Bombarral

Utentes prometem lutar

Cerca de 500 pes­soas par­ti­ci­param, do­mingo, no Au­di­tório Mu­ni­cipal do Bom­barral, numa sessão pú­blica em de­fesa do Centro de Saúde local. Ali foi apro­vada uma moção aler­tando para a si­tu­ação «de­veras pre­o­cu­pante» da­quela uni­dade de saúde, que tem vindo a so­frer ao longo dos tempos su­ces­sivas re­du­ções de ser­viços (en­cer­ra­mento do SAP; en­cer­ra­mento da Uni­dade de Cui­dados Con­ti­nu­ados de Saúde Per­so­na­li­zados aos sá­bados, do­mingos e fe­ri­ados a partir das 13 horas; e dos apoios ad­mi­nis­tra­tivos).

A tudo isto, junta-se o facto de seis dos oito mé­dicos de fa­mília ali em ser­viço terem pe­dido a re­forma, pers­pec­ti­vando-se a si­tu­ação de fi­carem apenas dois para os cerca de 15 500 utentes, o que con­traria fron­tal­mente as re­co­men­da­ções do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (um mé­dico para cada 1500 utentes).

Assim, os utentes exigem das en­ti­dades com­pe­tentes «a re­a­ber­tura ime­diata da Uni­dade de Cui­dados de Saúde Per­so­na­li­zados», que o Centro de Saúde «seja do­tado de um mé­dico para cada 1500 utentes», a «re­or­ga­ni­zação dos ser­viços ad­mi­nis­tra­tivos» e a «re­a­ber­tura da ex­tensão do posto de saúde da Fre­guesia do Pó». De­li­be­raram, de igual forma, marcar pre­sença na pró­xima reu­nião pú­blica da Câ­mara Mu­ni­cipal (17 de Fe­ve­reiro) e da As­sem­bleia Mu­ni­cipal.

Se até ao fia 17 de Fe­ve­reiro os utentes não ob­ti­verem uma res­posta vá­lida das au­to­ri­dades com­pe­tentes, pro­metem re­a­lizar uma grande ma­ni­fes­tação à porta do Centro de Saúde do Bom­barral.



Mais artigos de: Nacional

Câmara de Odivelas não paga apoios sociais

A Câ­mara de Odi­velas con­tinua sem pagar as verbas des­ti­nadas às en­ti­dades de apoio so­cial que in­tervêm junto de mi­lhares de utentes e fa­mí­lias do con­celho.

Governo corta no transporte para doentes

O Mo­vi­mento de Utentes da Saúde Pú­blica de Évora alerta para a «gra­vís­sima» si­tu­ação da falta de cre­den­ciais para o trans­porte de do­entes em tra­ta­mento ou con­sultas, si­tu­ação que afecta mi­lhares de pes­soas, assim como os bom­beiros vo­lun­tá­rios do dis­trito.

Garrote à agricultura

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e as suas filiadas estão a promover, durante o mês de Fevereiro, uma jornada descentralizada de informação e mobilização, que contará com várias iniciativas por todo o País,...

Portagens no Algarve

A Plataforma de Luta contra as portagens na A22, no Algarve, apresentou na passada semana um manifesto onde salienta que a cobrança de portagens vai fazer aumentar a sinistralidade na EN125 e prejudicar a economia da região. No documento recorda-se que a introdução de portagens foi decidida...

Não aceitamos!

«Estão a tentar impor aos ferroviários uma brutal redução de salários, conjugando o congelamento das progressões e a redução nas horas extraordinárias», advertem, num documento conjunto distribuído às populações, a...