção e prática políticas e uma arte ao serviço da transformação do mundo.
2. Democracia e Socialismo
A correlação entre democracia e socialismo; o combate de Álvaro Cunhal pela liberdade e pela democracia como parte integrante da sua luta pelo socialismo e o comunismo; Álvaro Cunhal, militante e dirigente comunista, como estratega da revolução democrática e nacional, a matriz que orientará o processo da Revolução Portuguesa de Abril que nos permite compreender e explicar os seus valores, êxitos, derrotas, assim como a sua descrição como revolução «inacabada»; a dinâmica da revolução portuguesa, no desenvolvimento das contradições que caracterizam a sociedade portuguesa, ao longo das últimas décadas e a saída para a crise actual pela projecção dos valores de Abril no futuro de Portugal; a unidade entre uma política patriótica e de esquerda e entre a democracia avançada e a revolução socialista.
No domingo, dia 27 de Outubro, serão tratados os temas:
3. O Processo de Transformação Social. O Partido e as Massas
O contributo de Álvaro Cunhal na configuração de uma sociedade nova e particularmente na definição do objectivo, do projecto e do processo concreto de transformação social; o processo de transformação social, o seu desenvolvimento, as forças que no plano social e no plano político nele intervêm e são capazes de o concretizar; A classe operária, os trabalhadores, as massas populares, a grande força de transformação; as alianças sociais correspondentes à etapa actual e às mudanças que se colocam; os partidos políticos expressão de interesses de classe; as mistificações sobre conteúdos de classe dos partidos e de outras formas de organização e intervenção política; as alianças sociais e a sua expressão em alianças políticas; a luta de massas motor de transformação social; as diferentes formas de intervenção; a organização como elemento fundamental; a identidade comunista, as características fundamentais de um Partido Comunista no mundo de hoje; o trabalho individual e o trabalho colectivo, o grande colectivo partidário; o Partido com Paredes de Vidro.
4. O Capitalismo: os seus limites e o Socialismo como alternativa
O contributo de Álvaro Cunhal para a análise da formação, evolução e o desenvolvimento do capitalismo em Portugal e no mundo; os traços dominantes da sua base económica; a relação entre infra-estrutura e super-estrutura; as suas contradições e os seus limites; o determinante papel da classe operária e da luta de massas como expressão da luta de classes na superação revolucionária do capitalismo pelo socialismo; Álvaro Cunhal e os comunistas portugueses: patriotismo e internacionalismo; o nacional e o internacional, o global e o local na luta de classes; o aprofundamento da crise estrutural do capitalismo, o seu desenvolvimento, as suas manifestações, os perigos que representa; a integração capitalista europeia e a crise; a resistência e a alternativa; a frente anti-imperialista, o movimento comunista e revolucionário internacional; a necessidade de profundas transformações antimonopolistas e anti-imperialistas; a alternativa do socialismo.
Algumas questões de organização
e funcionamento
As inscrições para o congresso devem fazer-se (impreterivelmente) até ao dia 15 de Outubro. Podem ser preenchidas e enviadas para a Comissão Organizadora do Congresso «Álvaro Cunhal, o Projecto Comunista, Portugal e o Mundo de Hoje» (Rua Soeiro Pereira Gomes, 3 1600-196 Lisboa) ou preenchidas na página da Internet em: www.alvarocunhal.pcp.pt/congresso.
O Congresso realizar-se-á em quatro sessões e terá o seguinte programa:
Começa com as saudações de abertura, às 9h30 do primeiro dia, sábado 26 de Outubro, seguindo-se a primeira sessão, entre as 10h00 e as 13h00, sobre o tema «O homem, o comunista, o intelectual e o artista». Depois do intervalo do almoço, decorrerá a segunda sessão, entre as 15h00 e as 18h00, sobre o tema «Democracia e Socialismo».
No segundo dia, domingo, dia 27 de Outubro, o Congresso recomeçará com a terceira sessão sobre «O processo de transformação social, o Partido e as massas, das 10h00 às 13h00. Após o almoço, às 14h30, iniciar-se-á a quarta sessão sobre o tema «O capitalismo: os seus limites e o socialismo como alternativa». O Congresso terminará às 18h00 do segundo dia.
A entrada no Congresso é livre mas pressupõe uma inscrição prévia (até 15 de Outubro). Os que desejem intervir no debate deverão indicá-lo na ficha de inscrição e terão como tempo de intervenção cinco minutos. No entanto, no decorrer dos trabalhos do Congresso, os interessados em intervir deverão preencher uma ficha própria para uso da palavra. A possibilidade de intervir no debate fica condicionada pelo número de oradores que se venham a inscrever. As intervenções de apresentação e lançamento do debate em torno de cada tema terão um tempo mais alargado.
No local, funcionarão serviços de apoio aos participantes no Congresso (bar, banca com obras de Álvaro Cunhal).
Horário do Congresso
1.º Dia (Sábado – 26 de Outubro)
09h30-10h00
Abertura do Congresso - saudações de abertura
10h00-13h30
O Homem, o Comunista, o intelectual, o artista
1) Álvaro Cunhal e o partido: uma relação dialética
2) Uma causa, uma opção, uma vida
3) A arte, o artista e a sociedade: transformar o mundo
13h30-15h00
Intervalo para almoço
15h00-18h00
Democracia e socialismo
1) A revolução democrática e nacional, o rumo da vitória
2) A revolução portuguesa : os valores de Abril no futuro de Portugal
3) Uma política patriótica e de esquerda, a democracia avançada e a revolução socialista
2.º Dia (Domingo – 27 de Outubro)
10h00-13h00
O Processo de Transformação Social, o Partido e as massas
1) O Partido com paredes de vidro, o grande colectivo partidário, as características fundamentais de um partido comunista
2) A classe operária e os trabalhadores, alianças sociais e alianças políticas
3) A luta de massas motor da transformação social
13h00-14h30
Intervalo para almoço
14h30-18h00
O Capitalismo: os seus limites e o socialismo como alternativa
1) Álvaro Cunhal, patriotismo e internacionalismo: o nacional e o internacional na luta de classes
2) O aprofundamento da crise estrutural do capitalismo e a integração capitalista europeia
3) A luta anti-imperialista e a alternativa do socialismo