«Mulheres pela Paz»
O Movimento Democrático de Mulheres realizou, sábado, na sede da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, em Lisboa, um seminário sobre «Mulheres pela Paz», onde se discutiu as questões que, hoje, se colocam às mulheres, como actoras de paz, quando as guerras continuam a proliferar e novos conceitos estratégicos, em discussão nas forças da NATO, vão alargar o âmbito e a extensão das intervenções militares.
Ali falou-se do Iraque, do Afeganistão, do Sahara Ocidental e da Palestina, e as suas consequências sobre a vida de milhões de pessoas e particularmente das mulheres violentadas multiplamente pela guerra, com estropiamentos e mortes, pela destruição de bens mas também pelo tráfico e pela violação sexual a que são sujeitas.
Esta iniciativa contou com as intervenções, entre outras, de Maria do Céu Guerra, actriz e membro da Presidência do Conselho Português para a Paz e a Cooperação, José Pedro Silva Rodrigues, licenciado em Comunicação Social pela Universidade do Minho e membro do Movimento «Paz sim! NATO não!», Berta Macias, do Tribunal do Iraque, e Regina Marques, da Direcção Nacional do MDM.