Editorial

TAREFA DO MOMENTO

Concretizada com assinalável êxito a grande manifestação pela Paz, contra a NATO, a sua Cimeira, os seus...
Opinião
Actual

Os batedores

São muitos, exibem cada vez mais descaradamente a sua vocação fascistóide e ocupam cada vez mais espaço e...
Crónica Internacional

Tigres em extinção

O «Tigre Celta», que durante anos foi propagandeado como «caso de sucesso» da integração europeia,...
PCP

As últimas batalhas e o próximo combate

O nosso pró­ximo grande com­bate, aquele em que temos de con­cen­trar maior atenção e mais ener­gias, são as elei­ções para a Pre­si­dência da Re­pú­blica. É ne­ces­sário trans­formar a in­ter­venção em torno da can­di­da­tura do ca­ma­rada Fran­cisco Lopes numa grande cam­panha po­lí­tica de massas.

Em Foco

«Derrotemos o imperialismo, por um mundo de paz,<br>solidariedade e transformação social»

Mais de 20 mil jo­vens de cerca de 150 países vão par­ti­cipar, de 13 a 21 de De­zembro, no 17.º Fes­tival Mun­dial da Ju­ven­tude e dos Es­tu­dantes (FMJE), que este ano se re­a­liza na África do Sul, e que tem como lema «Der­ro­temos o im­pe­ri­a­lismo, por um mundo de paz, so­li­da­ri­e­dade e trans­for­mação so­cial». De Por­tugal vão cerca de 30 jo­vens, a tí­tulo in­di­vi­dual e em re­pre­sen­tação de di­versas or­ga­ni­za­ções, no­me­a­da­mente da JCP, da Eco­lo­jovem, da In­ter­jovem, da As­so­ci­ação Re­cre­a­tiva e Cul­tural de Mú­sicos, do Sin­di­cato dos En­fer­meiros e de «Os Pi­o­neiros».

Ao Avante!, Ana Sofia e He­lena Bar­bosa, da JCP, e Valter Lóios, da In­ter­jovem, ex­pli­caram que esta é a maior ini­ci­a­tiva ju­venil, à es­cala in­ter­na­ci­onal, de luta contra o im­pe­ri­a­lismo e um grande mo­mento de uni­dade, de­bate e con­vívio entre jo­vens de todo o mundo que lutam e as­piram por um mundo me­lhor, de paz e so­li­da­ri­e­dade entre os povos.

 

Presidenciais 2011

Derrotar o fatalismo e a política de direita

Fran­cisco Lopes es­teve, na pas­sada sexta-feira, no dis­trito do Porto, em vá­rias ac­ções de cam­panha, tendo co­me­çado o dia em Vila do Conde, onde, às 10 horas da manhã, o aguar­dava a ca­lo­rosa re­cepção de cerca de meia cen­tena de apoi­antes, que o acom­pa­nharam pelas ruas da ci­dade numa acção de con­tacto com a po­pu­lação.

Afirmar a alternativa

Fran­cisco Lopes par­ti­cipou em ini­ci­a­tivas com apoi­antes e con­tactos com tra­ba­lha­dores e a po­pu­lação em quatro dis­tritos, cam­panha in­tensa de afir­mação de uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda.

Cavaco foge ao debate

«A mais recente declaração da candidatura de Cavaco Silva sobre os debates televisivos entre os diferentes candidatos...

Mensagem de confiança

No âmbito da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República, realizou-se, sábado, na Cidade de...
PCP

Passos firmes no Algarve

Avanços na or­ga­ni­zação, na ac­ti­vi­dade e na pre­sença pú­blica do PCP foram as­si­na­lados por muitos dos cerca de três de­zenas de ca­ma­radas que in­ter­vi­eram na 7.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Al­garve. Esses passos firmes já dados e a ne­ces­si­dade da sua con­so­li­dação e alar­ga­mento foram também sa­li­en­tados pelo Se­cre­tário-geral do Par­tido, na in­ter­venção de en­cer­ra­mento.

Cavaco apadrinha a política da pobreza

O re­can­di­dato Pre­si­dente de­veria ex­plicar como se pode com­bater a po­breza, que diz tanto o pre­o­cupar, apoi­ando uma po­lí­tica que tira mi­lhões de euros nos apoios so­ciais, para os deixar ficar no bolso do grande ca­pital - de­sa­fiou o Se­cre­tário-geral do PCP, no en­cer­ra­mento da 7.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Al­garve.

Algarve a produzir

Na intervenção de encerramento, Jerónimo de Sousa voltou a defender que «a travagem da especulação...

Francisco Lopes vai a Boliqueime

As eleições presidenciais foram salientadas, na Assembleia, como uma das grandes batalhas em que os militantes comunistas...

