Grande arruada na Baixa da Banheira

Apoio popular é expressão de confiança

Image 14221

Sábado passado não podia ter começado melhor a campanha da CDU no distrito de Setúbal. Na freguesia da Baixa da Banheira, com a presença de Jerónimo de Sousa, uma arruada mobilizou mais de 600 activistas e simpatizantes da CDU em ambiente verdadeiramente festivo.

Naquele que é um dos principais eixos comerciais da vila, respirou-se confiança, muita confiança. Manifestações constantes de simpatia em torno do Secretário-geral do PCP e dos candidatos CDU, a mostrar a razão pela qual no concelho da Moita há décadas que a sua população confia os destinos da sua terra à CDU.

Expressão popular de um apoio que traduz afinal o reconhecimento pelo valor do trabalho dos eleitos comunistas e seus aliados. E foi essa a tónica dominante ao longo da hora que demorou a percorrer de ponta a ponta a 1.º Maio, artéria central bem no coração da vila.

Desfile de gente animada, alegre, novos e velhos, ocupando literalmente toda a faixa de rodagem, que a custo foi avançando, lentamente, tantos foram os beijos, abraços e apertos de mão que obrigavam a sucessivas paragens.

A saudação e carinho vindos de quem enchia passeios, assomava às janelas, vinha à porta de estabelecimentos comerciais.

«Lute pelos trabalhadores e pelos jovens», foi o apelo de uma mulher de meia-idade, «ah valente!», incentivou um homem, «camarada, luta!», instigou outro, «a luta vai ser grande, mas a gente vai lá…», afirmou, convicto, outro ainda.

Percurso ao longo do qual se ouviu também o descontentamento de quem – pequenos comerciantes e gente que vive do seu pequeno negócio – sente as dificuldades geradas pelo «IVA muito alto», dificuldades que para muitos são já destruição e ruína», como no pequeno centro comercial às moscas, situado mesmo a meio daquela artéria, onde quase 50% das lojas estão encerradas e as outras, como diz alguém à entrada, «se fecharem as luzes, ganham mais dinheiro».

Ou queixas, ainda, como a daquela mulher, desempregada, que viu o marido ser forçado a partir para França para acabar enganado pela empresa nacional que o contratou. «Com dois filhos para criar, que vai se de mim… Onde está o Governo?», foram as suas palavras de desesperança e revolta.

Mas «força!, força!» foi a palavra que mais se ouviu naquela manhã da boca de homens e mulheres, alguns de avançada idade, residentes nessa terra com grandes tradições de luta que é a Baixa da Banheira.

Terra com um passado heróico de resistência antifascista, terra de trabalhadores que deixaram o seu suor nas empresas industriais do vizinho Barreiro, terra de pujante movimento associativo e popular – são 28 as suas colectividades – ainda recentemente reunido na «7.ª Assembleia das organizações populares de base», evento a partir do qual pretendem dinamizar ainda mais o trabalho associativo, em particular nas suas vertentes cultural e desportiva, como nos relatou José Manuel Fernandes, da sua comissão coordenadora.

É afinal o somatório de todos estes elementos que faz também a força e a singularidade da CDU, e explica o apoio popular de que desfruta, como se viu no final da arruada onde interveio Rui Garcia, candidato à presidência da autarquia, que deixou clara a sua confiança na vitória no próximo dia 29, pela razão simples de que «há muitas e boas razões para votar na CDU». Porque a «paixão pela nossa terra não nasceu há quatro meses», e votar CDU é votar em gente que soube «encontrar soluções e respostas aos problemas», foi capaz de «transformar a autarquia num instrumento de desenvolvimento ao serviço das populações».

Jerónimo de Sousa, partilhando do mesmo ambiente de confiança, não deixou contudo de observar o «muito que ainda há a fazer até ao próximo domingo» no plano da batalha do esclarecimento e da mobilização, ganhando o voto também dos que dizem querer abster-se, vencidos pelo desânimo, pela resignação e pelo conformismo.

Porque votar na CDU vale a pena, porque no plano local é votar em gente de trabalho e confiança, que enfrenta os problemas com seriedade e coragem, sendo também o voto que no plano nacional «penaliza aqueles que infernizam a vida dos portugueses».




Mais artigos de: Em Foco

Um voto de luta e de construção do futuro

O voto na CDU nas eleições autárquicas de domingo é a mais sólida garantia de ter nos concelhos e freguesias eleitos que trabalham em prol do desenvolvimento e da qualidade de vida das populações. Mas é também uma forma de dar mais força à luta do povo contra a política das troikas, apoiando e reforçando aqueles que mais consequentemente a combatem. 

Obra feita é garante de futuro

Um vibrante comício com a presença de cerca de mil pessoas na histórica Academia Almadense fechou com chave de ouro as acções de campanha da CDU realizadas sábado, 21, com a presença de Jerónimo de Sousa em terras da Margem Sul.

