Contra a reforma da educação em Itália

Estudantes bloqueiam cidades

No dia em que o parlamento italiano discutiu e aprovou a reforma do sistema universitário, centenas de milhares de jovens organizaram bloqueios em todas as principais cidades italianas.

Várias estações ferroviárias, estradas e auto-estradas em cidades como Milão, Turim, Génova, Florença, Bolonha, Pisa, Nápoles, Veneza, Palermo ou Bari foram palco dos protestos estudantis contra os cortes na educação pública.

Em Roma, no cerco ao parlamento, centenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia de choque, que usou gás lacrimogéneo e carros blindados para selar grande parte do centro histórico da capital.

Image 6257


E mesmo que a reforma tenha passado, com os votos da maioria direita, mesmo que o primeiro-ministro tenha desprezado os manifestantes, recomendando-lhes que fossem «para casa estudar» como fazem «os verdadeiros estudantes», os protestos de dia 30 de Novembro, tal como os realizados nas semanas anteriores, foram mais um sinal do profundo descontentamento que atravessa as diferentes camadas da população e em particular as novas gerações.

«Eles bloqueiam o nosso futuro. Nós bloqueamos as cidades», foi um dos slogans da jornada.



Mais artigos de: Europa

Estado de emergência contra grevistas

O governo espanhol decretou, no sábado, 4, o estado de emergência em resposta à greve não declarada dos controladores aéreos, que provocou o encerramento de todos os aeroportos durante 24 horas.

Acesso comprometido

Depois dos protestos de 10 e 24 de Novembro, os estudantes voltaram a sair às ruas do Reino Unido, no dia 30, anunciando novas acções para esta semana contra os cortes e aumentos das propinas.

Greve na <i>Finnair</i>

O pessoal de cabina da companhia aérea finlandesa está em greve desde dia 30 de Novembro, em protesto contra a alteração das condições de trabalho. Desde então mais de 920 voos foram anulados, afectando 46 700 passageiros, segundo dados da administração. Os...

Alemanha veta obrigações europeias

Num artigo publicado, na segunda-feira, 6, no jornal britânico Financial Times, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, e o ministro italiano das Finanças, Giulio Tremonti, defendem a emissão de obrigações europeias «E-bonds» para contrariar a pressão dos...

Suíça viola direito internacional

A norma aprovada por referendo na Suíça que prevê a expulsão automática de estrangeiros condenados pela justiça foi considerada contrária ao direito internacional pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Em conferência de...

O empobrecimento e a integração europeia

A gravidade da situação social do País, o empobrecimento crescente dos trabalhadores e da maioria da população, o aumento das desigualdades, não podem ser desligados da integração de Portugal na União Europeia. Em Janeiro próximo completam-se 25 anos...