Editorial

A HORA É DE LUTA

Enquanto os dois principais partidos da política de direita, sentados à volta da mesa de...
Opinião
A talhe de foice

O anúncio

Sem surpresa, sem vangelis e sem meninos guerreiros, mas cumprindo à risca o anúncio feito em primeira mão por Marcelo...
Actual

Teatros

Ensaiada há largas semanas, saltou finalmente para um mais mediatizado palco a forjada negociação orçamental que...
Actual

O Costume

Fernando Nobre, o candidato à Presidência da República, descobriu-se, reinventou-se, definiu-se, eu sei lá. Ele,...
PCP

2010 – Ano de combate à pobreza?

Ao longo do ano de 2010 proliferaram iniciativas, cartazes e outros materiais editados pelo Governo, dirigidos à sociedade portuguesa, apelando a que «Ponha fim à pobreza», e lembrando que «Garantir os direitos das crianças é combater a pobreza». Mensagens que presidiram ao Ano Europeu do combate à pobreza e à exclusão social, decidido pela União Europeia e ao qual se associou o Governo PS.

Crónica Internacional

Pão e brioches

Reza a história que, pouco antes da grande Revolução Francesa de 1789, quando a rainha Maria Antonieta foi informada de...
Presidenciais 2011

Gente determinada na luta pela ruptura

Depois de ser conhecido o mandatário nacional da candidatura presidencial de Francisco Lopes, José Barata-Moura, divulgamos hoje os mandatários regionais: gente com diferentes percursos e experiências, com provas dadas nas mais variadas áreas, mas unidos na determinação de contribuir para dar corpo à única candidatura que tem um projecto claro de ruptura com o rumo de declínio nacional – um projecto patriótico e de esquerda.

É o fácil que é difícil de fazer

Francisco Lopes esteve em Coimbra, num jantar de apoiantes, onde à sobremesa se falou de poesia para melhor compreender e digerir a política.

Apoiantes

Foi divulgada uma primeira lista de apoiantes da candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República, onde se...
PCP

Um Partido que luta e se reforça

Ao mesmo tempo que dá um contributo inestimável para a mobilização e luta dos trabalhadores e das populações, o PCP reforça-se e cresce: a realização de assembleias das organizações é um aspecto essencial deste reforço, como ficou claro no fim-de-semana em Évora e na Marinha Grande.

Mais Partido para responder à ofensiva

A ruptura com a política de direita e a mudança patriótica e de esquerda de que o povo e o País precisam passa pelo reforço do PCP. Só com mais Partido e maior ligação do colectivo às massas e à luta é possível responder à escalda da ofensiva do capital contra os trabalhadores e a população, concluiu a Assembleia de Organização Regional de Évora (AOREV).

Reforçar raízes nos trabalhadores e no povo

A grande questão que se coloca aos comunistas do distrito de Leiria é reforçar o Partido. Disto depende o aumento da capacidade reivindicativa dos trabalhadores e do povo, essencial para empreender a ruptura e a mudança que o País precisa.

«Mais do mesmo»

Tanto pelos longos anos em que foi primeiro-ministro, como pelo desempenho em Belém, o anteontem formalizado candidato Cavaco Silva só traz às eleições presidenciais «mais do mesmo».

 

Atentado à soberania dos povos

A Alemanha está a procurar impor o seu directório contra a soberania dos povos e contra os estados-membros da União Europeia de economias mais frágeis, acusa o PCP, baseando-se nas mais recentes declarações da chanceler alemã e de responsáveis políticos da UE.

Embuste no Orçamento

Ao contrário do que tem sido dito (no próprio relatório do Orçamento do Estado e...
Trabalhadores

Parados dia 24

O apoio à greve geral e o compromisso de mobilizar os trabalhadores para participarem activamente na luta foram assumidos conjuntamente por 18 estruturas sindicais do sector de transportes e comunicações.

 

Bombeiros na greve geral

Cerca de 500 bombeiros decidiram , dia 20, num plenário nacional, em Lisboa, participar na manifestação nacional de 6 de Novembro e na greve geral, por carreiras dignas e direitos.

Cortes a eito no social

Na redução da despesa do Estado, têm um elevado peso os cortes nas prestações sociais, que valem 0,6 por cento do PIB e surgem em segundo lugar, logo a seguir à diminuição da massa salarial.

Reintegrado!

Tiago Jacinto vai retomar no dia 2 de Novembro o seu posto de trabalho, na secção de manutenção do empreendimento...

Corticeiros em greve

O Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte convocou uma greve sectorial, com início ontem, às zero horas, e que...

Breves Greve Geral

A crescer na indústria Várias comissões sindicais e comissões de trabalhadores expressaram o compromisso de...
Assembleia da República

500 euros são para cumprir

O Parlamento aprovou o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo, conforme calendário já aprovado, a fixação em 500 euros do salário mínimo nacional em 2011.

Preços da energia têm de baixar

Urge reduzir as tarifas da electricidade e do gás natural, bem como dos preços dos combustíveis, incluindo da nafta e fuelóleo, defende o PCP, para quem esta medida é ainda mais necessária face ao actual quadro de crise profunda do País.

Má-fé negocial

O PCP tudo fará para que em sede de discussão do Orçamento do Estado sejam eliminados os constrangimentos invocados pela...