Confirmar nas urnas a força da CDU

Jerónimo de Sousa terminou no Barreiro, quinta-feira, 19, uma jornada de campanha que começou em Almada, prosseguiu com um almoço em Palmela, contactos com trabalhadores da Lisnave, em Setúbal, e um encontro com a população do Montijo.

Todas as razões para votar na CDU

Na Sociedade Filarmónica União Seixalense, perante as 400 pessoas presentes no jantar, o «bom acolhimento, simpatia e confiança na CDU» serviu de mote a Alfredo Monteiro, candidato à presidência da Assembleia Municipal, para considerar que tal...

Participação democrática

A Coligação Democrática Unitária é a «grande força de esquerda no Poder Local» e um «espaço de participação democrática aberto a todos quantos querem trabalhar para a melhoria das condições de vida das...

Recepção calorosa em Alcochete

Foi um ambiente de grande afectividade e muita animação aquele que envolveu a meio da tarde de sábado em Alcochete o Secretário-geral do PCP, em mais uma etapa desta sua passagem pela Margem Sul na qual foi acompanhado por outros dirigentes locais e nacionais. Um mar de bandeiras, de cores...

Obra faz confiar na vitória em Sesimbra

O périplo de Jerónimo de Sousa no sábado por terras da Península de Setúbal teve na Quinta do Conde – a maior freguesia do concelho de Sesimbra – a sua segunda etapa, num grande almoço que reuniu 200 pessoas. Presidida por Vítor Antunes, que se recanditata...

Mudar Sintra com a CDU

Em ambiente de grande entusiasmo e determinação, Jerónimo de Sousa foi recebido, anteontem, por cerca de centena e meia de activistas, apoiantes e candidatos da CDU às autarquias do concelho de Sintra. Na rua, ao lado do povo de Rio de Mouro e solidário com...

O voto da verdade

Com a CDU, o processo de privatização da água em curso no concelho de Odivelas será revertido, reafirmou-se anteontem no comício que encheu o Pavilhão Polivalente. 

Com a luta das mulheres

No Jardim da Estrela, dia 15, para um piquenique, reuniram-se dezenas de candidatas e apoiantes da CDU de Lisboa. Numa breve saudação, o primeiro candidato na lista da Coligação PCP-PEV para a Câmara Municipal recordou que muitas outras participavam em iniciativas de campanha noutros...

Travar o caminho de desastre através do voto

Jerónimo de Sousa esteve, sexta-feira, em Grândola, Sines, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém, concelhos onde a CDU tem como objectivo reforçar e reconquistar os órgãos autárquicos.

Política para o povo

Mais de 250 pessoas participaram, dia 18, no Centro Cultural de Gáfete, num jantar de candidatos, activistas e apoiantes das listas da CDU aos órgãos autárquicos dos concelhos do Crato e de Niza. Nesta iniciativa, Jerónimo de Sousa alertou para as consequências da privatização dos CTT.

Penalizar os partidos da troika

Cresce, a cada dia que passa, a onda de apoio à CDU. No domingo, Jerónimo de Sousa, em campanha pelos distrito de Beja e de Évora, comprovou este entusiasmo que se estende a todo o País.

A CDU está a crescer

Jerónimo de Sousa esteve segunda-feira nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, e participou em iniciativas que confirmam que a CDU está a crescer e que é uma grande força de massas, nas grandes cidades e nas de média dimensão, nos centros urbanos e nos subúrbios das maiores metrópoles nacionais.

Trabalhadores com a CDU

Cerca de duas centenas de trabalhadores do sector dos transportes subscreveram um apelo ao voto na CDU «em todos os concelhos e freguesias». Oriundos de empresas de transporte aéreo, ferroviário, rodoviário, fluvial e portuário, os trabalhadores destacam três razões...

Vencer na Marinha Grande

Em ambiente de festa, mas também de confiança, mais de 300 pessoas participaram, anteontem, na Marinha Grande, num jantar da CDU que contou com as intervenções de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e de Vítor Pereira, cabeça-de-lista à Câmara Municipal.

Defender a produção nacional

Depois de Sintra (ver página 9), Jerónimo de Sousa foi até Peniche, onde António Correia é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal. A lista para a autarquia conta ainda com Jorge Amador, Maria Abrantes, Jorge Abrantes, Raul Santos, Andreia Costa e Nuno Almeida....

Apoio cresce em Loures

O primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, participou anteontem ao final da tarde numa grande arruada em Camarate. Acompanhado pela cabeça de lista à Assembleia Municipal, Fernanda Santos, pelos candidatos à Câmara Paulo...

Aveiro, Braga, Vila Nova de Gaia, Gondomar

Construir a alternativa A candidatura da CDU ao município de Aveiro promoveu, recentemente, no auditório municipal uma sessão de esclarecimento destinada a divulgar e debater o programa eleitoral da Coligação. Na mesa estiveram os candidatos Miguel Viegas, Filipe Guerra, Rosa...