Breves Greve Geral

A crescer na indústria

Várias comissões sindicais e comissões de trabalhadores expressaram o compromisso de trabalhar para o êxito da greve geral, nas indústrias transformadoras, na energia e ambiente. Num boletim especial, em distribuição nos locais de trabalho, a Fiequimetal/CGTP-IN e os sindicatos filiados dão alguns exemplos de «uma dinâmica imparável, rumo ao êxito da greve geral». A lista de empresas inclui: Petrogal, Valorsul, Epal, Impormol, Simtejo, Mitsubishi, Frasam, João de Deus, Dura, Lisprene, Quinaço, Nivelfor, Renault Chelas e Multiauto, PSA Peugeot Citroën, CACIA Renault, Autoeuropa, Frismag, Hospiarte, Lustrarte, Funfrap, Grohe, Coldkit, Sika, Fopil, Yazaki, A. Vision, Benteler, DSV, Faurécia, Schnellecke Logística e Transportes, Sodexo, SPPM, Webasto, Inapal Palmela e Inapal Plásticos, Bosch, Cabelte, Fehst, Delphi, Preh Portugal, Motometer, ABB Stotz, Efacec, Cablauto, Solidal, Jayme da Costa e GE Power Controls.

No mesmo sentido pronunciaram-se os participantes nos encontros sindicais da indústria naval e do material eléctrico e electrónico do Norte. A federação refere ainda que há ainda «muitos casos» em que, em plenários, os trabalhadores saudaram a decisão da CGTP-IN, assumindo que vão paralisar o trabalho a 24 de Novembro.

Por seu turno, o SITE Sul (um dos quatro sindicatos que resultaram da recente reestruturação na metalurgia, química, farmacêutica, energia e indústrias eléctricas) divulgou as moções aprovadas em encontros de dirigentes e delegados do distrito de Beja e da Zona Setúbal e Palmela, onde se realça que as medidas do Governo afectam também os trabalhadores das empresas privadas.

Os trabalhadores da Valorsul reuniram em plenários nas cinco unidades da empresa, onde aprovaram a sua reivindicação salarial para 2011 (3,5 por cento, com um mínimo de 40 euros) e mandataram os representantes para convocarem outras formas de luta.

 

Razões a dobrar nos Açores 

O s trabalhadores açorianos devem estar «duplamente preocupados» com as medidas de «austeridade», tendo em conta as debilidades acentuadas na região, alertou a União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo. «Ao contrário do que o Governo Regional tem feito passar», aquelas medidas «terão efeitos nos Açores, com a agravante de que a região já está confrontada com o facto de ser uma das zonas do País com mais baixos salários e mais elevado custo de vida», afirmou anteontem Vítor Silva. Citado pela Lusa, o coordenador da USAH e membro do Conselho Nacional da CGTP-IN recordou que ali se registam as mais baixas taxas de qualificação profissional e emprego e as mais elevadas taxas de sinistralidade laboral, a par da estagnação na contratação colectiva. Também nos Açores ocorrem as mais elevadas diferenças entre as remunerações de homens e de mulheres.



Mais artigos de: Trabalhadores

Parados dia 24

O apoio à greve geral e o compromisso de mobilizar os trabalhadores para participarem activamente na luta foram assumidos conjuntamente por 18 estruturas sindicais do sector de transportes e comunicações.

 

Bombeiros na greve geral

Cerca de 500 bombeiros decidiram , dia 20, num plenário nacional, em Lisboa, participar na manifestação nacional de 6 de Novembro e na greve geral, por carreiras dignas e direitos.

Cortes a eito no social

Na redução da despesa do Estado, têm um elevado peso os cortes nas prestações sociais, que valem 0,6 por cento do PIB e surgem em segundo lugar, logo a seguir à diminuição da massa salarial.

Risco de asfixia nos Serviços Sociais

Uma decisão do Tribunal de Contas que impede alegadamente a Câmara Municipal de Lisboa de transferir «as verbas, obrigatórias e imprescindíveis», para os Serviços Sociais da CML, «está a provocar uma grave asfixia financeira». O Sindicato dos Trabalhadores...

Professores e psicólogos unidos

«O Ministério da Educação desvaloriza o papel dos psicólogos nas escolas e mantém o sistema deficitário e instável», concluíram, dia 19, numa reunião conjunta, a direcção do Sindicato Nacional dos Psicólogos e o secretariado...

Enfermeiros reclamam efectividade

No Porto, algumas dezenas de enfermeiros contratados a desempenhar funções nos cuidados de saúde primários concentraram-se, dia 23, diante da Administração Regional de Saúde do Norte, onde exigiram do Ministério da Saúde um compromisso escrito a garantir que...

Reintegrado!

Tiago Jacinto vai retomar no dia 2 de Novembro o seu posto de trabalho, na secção de manutenção do empreendimento turístico de luxo Vale do Lobo, em Almancil (concelho de Loulé), de onde foi despedido ilegalmente em Janeiro - revelou sexta-feira o Sindicato da Hotelaria, Turismo,...

Corticeiros em greve

O Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte convocou uma greve sectorial, com início ontem, às zero horas, e que terminará às 24 horas de hoje. Durante este último dia, apelou o sindicato da CGTP-IN, as trabalhadoras e os trabalhadores devem manter uma...