Desigualdade é maior em Portugal
Portugal apresenta o segundo valor mais alto no índice de desigualdade social da União Europeia, logo a seguir à Letónia e ex-aequo com a Bulgária e Roménia, revela um estudo lançado, dia 2, em Lisboa, pelo Observatório das Desigualdades.
Com base em dados de 2007, a equipa de investigadores constatou que o rendimento em Portugal dos 20 por cento da população mais ricos é 6,1 vezes superior ao dos 20 por cento mais pobres.
Por outro lado, 18 por cento da população estavam em risco de pobreza em 2007, elevando-se a 23 por cento no grupo etário até aos 17 anos e para 22 por cento nos idosos com mais de 65 anos.
Apontando o desemprego como um dos factores que mais contribui para o aumento do risco de pobreza, o estudo assinala que a maior parte dos desempregados em Dezembro de 2009 tinha entre 35 e 54 anos, e acrescenta que a respectiva taxa neste grupo etário aumentou 30,1 por cento face ao período homólogo de 2008.
Os dados estão publicados no livro «Desigualdades Sociais 2010 - Estudos e Indicadores», publicado pela Editora Mundos Sociais, estrutura integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.