Editorial

RESPONDER À OFENSIVA

Estamos a duas semanas da Festa. Olhando para os resultados do trabalho desenvolvido até agora na sua construção,...
Opinião
A talhe de foice

Efeito borboleta

Longe vão os tempos em que Cavaco Silva, então primeiro-ministro, causava inveja às ministeriais barrigas do seu...
PCP

A questão do poder

O País está mergulhado numa onda de calor, mas pior do que isso é a onda PS/PSD/CDS-PP que há mais de 34 anos arrasta consigo tudo o que são direitos sociais, destrói o aparelho produtivo, aumenta o desemprego, precariza as relações laborais, agrava ainda mais as já precárias condições em que vivem milhares de portugueses, desbarata o erário público com a política de privatizações e reprivatizações (como acontece com o BPN), beneficia os grandes empórios da finança, do comércio e da indústria.

Crónica Internacional

Contra a reacção e o imperialismo

A notícia surgiu com a marca de grande acontecimento. O crescimento do PIB da Alemanha no segundo trimestre de 2,2% terá sido...
Actual

Filhas da mãe

Dá pelo nome de «mães e filhas». Aos que postos a adivinhar se preparam para, antecipando o que se...
Actual

Fogos, território e gente

No sítio do European Forest Information System, EFFIS, (http://effis.jrc.ec.europa.eu/) a informação disponível...
Em Foco

Grave cedência aos grandes grupos

Ao autorizar a abertura das grandes superfícies comerciais aos domingos e feriados, durante todo o ano, o Governo contribuirá para um aumento do desemprego e da precariedade, «beneficiando os grandes grupos do sector e criando mais dificuldades à sobrevivência do pequeno comércio e da produção nacional».

Resistir vale a pena

A administração do Pingo Doce, do Grupo Jerónimo Martins foi forçada pela ACT a pagar trabalho suplementar e nocturno devido desde 2008. Mas a luta vai continuar porque as ilegalidades continuam.

PCP

PCP aponta razões e soluções

As políticas do PS e PSD são incapazes de combater o desemprego, declarou o PCP, num comentário aos números divulgados anteontem pelo Instituto Nacional de Estatística.

Engrossar a luta para responder à ofensiva

Em duas iniciativas realizadas no Algarve, no domingo, Jerónimo de Sousa apelou à intensificação da luta, «única solução para dar a volta à situação que o País chegou».

Calor e incendiários não explicam tudo

Uma delegação do PCP visitou os concelhos de Arouca, em Aveiro, e Terras de Bouro, em Braga, com o objectivo de se inteirar dos prejuízos causados pelos fogos florestais que, garantem os comunistas, não se podem atribuir apenas ao calor e aos incendiários.

Jerónimo de Sousa na CPCCRD

Uma delegação do PCP visitou anteontem a sede da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio...
Trabalhadores

O preço das «restrições»

A vigilância das florestas, a Educação, a Saúde, a Segurança Social e a Autoridade para as Condições do Trabalho são apontadas por sindicatos da CGTP-IN como áreas onde são notórios os prejuízos das «restrições orçamentais».

CGTP-IN nega «estagnação»

A situação do mercado de emprego é muito grave e é falsa a tese da estagnação do desemprego, que aumentou em 82 mil pessoas, enquanto o Governo corta nos apoios sociais, realçou a CGTP-IN, reagindo à divulgação dos dados do INE.

<i>SN Seixal</i> culpada

Teria sido possível evitar o acidente de trabalho de sábado, na SN Seixal, e outros que ali têm acontecido, se, da parte...
Nacional

Desastrosa gestão em Portimão

«A Câmara de Portimão está em situação de desiquilíbrio financeiro», denunciam os comunistas, que acusam o executivo PS de «desastrosa gestão».

Privatização acumula lixo em Valongo

Diversas queixas têm chegado à CDU relativamente à eficiência dos serviços de recolha de lixo e higiene urbana no concelho de Valongo. Uma situação constatada pelos eleitos do PCP em diversos pontos do concelho.

