Actual
A lavandaria do BE
Actual
Lá como cá
Actual
Não aconteceu nada
A talhe de foice
«Estados»
PCP
Eles são parte do problema, não da solução
Crónica Internacional
Povos em luta…
Mais força na luta para mudar de rumo
Em duas dezenas de cidades do Continente e das regiões autónomas, milhares de trabalhadores disseram nas ruas que não estão dispostos a esmorecer nos justos protestos contra uma política que beneficia uns poucos, com lucros milionários, e exige sacrifícios aos mesmos de sempre. Contra o roubo nos salários, nas pensões e nos direitos sociais, contra novas e ainda mais graves ameaças a quem trabalha, o movimento sindical unitário reafirma que o caminho é a intensificação da luta.
Forte protesto em Lisboa
Porto
Setúbal
Évora pelo emprego
Batalhas exigentes que reclamam mobilização total
As batalhas políticas que se colocam ao Partido em 2011 vão exigir a mobilização total das potencialidades da organização e da disponibilidade dos militantes, afirmou Jerónimo de Sousa no fim-de-semana, no comício de Lisboa e na sessão pública da Baixa da Banheira. Reforçar a organização e a intervenção do Partido, afirmando o seu projecto, e desenvolver a luta de massas contra a política de direita são algumas das mais importantes.
Golfo foi prelúdio de outras agressões
Por iniciativa do PCP, vários partidos comunistas e operários subscreveram uma posição comum, lançada anteontem, intitulada 20 anos após a Guerra do Golfo, a importância da luta pela paz e contra a exploração e opressão imperialistas, que transcrevemos na íntegra.
Crimes contra a economia nacional
O Governo do PS parece decidido a arrasar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e o Arsenal do Alfeite, prosseguindo o longo processo de destruição de um sector que já teve grande peso económico no País.
Portugal deve reconhecer Estado da Palestina
A visita do ministro nos Negócios Estrangeiros de Israel a Portugal, na semana passada, a convite do Governo português, é um sinal «extremamente negativo» quanto à posição do País sobre a questão palestiniana.
<b>Nenhum Homem é Estrangeiro</b>
Potencialidades desperdiçadas
Na primeira linha da luta
80.º aniversário do <i>Avante!</i>
<i>Portugal a Produzir</i>
Parar para lutar
Vai iniciar-se segunda-feira uma semana de greves nas principais empresas de transportes e nos CTT, mas outras paralisações e manifestações dão nota de um endurecimento das formas de luta dos trabalhadores.
Professores fazem falta
A Fenprof prepara com a comunidade educativa lutas contra o corte previsto nas verbas para a Educação. O Governo quer eliminar mais de 30 mil horários e despedir outros tantos docentes.
Uma edição histórica
Sempre em desfavor do trabalho
O Governo tem em curso alterações à legislação laboral que «vão em desfavor dos trabalhadores», satisfazendo «um objectivo claro das entidades patronais», acusou Jerónimo de Sousa no debate quinzenal de sexta-feira passada.
Despedimento fácil e barato
As alterações à legislação laboral gizadas pelo Governo vão ser objecto de uma interpelação no Parlamento. O PCP, que pretende ver esta sua iniciativa agendada ainda no mês de Fevereiro, quer confrontar o Executivo PS com o facto de ser o criador do «despedimento fácil e barato» para as entidades patronais.
Governo hipoteca futuro
O PCP requereu a apreciação parlamentar do decreto-lei que renova e prolonga por mais nove anos a concessão a privados do transporte ferroviário do eixo norte-sul da região de Lisboa.
Bolsas de habitação
Urge repor obras nos carris
Pelo Povo da Palestina
Mudança de regras intempestiva
Direita nega justiça fiscal
Em defesa do Intercidades
Luta dá frutos
Câmara de Odivelas não paga apoios sociais
A Câmara de Odivelas continua sem pagar as verbas destinadas às entidades de apoio social que intervêm junto de milhares de utentes e famílias do concelho.
Governo corta no transporte para doentes
O Movimento de Utentes da Saúde Pública de Évora alerta para a «gravíssima» situação da falta de credenciais para o transporte de doentes em tratamento ou consultas, situação que afecta milhares de pessoas, assim como os bombeiros voluntários do distrito.
Utentes prometem lutar
Garrote à agricultura
Portagens no Algarve
Não aceitamos!
Greve geral bem sucedida
Dezenas de milhares de trabalhadores bascos, galegos e catalães aderiram à paralisação e às manifestações organizadas pelas centrais sindicais locais contra o aumento da idade da reforma, acordado pelo governo e o patronato, e subscrito pelas Comisiones Obreras (CCOO) e pela UGT.
Contra os cortes no sector público
Milhares de pessoas participaram, sábado, em Londres e Manchester, nos protestos convocados por organizações estudantis e sindicatos contra as medidas de austeridade impostas pelo governo.
Gregos voltam aos protestos
Cipriotas-turcos pararam território
Metalúrgicos invadem ruas
Milhares contra a censura
Uma crise conveniente
A força imparável das massas
Respeito pela vontade popular
205 milhões de desempregados
O desemprego e a precariedade permanecem como flagelos mundiais, confirma a OIT que destaca como particularmente grave a situação nos países ditos desenvolvidos.
Porta aberta à UE e ao FMI
Obama e o messianismo imperialista
Do «gamanço legal» à crise económica
O país está armadilhado, não no sentido de caçar animais, mas no sentido de extorquir, ainda mais, o factor trabalho.
Tal estratagema, montado pelo bloco central de interesses, é transversal a todas as relações sociais, começando na exploração desenfreada das relações laborais e acabando na tentativa de lavagem ao cérebro da população fazendo crer que a crise que o País atravessa começou no dia tal, às tantas horas, no andar X, do edifício Y, em Wall Street, Nova Iorque, EUA.