Domingo é na CDU

Um voto de luta e de construção do futuro

O voto na CDU nas elei­ções au­tár­quicas de do­mingo é a mais só­lida ga­rantia de ter nos con­ce­lhos e fre­gue­sias eleitos que tra­ba­lham em prol do de­sen­vol­vi­mento e da qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções. Mas é também uma forma de dar mais força à luta do povo contra a po­lí­tica das troikas, apoi­ando e re­for­çando aqueles que mais con­se­quen­te­mente a com­batem. 

O voto da CDU tem um duplo valor, local e na­ci­onal

Image 14219

Faltam poucas horas para o fim da cam­panha para as elei­ções au­tár­quicas do pró­ximo do­mingo. Em todo o País, e até ao úl­timo ins­tante, os can­di­datos e ac­ti­vistas da CDU es­tarão a fazer o que me­lhor sabem (e que têm feito nas úl­timas se­manas e meses): levar por di­ante uma cam­panha de mo­bi­li­zação e es­cla­re­ci­mento, con­tac­tando com as pes­soas, olhos nos olhos, ou­vindo as suas queixas e os seus an­seios, dando a co­nhecer pro­postas e so­lu­ções e afir­mando o pro­jecto da CDU, com­pro­vado em de­zenas de con­ce­lhos e fre­gue­sias com ele­vados ín­dices de qua­li­dade de vida.

De facto, como tem afir­mado Je­ró­nimo de Sousa nas múl­ti­plas ini­ci­a­tivas em que tem par­ti­ci­pado – e como cer­ta­mente dirá na­quelas em que mar­cará pre­sença até amanhã à noite –, o re­forço das po­si­ções da CDU, com mais votos e mais eleitos, sig­ni­fi­cará «mais ca­pa­ci­dade de re­so­lução dos pro­blemas lo­cais» e mais força à luta das po­pu­la­ções em de­fesa das suas fre­gue­sias, das suas es­colas e dos seus cen­tros e ser­viços de Saúde, alvos do mais feroz ataque desde os tempos do fas­cismo. Aliás, como também tem lem­brado o Se­cre­tário-geral do PCP, nas vá­rias ac­ções de luta re­a­li­zadas um pouco por todo o País em prol destes e de ou­tros ser­viços pú­blicos, são os can­di­datos e ac­ti­vistas da CDU, e não ou­tros, que as po­pu­la­ções en­con­tram ao seu lado. Como são os seus eleitos que, nos di­versos ór­gãos em que estão re­pre­sen­tados, as­sumem estas causas e as trans­formam em pro­postas e, tantas vezes, em so­lu­ções.

«Este é o mo­mento de co­locar o poder local em mãos se­guras, mas também de o de­fender en­quanto con­quista de Abril, fa­zendo eleger os seus mais firmes e de­ci­didos de­fen­sores – a CDU», afirmou Je­ró­nimo de Sousa, lem­brando que o brutal ataque que está em curso contra o poder local (pa­tente na as­fixia fi­nan­ceira e na li­qui­dação de fre­gue­sias) não são só as au­tar­quias e os eleitos a serem atin­gidos, mas so­bre­tudo as po­pu­la­ções e a sua qua­li­dade de vida. Este ataque ao poder local (mas também à edu­cação e à saúde pú­blicas) in­ten­si­ficou-se com a as­si­na­tura, pelo PS, PSD e CDS, do pacto de agressão, mas co­me­çara já antes, du­rante o go­verno do PS/​Só­crates. Por isso, alertou, «bem pode o PS, agora que se avi­zi­nham elei­ções, armar-se em força da opo­sição ao ac­tual Go­verno, quando de facto de­se­nhou e cau­ci­onou a ofen­siva em curso».

Mais força à luta

Se as elei­ções au­tár­quicas do pró­ximo do­mingo terão um evi­dente im­pacto local, não é menos ver­dade que, num mo­mento como aquele que o País atra­vessa, não dei­xarão de in­flu­en­ciar o curso do País. Nas di­versas ini­ci­a­tivas em que par­ti­cipou, Je­ró­nimo de Sousa in­sistiu nesta ideia re­al­çando que se o voto na CDU «serve para eleger ho­mens, mu­lheres e jo­vens de­di­cados à causa das po­pu­la­ções em cada fre­guesia e em cada con­celho, ao mesmo tempo serve para isolar os pro­ta­go­nistas da po­lí­tica de di­reita e dar força a uma exi­gência de mu­dança no País».

