Hamburgo municipaliza energia

A po­pu­lação de Ham­burgo, se­gunda ci­dade da Ale­manha, votou no do­mingo, 22, a favor da mu­ni­ci­pa­li­zação das redes de gás e elec­tri­ci­dade, hoje ge­ridas pelas em­presas EON (alemã) e Vat­ten­fall (sueca), res­pec­ti­va­mente.

O re­fe­rendo teve lugar após um con­junto de or­ga­ni­za­ções eco­lo­gistas, de de­fesa do con­su­midor, sin­di­catos e igrejas lo­cais terem lan­çado em 2010 uma ini­ci­a­tiva po­pular vi­sando o re­gresso ao uni­verso mu­ni­cipal destes ser­viços es­sen­ciais, no final do prazo da con­cessão.

Apesar da opo­sição dos so­ciais-de­mo­cratas, que go­vernam a ci­dade, e dos de­mo­cratas-cris­tãos, que também fi­zeram cam­panha a favor do Não, uma mai­oria de 50,9 por cento dos elei­tores de­ci­diram noutro sen­tido, exi­gindo que os po­deres pú­blicos as­sumam di­rec­ta­mente a gestão do gás e da elec­tri­ci­dade.

No pró­ximo dia 3 de No­vembro será a vez da po­pu­lação de Berlim se pro­nun­ciar sobre a aqui­sição pelo mu­ni­cípio da rede eléc­trica, também aqui nas mãos da Vat­ten­fall.

A ini­ci­a­tiva partiu de um mo­vi­mento de ci­da­dãos, en­co­ra­jados pelo êxito re­cente do re­fe­rendo que de­ter­minou a re­mu­ni­ci­pa­li­zação da rede de água e sa­ne­a­mento.

De resto, o mo­vi­mento em prol da re­mu­ni­ci­pa­li­zação das redes de elec­tri­ci­dade, gás e água tem vindo a ga­nhar ex­pressão em toda a Ale­manha.

Se­gundo a Fe­de­ração de Ser­viços Mu­ni­ci­pais (VKU), ci­tada pela AFP na se­gunda-feira, 23, desde 2007 já se efec­tu­aram 200 ope­ra­ções de aqui­sição deste tipo de infra-es­tru­turas pelos ór­gãos mu­ni­ci­pais.




Mais artigos de: Europa

Instrumento do grande capital

Dois ata­ques de bandos nazis pro­vo­caram uma vaga de pro­testos na Grécia contra as ac­ções da «Au­rora Dou­rada», cujas li­ga­ções ao grande ca­pital são cada vez mais evi­dentes.

Merkel perde aliado

Os de­mo­cratas-cris­tãos li­de­rados pela chan­celer An­gela Merkel ven­ceram, no do­mingo, 22, sem mai­oria ab­so­luta, as le­gis­la­tivas na Ale­manha, tendo per­dido o seu aliado li­beral.

PCP nas festas de partidos irmãos

O PCP fez-se representar por Rui Paixão, membro do Comité Central, na Festa do Partido Comunista de Espanha, que decorreu entre sexta-feira e domingo, de 20 a 22, na região de Madrid. Durante os três dias, esteve patente uma exposição comemorativa...

Mel livre de OGM

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, defendeu, dia 12, na Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, a garantia de um perímetro mínimo de segurança livre de OGM (organismos geneticamente modificados) nas zonas de...

Eleições e manipulações

Nos círculos ideológicos ligados aos interesses que dominam hoje o nosso País e a União Europeia (UE) há muito que se começou a discutir a estratégia para as eleições para o Parlamento Europeu (PE) e a tecer a teia para onde se quer empurrar os povos. O PE...