Saara Ocidental

Milhares em acampamento de protesto

Mais de 20 mil sa­a­rauís che­garam, nos úl­timos dias, a um acam­pa­mento de pro­testo contra a ocu­pação mar­ro­quina, si­tuado a 18 qui­ló­me­tros da ci­dade de El Aiun. A afluência po­pular à ini­ci­a­tiva está a des­nor­tear as au­to­ri­dades de Mar­rocos, que pela pri­meira vez neste gé­nero de acção dis­pa­raram contra as co­mi­tivas de ma­ni­fes­tantes que pro­cu­ravam juntar-se aos com­pa­tri­otas no campo, re­fere uma nota pu­bli­cada no re­be­lion.org.

Sexta-feira da se­mana pas­sada, pelo menos 41 pes­soas fi­caram fe­ridas, e no do­mingo, um menor sa­a­rauí foi aba­tido e ou­tros cinco foram ba­le­ados em con­sequência dos dis­paros da po­lícia mar­ro­quina. O hos­pital para onde foi trans­por­tado o corpo en­contra-se cer­cado.

O as­sas­si­nato do jovem ocorreu um dia de­pois do en­viado es­pe­cial da ONU ter ter­mi­nado um pé­riplo pelo ter­ri­tório. No final da vi­sita, Ch­ris­topher Ross ga­rantiu o rei­nicio das con­ver­sa­ções ofi­ciais entre Mar­rocos e a Frente Po­li­sário, agen­dadas para 3 e 5 de No­vembro, em Nova Iorque.

No acam­pa­mento, a si­tu­ação é grave. O exér­cito im­pede a en­trada de co­mida, me­di­ca­mentos e água, e, re­cen­te­mente, le­vantou um muro de areia para im­pedir a en­trada de mais sa­a­rauís.

As in­ti­mi­da­ções são per­ma­nentes, com voos ra­santes de ae­ro­naves sobre as tendas e re­pressão sobre os acan­to­nados.

 



Mais artigos de: Internacional

Bloqueio rejeitado nas Nações Unidas

Pela 19.ª vez con­se­cu­tiva, uma larga mai­oria das na­ções re­pre­sen­tadas na As­sem­bleia da ONU aprovou a re­so­lução que exige o fim do blo­queio dos EUA contra Cuba.

A ponta do iceberg dos crimes no Iraque

O site wi­ki­leaks di­vulgou cerca de 400 mil do­cu­mentos se­cretos que con­firmam que os EUA en­co­briram a tor­tura no Iraque e ocul­taram a morte de civis. Os ar­quivos se­cretos são a ponta do ice­berg dos crimes im­pe­ri­a­listas no país.

 

Recorde de baixas continua a crescer

Com a morte de um soldado no domingo, o total de militares estrangeiros abatidos em 2010 no Afeganistão alcançou os 600. A cifra já havia superado há muito o recorde de baixas registado em 2009 - 521 militares mortos em combate -, mas no ano em que o próprio comando ocupante admite o...

Israel retoma construção de colonatos

Depois de vencida a moratória que impedia novos empreendimentos na Cisjordânia ocupada, o governo sionista avançou com a construção de 600 novas casas no território. Segundo organizações de defesa dos direitos humanos e da paz, os trabalhos progridem a um ritmo...