So­mando mais ra­zões às muitas que as po­pu­la­ções já têm para apoiar a CDU, Je­ró­nimo de Sousa ga­rantiu que esse é um voto que «vale a do­brar», que serve para re­forçar os que «não se re­signam, seja no poder local, seja no plano da in­ter­venção geral pe­rante um pro­grama de vi­o­lenta ex­plo­ração dos tra­ba­lha­dores e em­po­bre­ci­mento do nosso povo». Sendo este um mo­mento de «eleger gente séria e com­pe­tente para as au­tar­quias lo­cais, gente com provas dadas», as elei­ções do pró­ximo do­mingo cons­ti­tuirão também, sa­li­entou o di­ri­gente co­mu­nista, a opor­tu­ni­dade de «pe­na­lizar com o voto de cada um aqueles que con­tri­buíram quer com a sua de­cisão, quer com a sua em­pe­nhada exe­cução, para ar­ruinar a vida dos por­tu­gueses que tra­ba­lham, que vivem de uma re­forma, de pensão, dos pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios, dos jo­vens que não vêem uma so­lução de fu­turo para as suas vidas».

 

A crescer

 Esta úl­tima se­mana de cam­panha elei­toral con­firmou o que já vinha sendo sen­tido: o cres­ci­mento da CDU e a afir­mação das suas pro­postas para cada con­celho e fre­guesia e do seu pro­jecto para um Por­tugal so­be­rano, justo e de­sen­vol­vido. Nas pá­ginas se­guintes, tes­te­mu­nhamos esse cres­ci­mento, ex­presso tanto nas grandes ini­ci­a­tivas de rua em mu­ni­cí­pios de con­si­de­rável in­fluência da Co­li­gação, como em ac­ções de con­tacto em muitos lo­cais onde, com poucos e mesmo sem qual­quer eleito, a CDU in­siste na de­fesa das po­pu­la­ções, dos ser­viços pú­blicos e do poder local de­mo­crá­tico.

Em al­gumas destas ini­ci­a­tivas par­ti­cipou Je­ró­nimo de Sousa, so­bre­tudo nos dis­tritos de Se­túbal, Lisboa, Évora e Beja, mas também no Porto, em Braga, em Leiria e em Viana do Cas­telo. O Se­cre­tário-geral do PCP es­tará hoje em Co­ruche, San­tarém e Al­pi­arça e amanhã par­ti­cipa em ac­ções em Se­túbal, Seixal, Lisboa, Al­mada e Loures.

 



Mais artigos de: Em Foco

Obra feita é garante de futuro

Um vi­brante co­mício com a pre­sença de cerca de mil pes­soas na his­tó­rica Aca­demia Al­ma­dense fe­chou com chave de ouro as ac­ções de cam­panha da CDU re­a­li­zadas sá­bado, 21, com a pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa em terras da Margem Sul.

Apoio popular é expressão de confiança

Sábado passado não podia ter começado melhor a campanha da CDU no distrito de Setúbal. Na freguesia da Baixa da Banheira, com a presença de Jerónimo de Sousa, uma arruada mobilizou mais de 600 activistas e simpatizantes da CDU em ambiente...

Confirmar nas urnas a força da CDU

Je­ró­nimo de Sousa ter­minou no Bar­reiro, quinta-feira, 19, uma jor­nada de cam­panha que co­meçou em Al­mada, pros­se­guiu com um al­moço em Pal­mela, con­tactos com tra­ba­lha­dores da Lis­nave, em Se­túbal, e um en­contro com a po­pu­lação do Mon­tijo.

Todas as razões para votar na CDU

Na Sociedade Filarmónica União Seixalense, perante as 400 pessoas presentes no jantar, o «bom acolhimento, simpatia e confiança na CDU» serviu de mote a Alfredo Monteiro, candidato à presidência da Assembleia Municipal, para considerar que tal...

Participação democrática

A Coligação Democrática Unitária é a «grande força de esquerda no Poder Local» e um «espaço de participação democrática aberto a todos quantos querem trabalhar para a melhoria das condições de vida das...

Recepção calorosa em Alcochete

Foi um ambiente de grande afectividade e muita animação aquele que envolveu a meio da tarde de sábado em Alcochete o Secretário-geral do PCP, em mais uma etapa desta sua passagem pela Margem Sul na qual foi acompanhado por outros dirigentes locais e nacionais. Um mar de bandeiras, de cores...

