PCP nas festas de partidos irmãos

Image 14235

O PCP fez-se representar por Rui Paixão, membro do Comité Central, na Festa do Partido Comunista de Espanha, que decorreu entre sexta-feira e domingo, de 20 a 22, na região de Madrid.

Durante os três dias, esteve patente uma exposição comemorativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que despertou grande interesse por parte dos visitantes e delegações estrangeiras.

No âmbito da Festa, em que foi distribuída uma edição especial do Avante!, Regina Marques, do Secretariado Executivo do MDM participou num debate sob o tema «Reconstruindo o Movimento Democrático de Mulheres (MDM): uma segunda fase», onde intervieram dirigentes do seu congénere espanhol.

O programa incluiu diversos debates, colóquios, apresentação de livros e de documentários, abordando quer a situação dos trabalhadores e dos povos de Espanha, mas também da Europa e da América Latina.

No mesmo fim-de-semana, sábado, 21, o PCP participou no festival de solidariedade ManiFiesta, a convite do Partido dos Trabalhadores da Bélgica (PTB).

Na iniciativa, organizada pelo semanário do PTB, Solidaire, e pela rede «Medicina para o Povo», o PCP apresentou uma exposição comemorativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que foi visitada por muitas centenas de pessoas.

Na festa do l’Humanité

Ainda no corrente mês, de 13 a 15, o PCP esteve representado com um stand próprio na Festa do l’Humanité, na qual participou Rosa Rabiais, membro do Comité Central do PCP.

O espaço, erguido por dezenas de militantes do Partido residentes em França, promoveu a cultura e a gastronomia portuguesas, dando destaque às propostas e às alternativas políticas do PCP, designadamente com a distribuição de uma edição especial do Avante!

O momento alto da participação portuguesa na Festa teve lugar no domingo, 15, na cidade do livro, onde decorreu um debate dedicado à edição em francês do livro a Álvaro Cunhal, «O Partido Com Paredes de Vidro» («Le Parti en Toute Transparence»), que contou com a participação de Manuel Rodrigues, membro do Comité Central do PCP, Miguel Queiroz, co-tradutor da obra, e da editora de cultura do l´Humanité, Marie José-Sirach.

No stand Portugal/Avante! esteve patente uma exposição comemorativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, enquanto na banca de livros sobressaía a fotobiografia do histórico dirigente do PCP, recentemente publicada.

O encerramento do stand foi marcado por uma intervenção sobre a situação política e socioeconómica em Portugal. No final, portugueses e franceses abraçaram-se para cantar a «Internacional» e a «Carvalhesa», renovando forças para o ano difícil que se avizinha.

 



Mais artigos de: Europa

Instrumento do grande capital

Dois ataques de bandos nazis provocaram uma vaga de protestos na Grécia contra as acções da «Aurora Dourada», cujas ligações ao grande capital são cada vez mais evidentes.

Merkel perde aliado

Os democratas-cristãos liderados pela chanceler Angela Merkel venceram, no domingo, 22, sem maioria absoluta, as legislativas na Alemanha, tendo perdido o seu aliado liberal.

Hamburgo municipaliza energia

A população de Hamburgo, segunda cidade da Alemanha, votou no domingo, 22, a favor da municipalização das redes de gás e electricidade, hoje geridas pelas empresas EON (alemã) e Vattenfall (sueca), respectivamente. O referendo teve lugar após um conjunto de...

Mel livre de OGM

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, defendeu, dia 12, na Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, a garantia de um perímetro mínimo de segurança livre de OGM (organismos geneticamente modificados) nas zonas de...

Eleições e manipulações

Nos círculos ideológicos ligados aos interesses que dominam hoje o nosso País e a União Europeia (UE) há muito que se começou a discutir a estratégia para as eleições para o Parlamento Europeu (PE) e a tecer a teia para onde se quer empurrar os povos. O PE...