Educação é criadora de riqueza
Os resultados preliminares de um estudo promovido pela Unesco indicam que se todas as crianças tivessem a mesma oportunidade de acesso ao ensino, o rendimento per capita aumentaria 23 por cento nos próximos 40 anos.
A organização salienta que a «educação possui uma incomparável capacidade de reduzir a pobreza extrema» e de potenciar objectivos de desenvolvimento.
Os novos dados «confirmam que a educação pode melhorar a vida e a sociedade», mas, como sublinhou, dia 19, Irina Bokova, directora-geral da organização, os «objectivos internacionais em matéria de educação não foram cumpridos».
Na África subsariana e na Ásia Meridional e Ocidental, quase três milhões de adolescentes casam antes de atingirem os 15 anos, mas se tivessem tido a oportunidade de completar a instrução primária «havia menos quase meio milhão de casamentos precoces e menos de dois milhões se todos completassem os estudos secundários».
A directora do estudo, Pauline Rose, concluiu que se os dirigentes do mundo pretendem que se cumpra os objectivos de desenvolvimento após 2015, então «devem reconhecer a função decisiva que desempenha a educação».