Portugal a produzir

No âm­bito da Cam­panha «Por­tugal a pro­duzir», Je­ró­nimo de Sousa es­teve, sá­bado, no dis­trito de Por­ta­legre, onde su­bli­nhou que a de­fesa da pro­dução e do apa­relho pro­du­tivo são a res­posta aos pro­blemas do País.

Política de duas caras

A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP (DOCP) considera que o PS, o PSD e o CDS/PP praticam uma...

Luísa Basto

O novo DVD de Luísa Basto – 40 anos a cantar o povo e a liberdade – é posto à venda a 16 de Dezembro, com o...
Trabalhadores

Luta revigorada com a greve geral

Sau­dando a greve geral como uma «ex­tra­ordinária vitória dos tra­ba­lha­dores», num quadro que exige a con­ti­nu­ação ime­diata da acção sin­dical, a CGTP-IN  anun­ciou que pros­se­guirá a luta «pela su­pe­ração dos pro­blemas que o País en­frenta».

500 euros em Janeiro

O Go­verno quer fugir ao acor­dado sobre o sa­lário mí­nimo na­ci­onal, mas não há ne­nhuma razão para que este não seja fi­xado em 500 euros, a partir de 1 de Ja­neiro.

Intensificar a luta

Sau­dando o im­por­tante con­tri­buto dado pelos tra­ba­lha­dores dos trans­portes e das co­mu­ni­ca­ções para o su­cesso da greve geral, a Fec­trans/​CGTP-IN apelou à con­ti­nu­ação da luta, nas em­presas pú­blicas e pri­vadas.

Demissão nada muda

Os tra­ba­lha­dores da Di­recção-Geral das Al­fân­degas querem a pro­me­tida reu­nião com o se­cre­tário de Es­tado dos As­suntos Fis­cais e per­sistem no com­bate à fusão com a DGCI.

 

Governo quer destruir a ADSE

Se quem mais des­conta sair, fica em causa a sus­ten­ta­bi­li­dade do sis­tema, alerta o PCP, na nota que pu­bli­camos na ín­tegra, sobre as mu­danças no Es­ta­tuto da ADSE que o Go­verno pre­tende pôr em prá­tica em Ja­neiro.

 

Êxito confirmado

«Um êxito» foi como o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa...

A luta saiu reforçada

Como por todo o País, a Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP destacou que a luta dos...
Assembleia da República

Ajoelhar ao capital

Não passou no Par­la­mento o pro­jecto de lei do PCP que vi­sava tri­butar ainda em 2010 os di­vi­dendos que grandes em­presas pre­vêem an­te­ci­pa­da­mente dis­tri­buir como forma de es­capar ao fisco. A essa me­dida de ele­mentar jus­tiça fiscal opu­seram-se PS, PSD e CDS/​PP, num exemplo aca­bado de sub­missão do poder po­lí­tico ao poder eco­nó­mico.

500 euros são para cumprir!

Vai ou não o Go­verno cum­prir o acordo fir­mado em 2006 em con­cer­tação so­cial que de­ter­mina um au­mento do sa­lário mí­nimo na­ci­onal para 500 euros em 2011? A dú­vida per­ma­nece mesmo de­pois do de­bate de ac­tu­a­li­dade sobre a ma­téria pro­mo­vido sexta-feira pas­sada pelo PCP e des­ti­nado a con­frontar o Go­verno com a obri­ga­to­ri­e­dade de honrar os seus com­pro­missos.

Assunto não encerrado

O PCP requereu a presença urgente do ministro Luís Amado na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros para...
Nacional

Todos contra as políticas do Governo

Todos os alunos da Es­cola Pro­fis­si­onal de Ci­ên­cias Ge­o­grá­ficas, em Lisboa, ma­ni­fes­taram-se, quinta-feira, à porta da ins­ti­tuição, para exigir a res­pon­sa­bi­li­zação do Go­verno no en­sino pro­fis­si­onal e uma nova po­lí­tica neste sub­sis­tema de en­sino.

Melhorar a vida das populações

No de­bate para as Grandes Op­ções do Plano para 2001 da Câ­mara de Santa Maria da Feira, a CDU ma­ni­festou-se contra a «forte res­trição or­ça­mental» do Go­verno, que, com o acordo do PSD, vai pre­ju­dicar, par­ti­cu­lar­mente, as au­tar­quias, com um corte de 370 mi­lhões de euros.

PS entrega serviços a privados

A Câmara de Loures aprovou, na passada semana, com os votos contra dos vereadores do PCP, uma proposta apresentada pelo PS de...

MDM denuncia discriminações

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Núcleo de Viseu do Movimento Democrático de...

