Deputados do PCP lideram
O deputado do PCP, João Ferreira, com 277 intervenções, e a ex-deputada Ilda Figueiredo, com 196 intervenções (cessou funções em 17 de Janeiro de 2012), foram os que mais contribuíram até ao momento para que a língua portuguesa seja a terceira mais falada no Parlamento Europeu.
O esclarecimento vem do grupo de deputados do PCP, que reagiu a uma peça publicada, dia 18, pelo semanário O Sol, segundo a qual os deputados Diogo Feio, José Manuel Fernandes e Nuno Melo teriam sido os mais activos nas sessões plenárias.
Na verdade, como sublinha a nota do PCP citando dados oficiais do Parlamento Europeu, aqueles três deputados realizaram, até ao momento, apenas 49, 66 e 12 intervenções em plenário, respectivamente.
O PCP desmente ainda a afirmação do semanário, exigindo a sua correcção ao abrigo do direito de resposta, de que Inês Zuber está entre os eleitos portugueses com menor taxa de presença.
Na realidade, a deputada comunista, que iniciou o mandato em 18 de Janeiro de 2012, teve uma única ausência em 15 sessões, justificada pela sua deslocação, em representação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu, ao Paraguai e ao Fórum de S. Paulo em Julho passado.