Uma edição histórica

Image 6623

A CGTP-IN levou a cabo, na passada quinta-feira, 27 de Janeiro, uma sessão solene para lançamento do livro Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical – das Raízes até 1977, a que deverá seguir-se um segundo volume, ainda este ano, a abarcar o período até 1986, como adiantou Manuel Carvalho da Silva. O secretário-geral da CGTP-IN fez a apresentação da obra, seguindo as ideias que expõe no Prefácio e destacando a importância dos primeiros cinco capítulos, da autoria de Francisco Canais Rocha, como primeiro trabalho de registo contínuo da história do movimento sindical português, desde 1838 até à década de 1960; os anos da formação da Intersindical são tratados por Daniel Cabrita e José Ernesto Cartaxo; Victor Ranita aborda o período da proibição da Intersindical até à liberdade sindical; Américo Nunes escreveu a última parte, da revolução de Abril até ao Congresso de Todos os Sindicatos. Por fim, Kalidás Barreto e Emídio Martins contribuíram com os seus testemunhos pessoais.

Apenas Canais Rocha não pôde comparecer, por motivos de saúde, e todos os demais autores fizeram breves intervenções. Foi de Emídio Martins a saudação mais sintética, considerando tratar-se de um livro histórico e recomendando a sua leitura.



Mais artigos de: Trabalhadores

Parar para lutar

Vai iniciar-se segunda-feira uma semana de greves nas principais empresas de transportes e nos CTT, mas outras paralisações e manifestações dão nota de um endurecimento das formas de luta dos trabalhadores.

Professores fazem falta

A Fenprof prepara com a comunidade educativa lutas contra o corte previsto nas verbas para a Educação. O Governo quer eliminar mais de 30 mil horários e despedir outros tantos docentes.