Cimeira não é bem vinda

Um voto de protesto do Partido «Os Verdes» e dois projectos de resolução do PCP e do BE, tendo por objecto a...

Decidir em consciência

Baixaram sem votação à comissão parlamentar de Saúde os quatro diplomas do PS, BE, PSD e CDS sobre...
Nacional

«Vamos continuar a pintar murais»

A limitação ao exercício do direito fundamental de propaganda política, onde estão incluídos os murais políticos, tem vindo a ser uma prática corrente e preocupante reincidente por parte da actuação abusiva das forças de segurança e de outras estruturas.

CDU propõe alternativa

A Câmara de Loures aprovou, com os votos da maioria PS, as taxas máximas permitidas por lei para o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a aplicar em 2011.

«Mulheres pela Paz»

O Movimento Democrático de Mulheres realizou, sábado, na sede da Confederação...

Situação preocupante

No âmbito das Jornadas Parlamentares do PCP, que tiveram lugar nos dias 11 e 12 de Outubro, no distrito de Santarém, realizou-se...

Afirmar o ideal comunista

Mais de meia centena de jovens comunistas reuniram-se, há dias, num restaurante do centro da cidade de...

Utentes resistentes

Com o objectivo de fazer face à ofensiva do Governo contra os serviços públicos, terá lugar, no sábado,...

«Paz sim! NATO não!»

Em Aveiro, no Bar Pédesalsa, activista da Campanha «Paz Sim! NATO não!» realizam hoje uma tertúlia sobre...
Europa

Razia social

O governo de conservadores e liberais do Reino Unido anunciou, dia 20, um programa nunca visto, que prevê a eliminação de 500 mil postos de trabalho no sector público e cortes orçamentais no valor de 83 mil milhões de libras (95 mil milhões de euros).

Lutar até ao fim

Foi com duas novas jornadas nacionais de protesto que os sindicatos responderam à aprovação, dia 22, no Senado, da odiosa lei das pensões. Hoje, 28, e sábado, dia 6, os franceses voltam às ruas.

A chantagem do défice

Na sessão da semana passada, no Parlamento Europeu, viveu-se um ambiente de grande tensão e de...
Internacional

Bloqueio rejeitado nas Nações Unidas

Pela 19.ª vez consecutiva, uma larga maioria das nações representadas na Assembleia da ONU aprovou a resolução que exige o fim do bloqueio dos EUA contra Cuba.

A ponta do iceberg dos crimes no Iraque

O site wikileaks divulgou cerca de 400 mil documentos secretos que confirmam que os EUA encobriram a tortura no Iraque e ocultaram a morte de civis. Os arquivos secretos são a ponta do iceberg dos crimes imperialistas no país.

 

Temas

Luta pela sobrevivência

A força de quem trabalha a terra concentrou-se, no dia 20 de Outubro, em Aveiro, para reclamar «melhores políticas» e para dizer ao Governo do PS que «basta de sacrifícios para a agricultura e para o povo». Ali estiveram homens e mulheres, muitos rostos enrugados e mãos calejadas pelo tempo, de vários pontos do País, nomeadamente de Trás-os-Montes, do Minho, do Porto, de Viseu, da Guarda, de Coimbra, de Leiria, de Bragança e de Vila Real.

Foi a maior acção de luta alguma vez realizada por ocasião da abertura da 20.ª edição da AGROVOUGA, uma dimensão que espelha a preocupação e o descontentamento desta gente face às más políticas que sucessivamente os empurram para graves dificuldades. Se a situação não se alterar, os agricultores prometem intensificar os seus protestos e, todos juntos, manifestarem-se, no início do próximo ano, em Lisboa.

Uma causa com provas dadas

O Governo PS prossegue uma caminhada de destruição e de privatização de serviços que, não sendo travada, resultará a médio prazo na destruição do Serviço Nacional de Saúde. O aviso foi feito no debate «Em defesa do SNS», dia 20, promovido pela União dos Sindicatos de Lisboa.

Argumentos
Pontos Cardeais

Apreensões

É notícia de primeira página no Jornal de Notícias: «PJ fez maior apreensão de sempre de pintura...
TVisto

A dúvida

Foi num desses debates multivozes em que todos os participantes recomendam expressa ou implicitamente a demissão de Sócrates,...
Religiões

As convulsões do capitalismo

No Manifesto do Partido Comunista (1843), K. Marx e F. Engels caracterizaram o sistema capitalista com traços que permanecem...
Aconteceu

Uma década de empobrecimento

A economia portuguesa registou na última década um crescimento do PIB de apenas 6,47 por cento, ou seja um valor que ficou...

Chavez visitou Portugal

Portugal foi a última etapa de uma viagem que levou Hugo Chávez ao Irão, Síria e Líbia, depois de ter...

O país dos advogados

Portugal é o país da Europa com mais advogados por juiz (14,5), um rácio maior do que o da Dinamarca, Noruega e...

Jazz é no Seixal

A 11.ª edição do SeixalJazz arrancou dia 20 com uma programação variada, onde se destacam músicos...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 29  ...

A semana em resumo

Frases

«Durante a crise, o Estado regressou em força para salvar os bancos e minimizar as...