Ferrovia de Lisboa a Évora e Beja

Em defesa do Intercidades

A ban­cada do PS in­vi­a­bi­lizou no dia 15 o pro­jecto de re­so­lução do PCP onde o Par­la­mento re­co­men­dava ao Go­verno a ma­nu­tenção do ser­viço In­ter­ci­dades Lisboa-Évora e Lisboa-Beja, «qua­li­fi­cando-o em termos de oferta e de ade­quação de ho­rá­rios aos in­te­resses dos utentes e das po­pu­la­ções».

No texto, que teve os votos fa­vo­rá­veis do PCP, PEV e BE, op­tando PSD e CDS/​PP pela abs­tenção, afir­mada é a pre­o­cu­pação quanto a no­tí­cias que dão conta da in­tenção da CP de su­primir o ser­viço In­ter­ci­dades e in­te­grar as res­pec­tivas li­ga­ções no ser­viço re­gi­onal, me­dida que aguar­daria apenas pela de­cisão do Go­verno.

O que jus­ti­fica o le­gí­timo des­con­ten­ta­mento exis­tente, como as­si­nalou o de­pu­tado co­mu­nista João Oli­veira, «porque os alen­te­janos têm sido en­ga­nados por este e por ou­tros go­vernos do PS».

É que de­pois de em 2006 ter sido inau­gu­rada com pompa e cir­cuns­tância a li­gação In­ter­ci­dades Lisboa-Évora, o Go­verno, a REFER e a CP anun­ci­aram o en­cer­ra­mento da linha fer­ro­viária entre Bombel e Évora, atri­buindo a me­dida à ne­ces­si­dade de fazer obras, com a con­se­quente sus­pensão da­quele ser­viço In­ter­ci­dades.

Ora não só as obras po­de­riam de­correr sem ne­ces­si­dade de sus­pender o ser­viço, como o PCP de­fendia, como me­lhor se per­cebe agora a ver­da­deira in­tenção que a ele es­teve sub­ja­cente: acabar com o ser­viço In­ter­ci­dades entre Lisboa e Évora, in­te­grando-o na li­gação re­gi­onal, ob­jec­tivo aliás pre­visto no plano de ac­ti­vi­dades da CP para 2011.

Daí que o PCP pre­co­nize outro ca­minho – tal como está no seu pro­jecto de re­so­lução – ou seja, o de re­cusar a so­lução ad­vo­gada pelo Go­verno, man­tendo o ser­viço In­ter­ci­dades Lisboa-Évora e Lisboa-Beja, no in­te­resse dos utentes e das po­pu­la­ções.



Mais artigos de: Assembleia da República

Sempre em desfavor do trabalho

O Go­verno tem em curso al­te­ra­ções à le­gis­lação la­boral que «vão em des­favor dos tra­ba­lha­dores», sa­tis­fa­zendo «um ob­jec­tivo claro das en­ti­dades pa­tro­nais», acusou Je­ró­nimo de Sousa no de­bate quin­zenal de sexta-feira pas­sada.

 

Despedimento fácil e barato

As al­te­ra­ções à le­gis­lação la­boral gi­zadas pelo Go­verno vão ser ob­jecto de uma in­ter­pe­lação no Par­la­mento. O PCP, que pre­tende ver esta sua ini­ci­a­tiva agen­dada ainda no mês de Fe­ve­reiro, quer con­frontar o Exe­cu­tivo PS com o facto de ser o cri­ador do «des­pe­di­mento fácil e ba­rato» para as en­ti­dades pa­tro­nais.

 

Governo hipoteca futuro

O PCP re­quereu a apre­ci­ação par­la­mentar do de­creto-lei que re­nova e pro­longa por mais nove anos a con­cessão a pri­vados do trans­porte fer­ro­viário do eixo norte-sul da re­gião de Lisboa.

 


Bolsas de habitação

PS, PSD e CDS/PP inviabilizaram no dia 21 iniciativas legislativas do PCP e do BE no capítulo da reabilitação urbana e da habitação. Tratava-se, no caso da bancada comunista, de instituir bolsas de habitação a nível concelhio, adoptando medidas que incentivem o...

Urge repor obras nos carris

A Assembleia da República rejeitou, com os votos contra do PS e a abstenção do PSD e do CDS/PP, um projecto de resolução do PCP pugnando «pelo desenvolvimento do transporte ferroviário no distrito de Coimbra». Já um outro texto de recomendação,...

Pelo Povo da Palestina

O Grupo Parlamentar do PCP entregou na Assembleia da República um projecto de resolução onde é expressa a solidariedade do Estado e do povo português para com a luta do povo palestino, exigindo-se, simultaneamente, o respeito pelos seus direitos inalienáveis, em particular a...

Mudança de regras intempestiva

A deputada comunista Rita Rato reiterou a compreensão da sua bancada pela preocupação dos muitos pais, alunos e funcionários das escolas do ensino particular e cooperativo, com contrato de associação, que viram o Governo alterar as regras de financiamento a meio do jogo,...

Direita nega justiça fiscal

O Parlamento rejeitou, com os votos contra do PS, PSD e CDS/PP, o projecto de lei do PCP que elevava de 20 para 21,5 por cento a taxa sobre as mais-valias bolsistas a tributar em sede de IRS. Introduzir no sistema fiscal uma «maior justiça», harmonizando simultaneamente as taxas de IRS que incidem...

Luta dá frutos

O Parlamento apreciou recentemente a petição onde um grupo de cidadãos solicita a repavimentação da estrada Estrada Regional 361 no troço entre Alcanede e Alcanena. Em nome da bancada comunista, o deputado António Filipe felicitou os peticionários por esta sua...