Islândia prende banqueiros

As au­to­ri­dades is­lan­desas de­ti­veram pre­ven­ti­va­mente, dia 30, Larus Wel­ding, um dos di­ri­gentes do banco Glitnir, que foi à fa­lência em 2008 jun­ta­mente com o Lands­banki e o Kaubpthing.

No âm­bito da in­ves­ti­gação, que visa apurar res­pon­sa­bi­li­dades no co­lapso das três mai­ores ins­ti­tui­ções fi­nan­ceiras do país no es­paço de apenas uma se­mana, o pro­cu­rador Olafur Hauksson já in­ter­rogou mais de 20 pes­soas im­pli­cadas no caso. «Wel­ding foi de­tido no in­te­resse da in­ves­ti­gação, para im­pedir que in­flu­encie ou­tros sus­peitos ou eli­mine provas que es­tamos a in­ves­tigar», de­clarou o pro­cu­rador (Reu­ters, 30.11), que exa­mina as com­pras de ac­ções do Glitnir, assim como as hi­po­tecas con­ce­didas para com­prar par­ti­ci­pa­ções da mesma ins­ti­tuição.

Em Março pas­sado, as au­to­ri­dades pren­deram Si­gurdur Ei­narsson, ex-pre­si­dente exe­cu­tivo de Kaupthing, e no início de Junho co­meçou o jul­ga­mento do ex-pri­meiro mi­nistro con­ser­vador, Geeir H. Haard, pelas suas res­pon­sa­bi­li­dades na crise eco­nó­mica e fi­nan­ceira.



Mais artigos de: Europa

Britânicos recusam o empobrecimento

O Reino Unido viveu no dia 30 a maior greve desde 1926. Mais de dois mi­lhões de tra­ba­lha­dores não foram tra­ba­lhar e de­zenas de mi­lhares ma­ni­fes­taram-se nas ruas das prin­ci­pais ci­dades.

Mais uma vez, não!

A sé­tima greve geral na Grécia, desde o início do ano, foi uma im­por­tante de­mons­tração do re­púdio geral pelas po­lí­ticas de aus­te­ri­dade, agora pros­se­guidas pela co­li­gação go­ver­na­mental li­de­rada pelo ex-ban­queiro Lucas Pa­pa­demos.

Belgas respondem a Di Rupo

Na semana em que o primeiro-ministro indigitado, Elio Di Rupo, chegou a acordo com seis partidos para formar o novo governo belga, as três centrais sindicais mobilizaram cerca de 80 mil pessoas contra as medidas já anunciadas do novo executivo. A grande...

Banca sugou 1,6 biliões

Os bancos da Irlanda, Reino Unido e Alemanha receberam 58 por cento do total de apoios concedidos pelos estados da UE ao sector financeiro entre 2008 e 2010. Neste período, os estados destinaram à banca um montante de 1,608 biliões de euros (13% do PIB). No caso da Irlanda, as ajudas...

Jornadas de trabalho

Uma das características mais importantes do trabalho dos eleitos do PCP no Parlamento Europeu é a ligação permanente que procuramos manter com Portugal na defesa dos interesses do nosso País, dos trabalhadores e das populações, da produção, dos direitos de...