Alemanha veta obrigações europeias

Num ar­tigo pu­bli­cado, na se­gunda-feira, 6, no jornal bri­tâ­nico Fi­nan­cial Times, o pre­si­dente do Eu­ro­grupo, Jean-Claude Juncker, e o mi­nistro ita­liano das Fi­nanças, Giulio Tre­monti, de­fendem a emissão de obri­ga­ções eu­ro­peias «E-bonds» para con­tra­riar a pressão dos mer­cados sobre as dí­vidas dos es­tados que in­te­gram a moeda única eu­ro­peia.

Os dois res­pon­sá­veis pre­co­nizam ainda a cri­ação ime­diata de uma agência eu­ro­peia da dí­vida, vendo nesta uma res­posta firme à crise da zona euro e um sinal claro dos es­tados em favor da união eco­nó­mica e mo­ne­tária.

To­davia, o pro­jecto de­para-se para já com a opo­sição da Ale­manha, país que mais tem ganho com o euro, mas que se mostra re­lu­tante em apoiar um sis­tema comum. Em en­tre­vista ao mesmo jornal, o mi­nistro alemão das Fi­nanças, Wolf­gang Schäuble, con­si­dera que as obri­ga­ções ga­ran­tidas con­jun­ta­mente pelos es­tados eu­ro­peus não são uma boa so­lução, porque exi­gi­riam «mo­di­fi­ca­ções fun­da­men­tais» dos tra­tados eu­ro­peus.

No en­tanto, o mi­nistro con­ser­vador afirma-se como um de­fensor da moeda única, e não es­conde as ra­zões: «Todos os ale­mães se­riam mais po­bres sem o euro. No mer­cado de tra­balho, a si­tu­ação seria bem mais grave sem o euro».



Mais artigos de: Europa

Estado de emergência contra grevistas

O go­verno es­pa­nhol de­cretou, no sá­bado, 4, o es­tado de emer­gência em res­posta à greve não de­cla­rada dos con­tro­la­dores aé­reos, que pro­vocou o en­cer­ra­mento de todos os ae­ro­portos du­rante 24 horas.

Acesso comprometido

De­pois dos pro­testos de 10 e 24 de No­vembro, os es­tu­dantes vol­taram a sair às ruas do Reino Unido, no dia 30, anun­ci­ando novas ac­ções para esta se­mana contra os cortes e au­mentos das pro­pinas.

Estudantes bloqueiam cidades

No dia em que o parlamento italiano discutiu e aprovou a reforma do sistema universitário, centenas de milhares de jovens organizaram bloqueios em todas as principais cidades italianas. Várias estações ferroviárias, estradas e auto-estradas em cidades como Milão, Turim,...

Greve na <i>Finnair</i>

O pessoal de cabina da companhia aérea finlandesa está em greve desde dia 30 de Novembro, em protesto contra a alteração das condições de trabalho. Desde então mais de 920 voos foram anulados, afectando 46 700 passageiros, segundo dados da administração. Os...

Suíça viola direito internacional

A norma aprovada por referendo na Suíça que prevê a expulsão automática de estrangeiros condenados pela justiça foi considerada contrária ao direito internacional pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Em conferência de...

O empobrecimento e a integração europeia

A gravidade da situação social do País, o empobrecimento crescente dos trabalhadores e da maioria da população, o aumento das desigualdades, não podem ser desligados da integração de Portugal na União Europeia. Em Janeiro próximo completam-se 25 anos...