Marcha na Comporta

Os agricultores da Herdade da Comporta vão realizar, hoje, uma marcha de protesto, com tractores e outras máquinas...

Cinco dias pelos Cinco

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala sexta-feira, apela-se a que, das 9 às 17 horas, e por cinco dias...

Um «abraço azul» em Almada

Com o objectivo de contestar o corte, por parte do Governo, de 150 mil euros da subvenção já contratada com o Teatro...
Europa

Estado de emergência contra grevistas

O go­verno es­pa­nhol de­cretou, no sá­bado, 4, o es­tado de emer­gência em res­posta à greve não de­cla­rada dos con­tro­la­dores aé­reos, que pro­vocou o en­cer­ra­mento de todos os ae­ro­portos du­rante 24 horas.

Acesso comprometido

De­pois dos pro­testos de 10 e 24 de No­vembro, os es­tu­dantes vol­taram a sair às ruas do Reino Unido, no dia 30, anun­ci­ando novas ac­ções para esta se­mana contra os cortes e au­mentos das pro­pinas.

Estudantes bloqueiam cidades

No dia em que o parlamento italiano discutiu e aprovou a reforma do sistema universitário, centenas de milhares de jovens organizaram...

Greve na <i>Finnair</i>

O pessoal de cabina da companhia aérea finlandesa está em greve desde dia 30 de Novembro, em protesto contra a...
Internacional

Crise capitalista exige resposta revolucionária

Mais de 51 de­le­ga­ções de Par­tidos Co­mu­nistas e Ope­rá­rios de 43 países reu­niram-se, entre 3 e 5 de De­zembro, em Tshwane, África do Sul, tendo no­tado que a agu­di­zação da crise sis­té­mica con­firma os li­mites his­tó­ricos do ca­pi­ta­lismo e a ne­ces­si­dade da sua su­pe­ração re­vo­lu­ci­o­nária.

Capital norte-americano engorda enquanto os trabalhadores definham

A taxa de de­sem­prego e a po­breza avançam nos EUA en­quanto os lu­cros do grande ca­pital batem re­cordes. A si­tu­ação as­sume con­tornos cri­mi­nosos quando De­mo­cratas e Re­pu­bli­canos ali­viam a carga fiscal sobre a grande bur­guesia e a trans­ferem para os tra­ba­lha­dores, a quem cor­taram ainda o sub­sídio de de­sem­prego e ou­tros be­ne­fí­cios.

Obstáculos à paz

«Qualquer progresso para um acordo de paz requer a imediata suspensão da construção de novos colonatos, incluindo...
Temas

E no entanto, ela move-se…

Como se a ver­dade his­tó­rica de­pen­desse de uma de­cisão par­la­mentar, a Duma russa, cuja mai­oria é cons­ti­tuída por par­tidos bur­gueses, de­cidiu [26.11] que foram os so­vié­ticos quem exe­cutou os ofi­ciais po­lacos, en­ter­rados numa vala comum em Ká­tine. Uma cu­riosa de­mons­tração da grande se­me­lhança que existe entre a visão da ver­dade das su­postas de­mo­cra­cias ca­pi­ta­listas e a da Igreja Ca­tó­lica do Re­nas­ci­mento.

Política do PS e PSD leva o País à recessão

O FMI pu­blicou em Ou­tubro de 2010 um ex­tenso do­cu­mento com o tí­tulo: «Pers­pec­tivas da eco­nomia mun­dial – Re­cu­pe­ração, risco e re­e­qui­lí­brio». Na pág. 103 e se­guintes, Ca­pí­tulo 3, en­contra-se um in­te­res­sante es­tudo, in­ti­tu­lado «Serão do­lo­rosos os efeitos ma­cro­e­co­nó­micos da con­so­li­dação fiscal?», em que se pro­cura ava­liar as con­sequên­cias da con­so­li­dação or­ça­mental na ac­ti­vi­dade eco­nó­mica. Em­bora nele se diga que abrange as con­sequên­cias a curto prazo, no caso por­tu­guês, como ra­pi­da­mente se con­cluirá, os efeitos da con­so­li­dação or­ça­mental num pe­ríodo tão curto e com uma di­mensão tão grande, para além dos efeitos de­vas­ta­dores, também se pro­lon­garão por um longo pe­ríodo de tempo.

Argumentos
TVisto

Um rasgão no nevoeiro

O Porto Canal é, como a própria designação indica, um canal com preocupações predominante regionais,...
Pontos Cardeais

Atrasos I

Um livro publicado esta semana pelo Laboratório das Desigualdades avança dados tenebrosos. Por exemplo, Portugal é dos...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 12   13h00,...

A semana em resumo

Frases

“Açores dão ‘bónus’ aos funcionários...