Actual
A segunda carta
Actual
O coro dos«remodeladores»
A talhe de foice
Papagueando
Crónica Internacional
Por uma outra ordem mundial
PCP
Dignidade!
«Quando se perde os bens perde-se muito,
quando se perde a coragem perde-se mais,
mas quando se perde a dignidade perde-se tudo!»
Contaram-me estes dias uma história de dignidade que não resisto a trazer aqui. Maria (chamemos-lhe assim, que esta não é apenas a história desta mulher) está desempregada. Recebe cerca de 250 euros de Subsídio Social de Desemprego, o «subsequente», como é designado por milhares de homens e mulheres que têm nesta prestação social o único meio de sobrevivência, depois de terem já esgotado o período legal do Subsídio de Desemprego, sem terem conseguido encontrar qualquer emprego.
Do levantamento militar à revolução popular
Na madrugada de 25 de Abril de 1974, os heróicos capitães do Movimento das Forças Armadas forçam a rendição do governo de Marcelo Caetano e do presidente Américo Tomás. O povo, que se recusou a ser um mero espectador da sua libertação, saiu massivamente às ruas, não só secundando e apoiando os militares mas assumindo ele próprio a construção do seu futuro. Era a Revolução.
PCP exige tarifas reguladas
Valorizar o trabalho e os trabalhadores
Tomar Partido
O PCP, temo-lo dito e redito, é um partido diferente dos que são todos iguais. A prová-lo está a sua história, a sua natureza, o seu funcionamento, os seus objectivos, o seu projecto e sobretudo os seus militantes: aqueles milhares e milhares de homens, mulheres e jovens que, ao longo de gerações, deram o melhor de si à luta dos trabalhadores e do povo, com uma dedicação e empenho sem paralelo em nenhuma outra força política.
Hoje, numa situação particularmente difícil para os trabalhadores e para o povo, em que tantas e tão grandes ameaças pairam sobre o nosso devir colectivo, é com a mesma generosidade e empenho que milhares e milhares de pessoas se juntam ao Partido, prontos a dar o seu tempo, as suas energias, a sua inteligência e as suas capacidades ao Partido, ou seja, à causa da emancipação dos trabalhadores.
Combater a exploração
O PCP realizou, segunda-feira, no Parque TIR de Vilar Formoso, uma acção de contacto com os motoristas de transporte de mercadorias, confrontados com dramáticas condições de trabalho.
Defender o direito à mobilidade
Em diversos pontos do País trava-se a luta em defesa de um sistema público de transporte de passageiros, ao serviço dos utentes. O PCP está no seu posto.
Força transformadora
Continuam por todo o País as comemorações do aniversário do PCP, em centenas de iniciativas comemorativas que reúnem milhares de militantes e simpatizantes.
Nova cruzada contra a agricultura
Comemorações continuam
Dados confirmam afundamento
Valorizar os criadores
Cartaz
Com o pé firme na luta
Com o desemprego elevado e a crescer, com a precariedade a destruir a autonomia e os sonhos, a manifestação nacional da juventude trabalhadora trouxe para as ruas de Lisboa, no dia 27 de Março, a exigência de trabalho e direitos, que só outra política e outro Governo poderão satisfazer, mostrando alegria e confiança assentes na acção e na luta de todos.
Marcha parte no sábado
Arranca no sábado a «Marcha contra o empobrecimento – Mudar de política e de Governo», organizada pela CGTP-IN e que percorrerá o País, terminando em Lisboa, no dia 13, com uma grande manifestação.
Funções na Constituição
No dia do 37.º aniversário da promulgação da Lei fundamental, a CGTP-IN entregou à presidente do parlamento uma petição, com 89 052 assinaturas, «Em defesa das funções sociais do Estado consagradas na Constituição da República».
Negociar com a força da luta
Suspensas as greves na CP, CP Carga, EMEF e Refer, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário quer «transportar a dinâmica da luta para a mesa de negociação».
Tribunais dão razão<br>a quem resiste
Centenário
Nacionalização da banca
Desvergonha compensa crime
A integração no Estado do ex-director da «secreta» Jorge Silva Carvalho é um caso com «contornos de imoralidade e falta de vergonha».
Chantagem e mentiras
O plano de «rescisões amigáveis» na administração pública, com incidência nos assistentes operacionais (os «menos qualificados», diz Passos Coelho), é na prática um despedimento em massa sem justa causa.
Valorização da Escola Pública
Dramas sem resposta social
Hedionda escravatura
É de 27 milhões o número de seres humanos que vive hoje em condição de escravatura, segundo estimativas das Nações Unidas. O tráfico e a exploração na prostituição gera anualmente 32 mil milhões de dólares, sendo por isso considerada a actividade criminosa mais rentável do mundo, logo a seguir ao tráfico de drogas e de armamento.
Desvirtuar o poder local
Asfixia paralisante
Alcácer no rumo certo
A CDU apresentou no dia 24 de Março a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, encabeçada por Vítor Proença.
Investir no povo
Na apresentação de Conceição Silva e Paulo Queirós, respectivamente cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal da Trofa, a Coligação deixou uma palavra de confiança e de luta.
Agricultores em Lisboa
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vai realizar, no dia 17 de Abril, em Lisboa, uma manifestação para reclamar melhores políticas agro-rurais e outro governo capaz de as definir e aplicar.
A força do (mau) exemplo
A Câmara de Beja intimou, faz agora um ano, cerca de uma centena e meia de moradores da Freguesia de Mombeja a proceder a reparações nas suas casas, mas não cuida dos edifícios sob a sua responsabilidade.
Combater a degradação
«Mais CDU» em Vila Pouca de Aguiar
Criar emprego na Maia
«Há vida para lá da violência»
Exposição em Lagos
Solidariedade com a Revolução Bolivariana
Audição sobre pescas
Troika fora do Chipre
Milhares de cipriotas saíram às ruas para repudiar a intervenção da troika e as inéditas medidas de confisco dos depósitos, que colocam a economia da ilha numa situação de ruptura.
PCP solidário com o povo cipriota
Páscoa em luta
Milhares de trabalhadores belgas de vários sectores da região industrial de Liège, manifestaram-se, no sábado de Páscoa, em defesa dos postos de trabalho e contra a austeridade.
Europa do desemprego
PCP no Fórum Mundial
Cenas de um percurso errante
Três sondagens, um resultado
Hinterlaces, Ivad e Dataincorp, três empresas de sondagens, acabam de divulgar os resultados das suas medições mais recentes. Todas trazem más notícias para o candidato do fascismo venezuelano.
Palavras de guerra
Reforço do contingente militar e manobras conjuntas dos EUA e Coreia do Sul estão a acossar a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), que perante o que alega serem provocações inaceitáveis à sua soberania, reitera o seu projecto nuclear e responde com promessas de retaliação.
Países emergentes apostam em África
130 em greve em Guantanamo
Fatal como o destino…
Ou de como lavar as responsabilidades de PS, PSD e CDS (pelas políticas dos últimos 37 anos), que conduziram Portugal ao desastre…
A 12 de Março, 59 estimáveis cidadãos deste País pronunciaram-se através de um Manifesto pela Democratização do Regime, sobre «A tragédia social, económica e financeira a que vários governos conduziram Portugal» e a pretensão a indiciar o caminho para lhe responder.