Catástrofe nacional

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusou o Governo de «falta de uma...
Europa

Blair compra «inocência»

O antigo primeiro-ministro Tony Blair anunciou, na segunda-feira, 16, que doará a totalidade dos lucros da venda do seu livro de memórias a uma organização dedicada à reabilitação de veteranos de guerra.

OMS admite correcções

Depois de ter sido fortemente criticada pela gestão alarmista da dita «pandemia» gripal A (H1N1), a Organização Mundial da Saúde reconhece a necessidade de rever alguns procedimentos.

Trabalhar até à cova

Depois de grande parte dos governos da UE terem elevado a idade de reforma para além dos 65 anos, os grupos de pressão que...
Internacional

Crise eleva desemprego jovem a recorde

Cerca de 81 milhões de trabalhadores entre os 15 e os 24 anos encontravam-se desempregados em 2009. A cifra é a mais elevada de sempre e deverá continuar a aumentar em 2010, diz a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Retirada incerta

Apesar do presidente norte-americano, Barack Obama, ter garantido que a retirada das tropas dos EUA no Afeganistão iniciar-se-ia em...

Trabalhadores hondurenhos preparam greve geral

As três maiores centrais sindicais das Honduras decidiram iniciar a preparação de uma greve geral. O protesto tem por base a exigência de aumentos salariais e a recusa da nova norma que rege os vínculos temporários, e soma-se à luta empreendida pelos professores.

Temas

Limiar da pobreza, desemprego e manipulação da opinião pública em Portugal

Uma das formas clássicas de manipulação da opinião pública é tomar como a totalidade de uma notícia apenas uma parte dela, por vezes uma parte acessória, e depois, como a opinião pública não tem acesso à totalidade e por isso não a pode controlar, divulgar essa parte como se fosse a totalidade, escondendo desta forma o essencial da notícia. É isso precisamente o que tem acontecido nas últimas semanas em Portugal a propósito da redução do direito aos apoios sociais e em relação ao subsídio de desemprego, cujo direito e valor foram também reduzidos.

Argumentos
Pontos Cardeais

«Origem humana»

Há já muitas semanas que a comunicação de massas nos enche os olhos e os ouvidos sobre a «origem...
TVisto

Uma falsa simetria

Percorremos os canais a que temos acesso, quatro se ao nosso televisor apenas chegam os tradicionais, perto de um cento ou mais ainda se...
ATver

«Verão total»

Com este título, «Verão total», a RTP 1 assusta o mais bravo dos mortais, já que o telespectador imagina...
Festa do Avante!

O futuro que é já presente

 

Image 5445

A Cidade da Juventude é, por excelência, o ponto de encontro dos jovens – comunistas ou não – que visitam a Festa do Avante!, pois é ali que estão plasmados os seus problemas, os seus sonhos, as suas lutas. Planificada, construída e assegurada por jovens, ela prova, como nenhum outro espaço da Festa, que a juventude não é apenas o futuro do Partido como também muito do seu presente.

 

Resistência e luta por todo o País

Expressão maior da capacidade de realização do PCP, indissociável do ideal comunista de que é portadora, a Festa do Avante! realiza-se num momento em que, dando continuidade a 34 anos de política de direita e a pretexto da crise e do défice, se agravam as injustiças, se aprofundam desigualdades sociais e se acentua a dependência do País.

Problemas que serão abordados nos espaços das organizações regionais do Partido, que prometem ser locais de alegria, fraternidade e convívio, assim como de resistência e luta, contra as medidas da política de direita que atingem a juventude, os trabalhadores e o povo. Ali, os visitantes poderão ainda apreciar o melhor da cultura e da gastronomia portuguesa.

Erguer a melhor das Festas

Image 5455

Centenas de comunistas e amigos, de várias idades e formações, vindos de todos os pontos do País, participaram no fim-de-semana em mais uma jornada de trabalho. Com muito esforço, dedicação e solidariedade, vai-se construindo a melhor de todas as Festas.

Programa à venda

A revista-programa da Festa do Avante! encontra-se à venda, nos centros de trabalho do PCP, desde o fim-de-semana passado. Com 112...
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 21  ...

A semana em resumo

Frases

Imagine-se uma família com um rendimento de 1000 euros constituído por dois...