Vacina pneumocócica

Aprovada inclusão no PNV

O Parlamento aprovou no passado dia 11, por unanimidade, uma recomendação ao Governo proposta pelo CDS (no mesmo sentido apontava também um diploma do BE) para que estude a inclusão da vacina pneumocócica no Plano Nacional de Vacinação.

A vacina pneumocócica é indicada sobretudo a crianças até aos dois anos, podendo evitar formas de infecção grave, como a meningite, pneumonia e septicemia.

A defesa da inclusão desta vacina no plano de vacinação não é uma questão nova para o Parlamento, sendo, desde pelo menos 2009, objecto de abordagem, lembrou a deputada comunista Carla Cruz, que registou o facto de o PCP sempre ter defendido a importância da prevenção e de que a inclusão no PNV desta ou de qualquer outra vacina fosse «suportada em pareceres e estudos técnicos e científicos que comprovassem a sua eficácia para a prevenção da meningite».

A deputada do PCP concordou ainda com a ideia de que a inclusão da vacina pneumocócica no PNV constitui uma «medida importante em termos de saúde pública», permitindo, simultaneamente, independentemente do seu nível económico e social, que todas as crianças «beneficiem da protecção que esta vacina parece revelar», cumprindo assim os princípios constitucionais da igualdade e do direito à protecção da saúde.

Carla Cruz não deixou de notar, porém, que só com um Serviço Nacional de Saúde forte é que tais desígnios «poderão ser concretizados e não com o cenário actual de fortes constrangimentos e cortes orçamentais na saúde».

Já chumbado pela maioria PSD/CDS-PP (os partidos da oposição votaram favoravelmente) foi o projecto de resolução do BE que recomendava a inclusão da «vacina adsorvida pneumocócica poliosídica conjugada de treze valências» no programa nacional de vacinação.

O mesmo destino teve outra recomendação proposta pelo BE ao Governo – análise do custo-benefício da inclusão naquele programa da vacina contra o rotavírus –, também com os votos contra do PSD e do CDS-PP, verificando-se a abstenção do PS e os votos a favor, além do proponente, do PCP e do PEV

 

 

 

 

 

 



Mais artigos de: Assembleia da República

A borrifar para o povo

«Os portugueses precisam de voltar aos mercados», foi desta forma, em síntese e com uma ponta de ironia, que o deputado comunista Bruno Dias justificou a apresentação pela sua bancada de um projecto de resolução com 12 medidas imediatas para melhorar a vida dos trabalhadores e do povo.

Flagelo que é o espelho desta política

 

São brutais os impactes da crise económica e social sobre os portugueses, em particular sobre as crianças e jovens. O PCP levou o assunto ao plenário da AR e deixou um alerta: há uma «espiral de empobrecimento que arrasa a vida de largos milhares de famílias».

Não deixar suspender o futuro

As propostas do PCP que visavam combater os falsos recibos verdes (convertendo-os em contratos efectivos) e, simultaneamente, criminalizar o recurso a esse estratagema manhoso que é factor de precarização da vida de milhares de trabalhadores foram inviabilizadas na AR pela maioria PDD/CDS-PP.

Muito foguetório e propaganda

Um «sucesso» e uma «vitória», assim foi etiquetado pelo Governo e pelos partidos que o apoiam a emissão de dívida pública ocorrida na passada semana e logo apresentada de modo quase triunfal como «um regresso aos mercados». Puro...

Não ao esvaziamento

A maioria PSD/CDS-PP chumbou no dia 18 o projecto de resolução do PCP recomendando ao Governo a manutenção e reforço dos níveis de aproveitamento e programação do centro de produção da RTP Norte, assegurando a manutenção dos postos de...

Fechar os olhos a injustiças

A maioria PSD/CDS-PP chumbou recentemente dois projectos de lei do PCP que tinham em vista, um, alterar o regime de promoções do pessoal do Troço de Mar da Marinha, o outro, a recomposição das carreiras dos sargentos fuzileiros deficientes das Forças Armadas graduados em...

Projecto inadiável

O Parlamento aprovou recentemente, por unanimidade, um projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a adopção de «medidas urgentes para apoiar com fundos comunitários o projecto de requalificação do Mercado do Bolhão», no Porto. Este projecto...