Obra faz confiar na vitória em Sesimbra

O périplo de Jerónimo de Sousa no sábado por terras da Península de Setúbal teve na Quinta do Conde – a maior freguesia do concelho de Sesimbra – a sua segunda etapa, num grande almoço que reuniu 200 pessoas. Presidida por Vítor Antunes, que se recanditata...

Mudar Sintra com a CDU

Em ambiente de grande entusiasmo e determinação, Jerónimo de Sousa foi recebido, anteontem, por cerca de centena e meia de activistas, apoiantes e candidatos da CDU às autarquias do concelho de Sintra. Na rua, ao lado do povo de Rio de Mouro e solidário com...

O voto da verdade

Com a CDU, o pro­cesso de pri­va­ti­zação da água em curso no con­celho de Odi­velas será re­ver­tido, re­a­firmou-se an­te­ontem no co­mício que en­cheu o Pa­vi­lhão Po­li­va­lente. 

Com a luta das mulheres

No Jardim da Estrela, dia 15, para um piquenique, reuniram-se dezenas de candidatas e apoiantes da CDU de Lisboa. Numa breve saudação, o primeiro candidato na lista da Coligação PCP-PEV para a Câmara Municipal recordou que muitas outras participavam em iniciativas de campanha noutros...

Travar o caminho de desastre através do voto

Je­ró­nimo de Sousa es­teve, sexta-feira, em Grân­dola, Sines, Al­cácer do Sal e San­tiago do Cacém, con­ce­lhos onde a CDU tem como ob­jec­tivo re­forçar e re­con­quistar os ór­gãos au­tár­quicos.

Política para o povo

Mais de 250 pes­soas par­ti­ci­param, dia 18, no Centro Cul­tural de Gá­fete, num jantar de can­di­datos, ac­ti­vistas e apoi­antes das listas da CDU aos ór­gãos au­tár­quicos dos con­ce­lhos do Crato e de Niza. Nesta ini­ci­a­tiva, Je­ró­nimo de Sousa alertou para as con­sequên­cias da pri­va­ti­zação dos CTT.

Penalizar os partidos da troika

Cresce, a cada dia que passa, a onda de apoio à CDU. No do­mingo, Je­ró­nimo de Sousa, em cam­panha pelos dis­trito de Beja e de Évora, com­provou este en­tu­si­asmo que se es­tende a todo o País.

A CDU está a crescer

Je­ró­nimo de Sousa es­teve se­gunda-feira nos dis­tritos do Porto, Braga e Viana do Cas­telo, e par­ti­cipou em ini­ci­a­tivas que con­firmam que a CDU está a crescer e que é uma grande força de massas, nas grandes ci­dades e nas de média di­mensão, nos cen­tros ur­banos e nos su­búr­bios das mai­ores me­tró­poles na­ci­o­nais.

Trabalhadores com a CDU

Cerca de duas centenas de trabalhadores do sector dos transportes subscreveram um apelo ao voto na CDU «em todos os concelhos e freguesias». Oriundos de empresas de transporte aéreo, ferroviário, rodoviário, fluvial e portuário, os trabalhadores destacam três razões...

Vencer na Marinha Grande

Em am­bi­ente de festa, mas também de con­fi­ança, mais de 300 pes­soas par­ti­ci­param, an­te­ontem, na Ma­rinha Grande, num jantar da CDU que contou com as in­ter­ven­ções de Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP, e de Vítor Pe­reira, ca­beça-de-lista à Câ­mara Mu­ni­cipal.

Defender a produção nacional

Depois de Sintra (ver página 9), Jerónimo de Sousa foi até Peniche, onde António Correia é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal. A lista para a autarquia conta ainda com Jorge Amador, Maria Abrantes, Jorge Abrantes, Raul Santos, Andreia Costa e Nuno Almeida....

Apoio cresce em Loures

O primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, participou anteontem ao final da tarde numa grande arruada em Camarate. Acompanhado pela cabeça de lista à Assembleia Municipal, Fernanda Santos, pelos candidatos à Câmara Paulo...

Aveiro, Braga, Vila Nova de Gaia, Gondomar

Construir a alternativa A candidatura da CDU ao município de Aveiro promoveu, recentemente, no auditório municipal uma sessão de esclarecimento destinada a divulgar e debater o programa eleitoral da Coligação. Na mesa estiveram os candidatos Miguel Viegas, Filipe Guerra, Rosa...