Editorial

FAZER DO VOTO UMA ARMA DE LUTA

Um balanço sumário do trabalho desenvolvido pelos activistas da CDU na campanha eleitoral – que está quase a chegar...
Opinião
A talhe de foice

O ano de quem?

Um spot publicitário ouvido segunda-feira pela manhã na Antena 1 lembrou-me que está a decorrer o Ano Europeu dos...
Actual

Dias negros

A passada segunda-feira era o dia em que o Governo tinha jurado a pés juntos que Portugal «ia regressar aos mercados». Mas...
Actual

Bloco 4, 3.º esquerdo

Boa tarde, somos da CDU e estamos aqui para dar a conhecer os nossos candidatos e as nossas propostas. Foi com estas palavras que se iniciou o...
Actual

Os salta-pocinhas

Não sabemos quantos são, mas sabemos que são sempre os mesmos. Vivem numa azáfama constante transitando dos...
Crónica Internacional

Instigação ao terror

O Paquistão voltou a exigir o fim dos ataques com drones perpetrados pelos EUA. Em nota enviada ao CS da ONU na semana passada,...
Em Foco

Um voto de luta e de construção do futuro

O voto na CDU nas eleições autárquicas de domingo é a mais sólida garantia de ter nos concelhos e freguesias eleitos que trabalham em prol do desenvolvimento e da qualidade de vida das populações. Mas é também uma forma de dar mais força à luta do povo contra a política das troikas, apoiando e reforçando aqueles que mais consequentemente a combatem. 

Obra feita é garante de futuro

Um vibrante comício com a presença de cerca de mil pessoas na histórica Academia Almadense fechou com chave de ouro as acções de campanha da CDU realizadas sábado, 21, com a presença de Jerónimo de Sousa em terras da Margem Sul.

Confirmar nas urnas a força da CDU

Jerónimo de Sousa terminou no Barreiro, quinta-feira, 19, uma jornada de campanha que começou em Almada, prosseguiu com um almoço em Palmela, contactos com trabalhadores da Lisnave, em Setúbal, e um encontro com a população do Montijo.

Mudar Sintra com a CDU

Em ambiente de grande entusiasmo e determinação, Jerónimo de Sousa foi recebido, anteontem,...

O voto da verdade

Com a CDU, o processo de privatização da água em curso no concelho de Odivelas será revertido, reafirmou-se anteontem no comício que encheu o Pavilhão Polivalente. 

Com a luta das mulheres

No Jardim da Estrela, dia 15, para um piquenique, reuniram-se dezenas de candidatas e apoiantes da CDU de Lisboa. Numa breve...

Travar o caminho de desastre através do voto

Jerónimo de Sousa esteve, sexta-feira, em Grândola, Sines, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém, concelhos onde a CDU tem como objectivo reforçar e reconquistar os órgãos autárquicos.

Política para o povo

Mais de 250 pessoas participaram, dia 18, no Centro Cultural de Gáfete, num jantar de candidatos, activistas e apoiantes das listas da CDU aos órgãos autárquicos dos concelhos do Crato e de Niza. Nesta iniciativa, Jerónimo de Sousa alertou para as consequências da privatização dos CTT.

Penalizar os partidos da troika

Cresce, a cada dia que passa, a onda de apoio à CDU. No domingo, Jerónimo de Sousa, em campanha pelos distrito de Beja e de Évora, comprovou este entusiasmo que se estende a todo o País.

A CDU está a crescer

Jerónimo de Sousa esteve segunda-feira nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, e participou em iniciativas que confirmam que a CDU está a crescer e que é uma grande força de massas, nas grandes cidades e nas de média dimensão, nos centros urbanos e nos subúrbios das maiores metrópoles nacionais.

Trabalhadores com a CDU

Cerca de duas centenas de trabalhadores do sector dos transportes subscreveram um apelo ao voto na CDU «em todos os concelhos e...

Vencer na Marinha Grande

Em ambiente de festa, mas também de confiança, mais de 300 pessoas participaram, anteontem, na Marinha Grande, num jantar da CDU que contou com as intervenções de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e de Vítor Pereira, cabeça-de-lista à Câmara Municipal.

Apoio cresce em Loures

O primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, participou anteontem ao...
PCP

PCP denuncia ataque à escola pública

O Grupo Parlamentar do PCP tem divulgado insistentemente, na AR, múltiplas situações que, neste início de ano lectivo, reflectem o ataque à escola pública.

