Editorial

LUTAR COM CONFIANÇA

A propaganda mistificadora foi sempre uma das mais relevantes imagens de marca dos governos da política de direita – desde o...
Opinião
A talhe de foice

Um estilo

Desde que se tornou figura pública como «n.º 2» do Executivo de Passos Coelho, o ministro Miguel Relvas...
Actual

Solução final?

Taro Aso é o nome do ministro das Finanças do governo japonês. Há dias, no cumprimento da sua tarefa –...
Actual

A foto falsa de Chavéz

No passado dia 24 de Janeiro o diário espanhol El País publicou uma fotografia de primeira página com um paciente...
Actual

O sabor da liberdade

O flagelo da pobreza infantil esteve em foco a semana passada no Parlamento, por iniciativa do PCP, através de uma...
Crónica Internacional

<i>Drones</i> e direitos humanos

Com Obama na presidência dos EUA os mecanismos da guerra encoberta adquiriram acentuada dimensão na cadeia belicista da grande...
PCP

A patranha da refundação ou reforma do <i>Estado social</i>

Os trabalhadores e o povo continuam a ser o bode expiatório, não de políticas erradas como alguns dizem, mas sim das opções de classe, determinadas pelos interesses dos grupos económicos e financeiros que sucessivos governos defenderam ao longo de anos e anos.

Em Foco

A escrita como uma peculiar<br> e interventiva «experiência do humano»

Image 12429

Álvaro Cunhal é, certamente, uma das personalidades marcantes do século XX português e europeu. Político lúcido, combativo e corajoso, resistente antifascista de primeira linha, preso nas masmorras do fascismo durante 12 anos, torturado, perseguido, como raros portugueses o foram, por Oliveira Salazar, essa figura sinistra que deu voz, instrumentos e suporte ideológico ao período mais negro da história portuguesa de grande parte do século XX.

PCP

Lutar por uma política patriótica e de esquerda

Um desfile de protesto pelas ruas do Porto deu início à nova campanha nacional do PCP, intitulada «Por uma Política Alternativa, Patriótica e de Esquerda». Foi ao final da tarde do dia 24 que muitas centenas de pessoas se concentraram na praça da Batalha e desfilaram até à Rua da Santa Catarina, num protesto contra o aumento do custo de vida, que neste início de ano afecta o povo português de forma inaudita.

Porto, 1972

A acção de dia 24 no Porto trouxe à memória uma outra manifestação,...

Não há serviço público sem gestão pública

O adiamento da privatização da RTP não significa o abandono dessa intenção por parte do Governo, alerta o PCP, apelando à continuação da luta pela manutenção da empresa na esfera pública.

Combater a exploração

Nas instituições nacionais, regionais e locais, o PCP dá voz à luta em defesa dos direitos e contra a exploração, que se trava nas empresas e locais de trabalho.

PCP recebeu ANAFRE

O PCP recebeu, segunda-feira, uma delegação da Associação Nacional de Freguesias...

Travar a liquidação

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP repudia o novo plano de insolvência apresentado da Cerâmica de Valadares,...

Preparar a Festa do Avante!

Cerca de 90 quadros da Organização Regional de Setúbal do PCP participaram, sábado, num plenário regional...

Faleceu Carlos Plácido

Faleceu, no dia 21, o camarada Carlos Alberto Plácido de Sousa, prestigiado médico e reconhecido...
Trabalhadores

Vitória vigilante na Kemet

Os trabalhadores da fábrica de Évora da Kemet Electronics conseguiram que a multinacional norte-americana recuasse no despedimento colectivo de 154 pessoas, anunciado em Novembro. Agora, querem evitar próximos sobressaltos e assegurar que não haverá deslocalização da produção e liquidação de emprego. Não têm qualquer garantia de que este Governo faça o que nenhum outro fez antes. Contam com a sua unidade, organização e disponibilidade para lutar. Têm do seu lado o PCP.

 

Na escola da luta

Na manifestação nacional do passado sábado, dezenas de milhares de professores, educadores e investigadores exigiram a substituição do ministro, do Governo e da política que está a destruir a escola pública. Os docentes e a Fenprof deixaram claro que a luta não vai esmorecer.

Greves justas no Metro

Na terceira terça-feira de greve parcial, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa realizaram ainda um plenário, na Praça Luís de Camões, onde aprovaram uma campanha de esclarecimento dos passageiros.

Thyssen pode pagar mais

A maioria do pessoal das áreas operacionais da ThyssenKrupp Elevadores esteve em greve, de Norte a Sul do...

Protesto no calçado

A associação patronal do calçado protela há 15 meses a negociação do...
Assembleia da República

A borrifar para o povo

«Os portugueses precisam de voltar aos mercados», foi desta forma, em síntese e com uma ponta de ironia, que o deputado comunista Bruno Dias justificou a apresentação pela sua bancada de um projecto de resolução com 12 medidas imediatas para melhorar a vida dos trabalhadores e do povo.

Flagelo que é o espelho desta política

 

São brutais os impactes da crise económica e social sobre os portugueses, em particular sobre as crianças e jovens. O PCP levou o assunto ao plenário da AR e deixou um alerta: há uma «espiral de empobrecimento que arrasa a vida de largos milhares de famílias».

