A talhe de foice
O circo
Crónica Internacional
Não à nova investida federal!
Actual
Entre amigos
Actual
O Seguro do Pacto
Actual
Faltava este
PCP
Com a luta, os trabalhadores hão-de derrotá-lo!
O capital que tantas lágrimas chora na época natalícia pelos pobres e coitados, não abdica de explorar sempre até à medula aqueles que só dispõem da sua força de trabalho. O princípio da exploração está na natureza do capital, que vê na força de trabalho a sua fonte principal de enriquecimento. A venda da força de trabalho é o único meio que os trabalhadores têm para sobreviver e é por isso que o capital cada vez mais a desvaloriza.
O património literário de Alves Redol
Alves Redol, nascido na sua Vila Franca de Xira há 100 anos, iniciou-se nas tarefas da escrita com um romance soberbo, romance que inaugura o nós no processo narrativo, estruturando, de modo fulgurante, o mais criativo, interventor e duradouro movimento literário do nosso século XX: o neo-realismo.
Grande escritor, companheiro de luta e camarada
O PCP tinha agendada para ontem, dia 6, na Casa da Imprensa, em Lisboa, uma sessão comemorativa do centenário do nascimento de Alves Redol, com a projecção de um filme sobre a sua vida e obra. A iniciativa incluía ainda uma intervenção – que a seguir se reproduz – de Jerónimo de Sousa, facultada ao Avante! de forma a poder ser incluída nesta edição, já fechada à hora da sessão.
Breve memória de Alves Redol
Gaibéus
Bibliografia
Rejeitado na rua
Alargar a rejeição do pacto de agressão
O PCP não abdica de continuar a levar por diante com determinação a luta contra o pacto de agressão, reafirmou Jerónimo de Sousa, no sábado, em Santiago do Cacém.
Negociata que favorece a banca
A integração de parte dos fundos de pensões da banca na Segurança Social, proposta pelo Governo, constitui para o PCP mais uma negociata a favorecer os banqueiros.
A Saúde é um direito
O PCP quer acabar com as taxas moderadoras na Saúde e agendou para o dia 21 a discussão parlamentar do decreto-lei do Governo que as estabelece, com vista à sua revogação.
Profundo desprezo pela vida dos portugueses
A fuga de Caxias foi há 50 anos
Ligar mais o Partido às massas
Alves Redol
Conselho Europeu
Nas empresas e na rua
A CGTP-IN inicia segunda-feira uma «semana de protesto e acção», apelando à continuação da luta «nas empresas e na rua». O aumento do horário de trabalho surge na primeira linha.
Não legalizem a ilegalidade
A Interjovem/CGTP-IN reafirmou dia 2 a exigência de que a um posto de trabalho permanente corresponda um vínculo de trabalho efectivo e repudiou a «renovação extraordinária» dos contratos a termo.
Militares reclamam veto
Um veemente apelo para que não promulgue o Orçamento do Estado foi deixado ao Presidente da República, dia 30, em Belém, no fim de uma vigília com centenas de militares.
Currículos ou contas curtas?
Exigir um amplo debate nacional sobre a reorganização curricular nos ensinos Básico e Secundário é o motivo de um abaixo-assinado da Fenprof, que acusa o Governo de apenas pretender reduzir o número de professores.
Viabilizar a <i>TNC</i>
Privatizar só favorece grandes grupos
AOFA responde ao PM
Transferência sem transparência
Taxas moderadoras mais caras
Mudanças despesistas
Só a luta pode travar a política de desastre nacional
A maioria parlamentar PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, aprovou o Orçamento do Estado para 2012.Trata-se de «mais um passo» no sentido do desastre, adverte o PCP, entendendo por isso que a hora é de «agir para derrotar o pacto de agressão e salvar o País».
Capital levado ao colo
Tecla muito batida pelo Governo e sua maioria foi a da alegada equidade fiscal do OE e subsequente ideia de que os sacrifícios tocam a todos. Uma redonda mentira, como os deputados comunistas trataram de demonstrar em vários ocasiões ao longo do processo de aprovação do documento.
Exploração e mais exploração
PS cúmplice nos roubos
Há soluções
Estudantes defendem Ensino público
Mais de cinco mil estudantes, vindos de vários pontos do País, participaram, no dia 29, em Lisboa, numa manifestação para exigir mais financiamento para o Ensino Superior.
Manifestação em Lisboa
Empresários contra OE
Britânicos recusam o empobrecimento
O Reino Unido viveu no dia 30 a maior greve desde 1926. Mais de dois milhões de trabalhadores não foram trabalhar e dezenas de milhares manifestaram-se nas ruas das principais cidades.
Mais uma vez, não!
A sétima greve geral na Grécia, desde o início do ano, foi uma importante demonstração do repúdio geral pelas políticas de austeridade, agora prosseguidas pela coligação governamental liderada pelo ex-banqueiro Lucas Papademos.
Belgas respondem a Di Rupo
Banca sugou 1,6 biliões
Islândia prende banqueiros
Jornadas de trabalho
Imperialismo prepara novas agressões
Imersas nas contradições de um sistema em crise profunda, as potências imperialistas procuram nas guerras de agressão garantir a sua hegemonia planetária. Síria e Irão são os alvos que mais sobressaem numa campanha de mentiras cujo guião recorda o seguido nos casos da ex-Jugoslávia, Iraque e Líbia.
Os jovens cubanos estão mobilizados
Aproveitando a presença em Portugal da União de Jovens Comunistas de Cuba (UJC), organização que participou na Assembleia da Federação Mundial da Juventude Democrática, o Avante! conversou com duas jovens dirigentes comunistas que garantiram que em Cuba a juventude não é espectadora das transformações em curso no País, mas parte activa na decisão e execução das orientações políticas.