Trabalhadores

Nas ruas e nas urnas

O movimento sindical unitário empenha-se numa forte mobilização dos trabalhadores para a jornada nacional, a 19 de Outubro, mas as lutas não param e deverão ter consequências nas opções de voto, este domingo.

Resultados da luta

A Scotturb foi obrigada a readmitir um dos trabalhadores que despediu, num contexto de repressão em que...

Frente Comum exige mais 3,7

A proposta reivindicativa para 2014, aprovada anteontem na cimeira da Frente Comum de Sindicatos da Administração...
Assembleia da República

Novos golpes na Escola Pública

Um panorama preocupante marca o início do ano lectivo. Para o PCP, é a Escola Pública de qualidade para todos que está a ser posta em causa, esse pilar do regime democrático saído do 25 de Abril.

Maioria vira a cara ao problema

O voto contra do PSD e do CDS-PP inviabilizou o projecto de lei do PCP (outro do BE sobre a mesma matéria teve igual destino) que...

Agravar a precariedade

«Mais um grande favor aos patrões», assim definiu a deputada comunista Rita Rato o diploma do Governo que permite a...
Nacional

Causa actual e premente

A assinalar o Dia Internacional da Paz, instituído pela ONU – 21 de Setembro –, o Conselho Português para a Paz e Cooperação publicou uma saudação a todos os activistas e ao movimento da paz, em Portugal e no Mundo.

Homenagem a Ary dos Santos

A Associação Conquistas da Revolução leva a cabo, no dia 5 de Outubro, às 16 horas, na Voz do...
Europa

Instrumento do grande capital

Dois ataques de bandos nazis provocaram uma vaga de protestos na Grécia contra as acções da «Aurora Dourada», cujas ligações ao grande capital são cada vez mais evidentes.

Merkel perde aliado

Os democratas-cristãos liderados pela chanceler Angela Merkel venceram, no domingo, 22, sem maioria absoluta, as legislativas na Alemanha, tendo perdido o seu aliado liberal.

Hamburgo municipaliza energia

A população de Hamburgo, segunda cidade da Alemanha, votou no domingo, 22, a favor da municipalização das redes de...

Mel livre de OGM

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, defendeu, dia 12, na Comissão do Ambiente, Saúde Pública e...

Eleições e manipulações

Nos círculos ideológicos ligados aos interesses que dominam hoje o nosso País e a União Europeia (UE) há...
Internacional

EUA cercados <br>pela diplomacia mundial

A abertura da 68.ª Assembleia Geral das Nações Unidas ficou marcada pelo discurso da presidente brasileira Dilma Roussef condenando com veemência a rede global de espionagem norte-americana e exigindo a partilha do controlo multilateral da rede de Internet por forma a garantir a protecção de dados.

Temas

A verdade sobre <br>a Caixa Geral de Aposentações

O Governo lançou uma campanha de mentiras, propagandeada pela comunicação social do costume, destinada a justificar a continuação do progressivo roubo aos aposentados/reformados e pensionistas da CGA. Em tal campanha arrastam os seus apaniguados «comentadores» e ditos «especialistas» e afastam ou impedem a voz de todos quantos possam ter uma opinião diferente de modo a que resulte a inevitabilidade das medidas que com mais ou menos dose nos pretendem impor.

Do derrubamento de Mossadegh à ofensiva contra a Síria

Recordar os acontecimentos do Irão há 60 anos ajuda a compreender a atual estratégia dos EUA para o Médio Oriente. O discurso em que Obama anunciou que decidira bombardear a Síria inseriu-se numa política de dominação universal concebida no final da II Guerra Mundial.

Argumentos
TVisto

Duas escolhas

Como facilmente se entende, é necessário escolher para abordagem nestas colunas o assunto ou os assuntos que, entre todos os que...
Aconteceu

Educação é criadora de riqueza

Os resultados preliminares de um estudo promovido pela Unesco indicam que se todas as crianças tivessem a mesma oportunidade de acesso...

Faleceu o poeta Ramos Rosa

O poeta, ensaísta e tradutor António Ramos Rosa, faleceu, a segunda-feira, 23, com 88 anos, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP      Hoje,...

A semana em resumo

Frases

“Há uma hipocrisia institucional da parte do FMI.” (Marco António...