Não deixar suspender o futuro

As propostas do PCP que visavam combater os falsos recibos verdes (convertendo-os em contratos efectivos) e, simultaneamente, criminalizar o recurso a esse estratagema manhoso que é factor de precarização da vida de milhares de trabalhadores foram inviabilizadas na AR pela maioria PDD/CDS-PP.

Não ao esvaziamento

A maioria PSD/CDS-PP chumbou no dia 18 o projecto de resolução do PCP recomendando ao Governo a manutenção e...

Fechar os olhos a injustiças

A maioria PSD/CDS-PP chumbou recentemente dois projectos de lei do PCP que tinham em vista, um, alterar o regime de promoções do...

Aprovada inclusão no PNV

O Parlamento aprovou no passado dia 11, por unanimidade, uma recomendação ao Governo proposta pelo CDS (no mesmo sentido...

Projecto inadiável

O Parlamento aprovou recentemente, por unanimidade, um projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a...
Nacional

Projecto de mudança

Bernardino Soares é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Loures nas próximas eleições autárquicas. Esta candidatura visa inverter a «espiral descendente» em que o concelho de Loures foi colocado por mais de uma década de gestão PS.

Protesto em Évora

Centenas de pessoas de vários concelhos do distrito de Évora manifestaram-se, sábado, contra a extinção de freguesias.

Qualidade de excelência

Vinte e três peças de teatro, oito das quais produções próprias, e 15 de acolhimento, integram a temporada 2013 da Companhia de Teatro de Almada (CTA).

«A Cultura em Trabalho(s)»

O Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, acolheu, dia 25, a primeira sessão do ciclo «A Cultura em...
Europa

Resistência determinada

No novo dia de greve, o governo grego fez intervir destacamentos de choque contra os trabalhadores do Metro, forçados a retomar o trabalho sob ameaça de despedimento e prisão.

Défice empolado

Três responsáveis do gabinete de estatísticas da Grécia (Elstat) foram acusados, dia 22, no âmbito de uma...

Terra queimada

Depois do encerramento da Opel na Antuérpia e do fim da Ford em Genk previsto para o próximo ano, o gigante do aço ArcelorMittal anunciou, dia 24, a intenção de encerrar parte da siderurgia de Liège. 

Deputados do PCP lideram

O deputado do PCP, João Ferreira, com 277 intervenções, e a ex-deputada Ilda Figueiredo, com 196...

PCP na Eurolat

A deputada do PCP Inês Zuber participou na Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana (EUROLAT), que decorreu na capital do Chile...
Internacional

Desilusão aprofunda crise

Confrontos entre povo e forças repressivas regressaram às ruas do Egipto, mostrando que é cada vez maior a desilusão dos trabalhadores para com o rumo do país. O Partido Comunista apela a protestos pacíficos e culpa pela situação as forças reacionárias que usurparam o poder.

Cuba avança

«Comparando com 2011, a maioria das actividades registam resultados superiores, em correspondência com a política de potenciar o desenvolvimento da esfera produtiva como sustentação dos serviços sociais gratuitos, para todos os cubanos, os quais mantiveram níveis similares a partir de uma maior racionalidade e eficiência».

Saarauis não estão sós

Começam a ser julgados amanhã, 1 de Fevereiro, num tribunal militar marroquino, 23 presos políticos saarauis, detidos...

CGTP e CPPC condenam

A CGTP-IN repudia a «escalada de guerra e de terrorismo na região do Sahel, designadamente o agravamento do conflito interno no...
Temas

«Crise, austeridade e aumento da pobreza infantil: realidades e saídas»

O PCP realizou, no dia 22 de Janeiro, uma Audição Pública subordinada ao tema «Crise, austeridade e aumento da pobreza infantil: realidades e saídas», com o objectivo de ouvir associações, organizações e figuras públicas, intervenientes diários nesta matéria. «Num contexto de profunda crise económica e social e de agravamento contínuo desta realidade, é fundamental ouvir aqueles que todos os dias, no terreno, com a sua intervenção, lutam para defender os direitos das crianças, e combater a pobreza e a exclusão social», afirmou, antes do início desta iniciativa, Rita Rato, deputada à Assembleia da República, que acompanha as matérias relacionadas com os direitos das crianças e jovens.

 

Argumentos
TVisto

A falsificação continua

Nada permitia esperar que o segundo episódio de «Depois do Adeus» fosse diferente do episódio inicial, isto...
Pontos Cardeais

Dos fracos não reza a estória

Foi Hemingway que o disse: um homem pode ser destruído, mas não derrotado. Ponhamos no plural, tanto vale, o grande escritor...
Religiões

A nova «sopa dos pobres»

«A primeira onda da automatização (da revolução industrial) teve o seu maior impacto sobre os...
Aconteceu

Memória do holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi assinalado em todo o mundo no domingo,...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP      ...

A semana em resumo

Frases

“Foto falsa de Chávez obriga El País a sair das bancas.”(Título...