Hamburgo municipaliza energia

A população de Hamburgo, segunda cidade da Alemanha, votou no domingo, 22, a favor da municipalização das redes de gás e electricidade, hoje geridas pelas empresas EON (alemã) e Vattenfall (sueca), respectivamente.

O referendo teve lugar após um conjunto de organizações ecologistas, de defesa do consumidor, sindicatos e igrejas locais terem lançado em 2010 uma iniciativa popular visando o regresso ao universo municipal destes serviços essenciais, no final do prazo da concessão.

Apesar da oposição dos sociais-democratas, que governam a cidade, e dos democratas-cristãos, que também fizeram campanha a favor do Não, uma maioria de 50,9 por cento dos eleitores decidiram noutro sentido, exigindo que os poderes públicos assumam directamente a gestão do gás e da electricidade.

No próximo dia 3 de Novembro será a vez da população de Berlim se pronunciar sobre a aquisição pelo município da rede eléctrica, também aqui nas mãos da Vattenfall.

A iniciativa partiu de um movimento de cidadãos, encorajados pelo êxito recente do referendo que determinou a remunicipalização da rede de água e saneamento.

De resto, o movimento em prol da remunicipalização das redes de electricidade, gás e água tem vindo a ganhar expressão em toda a Alemanha.

Segundo a Federação de Serviços Municipais (VKU), citada pela AFP na segunda-feira, 23, desde 2007 já se efectuaram 200 operações de aquisição deste tipo de infra-estruturas pelos órgãos municipais.




Mais artigos de: Europa

Instrumento do grande capital

Dois ataques de bandos nazis provocaram uma vaga de protestos na Grécia contra as acções da «Aurora Dourada», cujas ligações ao grande capital são cada vez mais evidentes.

Merkel perde aliado

Os democratas-cristãos liderados pela chanceler Angela Merkel venceram, no domingo, 22, sem maioria absoluta, as legislativas na Alemanha, tendo perdido o seu aliado liberal.

PCP nas festas de partidos irmãos

O PCP fez-se representar por Rui Paixão, membro do Comité Central, na Festa do Partido Comunista de Espanha, que decorreu entre sexta-feira e domingo, de 20 a 22, na região de Madrid. Durante os três dias, esteve patente uma exposição comemorativa...

Mel livre de OGM

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, defendeu, dia 12, na Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, a garantia de um perímetro mínimo de segurança livre de OGM (organismos geneticamente modificados) nas zonas de...

Eleições e manipulações

Nos círculos ideológicos ligados aos interesses que dominam hoje o nosso País e a União Europeia (UE) há muito que se começou a discutir a estratégia para as eleições para o Parlamento Europeu (PE) e a tecer a teia para onde se quer empurrar os povos. O PE...